|
"A
motocicleta ou simplesmente a moto, como é mais conhecida é
um veículo de duas rodas equipado com um motor que propicia sua
movimentação.
Atualmente, este veículo é muito utilizado por causa do
seu baixo consumo de combustível e também pelo seu preço
relativamente acessível e pela diversidade de categorias e cilindradas
que oferece, cada uma delas com seu próprio estilo e aplicação.
A história da motocicleta teve inicio na segunda metade do século
19, e se confunde com o desenvolvimento da bicicleta porque a idéia
de motorizá-la surgiu logo após o surgimento dos primeiros
biciclos.
Foi durante o ano de 1867 que o americano Sylvester Howard Roper (1823-1896)
mostrou aos amigos sua invenção, um pequeno velocípede
de duas rodas equipado com motor de 2 cilindros, movido a vapor (carvão).
Mas ao experimentá-lo diante do público que comparecera
ao local da demonstração, o inventor constatou que o motor
utilizado não funcionava corretamente naquele veículo de
dimensões reduzidas, e por isso abandonou o projeto. Simultaneamente,
do outro lado do Atlântico o francês Louis Perreaux não
tinha conhecimento do que fazia seu colega americano, mas também
trabalhava no desenvolvimento de idéia semelhante. Ambos certamente
se inspiravam no fato de que nessa época os navios e locomotivas
movidas a vapor já eram comuns tanto na Europa como nos Estados
Unidos, e na França e Inglaterra os ônibus a vapor já
estavam circulando normalmente.
Apesar do fracasso de Rooper e Perreaux, o alemão Gottlieb Daimler
(1834-1900) decidiu prosseguir com as experiências que os dois faziam.
Tendo se afastado em 1883 da fábrica de motores
onde trabalhava, por divergir do patrão Nikolaus August Otto, ele
improvisou uma
oficina no quintal de sua casa em Cannstatt, Alemanha, para desenvolver
o seu próprio motor de combustão interna. Foi nesse local
que Daimler e um ex-colega chamado Wylhelm Maybach, montaram um motor
considerado evoluído para a época - conhecido como carrilhão
-, que tinha 264 centímetros cúbicos, meio cavalo de força
e 500 rotações por minuto. Meses depois os dois sócios
acabaram inventando um motor de quatro tempos com cilindro horizontal
e funcionamento a gás ou gasolina, e o adaptaram a uma bicicleta
feita quase toda de madeira, que trazia na parte traseira duas rodinhas
extras, para ajudar o piloto a se manter equilibrado em cima do veículo.
Esse motor, refrigerado a ar, era posicionado verticalmente no centro
da máquina, e
a transmissão de sua força à roda traseira feita
através de uma correia.
Patenteado
com o nome de Einspur, o motor desse modelo desenvolvia 600 rotações
por minuto e 0,5 cavalo de força, e ao ser testado fez o veículo
no qual fora adaptado percorrer cerca de três quilômetros
a uma velocidade média de seis quilômetros horários.
No ano seguinte ele foi melhorado por seus criadores, passando a ter refrigeração
a ar e um sistema de ignição acionado através de
pequeno tubo mantido incandescente por bico de gás de gasolina.
No dia 10 de novembro do mesmo ano um dos filhos de Daimler, de nome Paul,
percorreu 9,5 km, de Cannstat até Unterturkhein, num percurso de
ida e volta, tornando-se assim o primeiro motociclista do mundo. Entretanto,
a participação de Gottlieb Daimler no desenvolvimento da
motocicleta não foi além desse ponto, porqueposteriormente
ele se associou a outro alemão, Karl Benz (1844-1929),
para que juntos os dois pudessem fundar a fábrica que receberia
o nome de Mercedes.
Com
respeito à motocicleta criada por Daimler, as coisas não
morreram por aí, pois apesar dela ter permanecido como protótipo
durante alguns anos, em 1894 os industriais Heinrich Hildebrand e Alois
Wolfmüller, donos de uma fábrica de motores estabelecida em
Munique, Alemanha, conseguiram elevar a potência do veículo
a dois cavalos, e passaram a chamá-lo de Motor road Roda Motorizada.
Eles também decidiram patentear um modelo comercial desse veículo
de duas rodas que derivava da bicicleta, mas com tantas modificações
em relação ao projeto inicial que esse trabalho resultou
no surgimento de um tipo de veículo mais pesado, com vibrações
mais acentuadas, maior velocidade e rigidez e, de um modo geral, maior
solidez das peças. No prospecto de apresentação desse
primeiro motociclo fabricado em série, os inventores anunciavam,
orgulhosos: "Em testes especiais, é possível elevar
a velocidade a uns 60 km por hora. Mas quem ousaria andar a tal velocidade?"
E de fato, inicialmente foram poucos os compradores do Motor road.
A
partir daí começaram a surgir, embora ainda timidamente,
as primeiras fábricas de motocicletas: assim foi que em 1865 instalou-se
a alemã Stern; em 1896, a francesa Bougery e a inglesa Excelsior
.No ano seguinte, em 1897, os irmãos Eugene e Michel Werner criaram
o primeiro motociclo fora do território alemão - a motocyclette,
um modelo com dois cavalos de potência, que inspirou todas as outras
motocicletas que vieram depois. O sucesso imediato despertou o interesse
de engenheiros e inventores, fazendo nascer em 1897 a marca italiana Bianchi.
Nesse mesmo ano, na Inglaterra, Edward Butler construiu um triciclo com
ignição elétrica, equipado com carburador cuja alimentação
provinha de depósito a ele anexado.
Em
1902 o francês Georges Gauthier bolou a lambreta, um veículo
que apesar de oferecer menor estabilidade, tinha a vantagem de ser mais
leve e sobretudo mais econômico. Pouco adiante, em 1910, surgiu
no mercado o side-car, um tipo de motocicleta que trazia atrelado em seu
lado direito um carrinho para o transporte de passageiros, e que foi muito
usado pelas tropas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial. Durante
as duas primeiras décadas do século 20 as experiências
para adaptação de um motor a vapor em veículos leves
foram se sucedendo, e mesmo com o advento do motor a gasolina (combustão
interna), elas continuaram sendo feitas até 1920, quando então
foram abandonadas definitivamente.
Daí
em diante a indústria do ramo passou a apresentar regularmente
modelos cada vez mais sofisticados, conquistando a simpatia e preferência
de um público numeroso que inclui atualmente homens e mulheres
em todos os países, e de quase todas as faixas de idade.
No
início do século 20 a Europa possuía cerca de 43
fábricas de motocicletas, mas o interesse despertado pelo tipo
de veículo que elas produziam era tão grande que em 1910
o seu número chegou a 394 em todo o mundo, das quais 208 encontravam-se
instaladas na Inglaterra. Entretanto, a maioria delas se viu forçada
a paralisar suas atividades em virtude da acirrada concorrência
que dominava esse segmento de mercado. Nos Estados Unidos, as primeiras
dessas indústrias - a Columbia, a Orient e a Minneapolis - surgiram
em 1900, mas dez anos depois esse número subiu para vinte. Diante
disso, os fabricantes do mundo inteiro se viram diante da necessidade
de introduzir constantes inovações em seus produtos, cada
um deles procurando atrair para a sua indústria o interesse da
clientela potencial."
|