Lua_ +
  _Piadas Jeito e Talento       _Piadas Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE CAVERNAS
CURIOSIDADES DE CAVERNAS
 
CAVERNAS, CAVERNISMO, CAVING, EXPLORAÇÃO, ESPELEOLOGIA...

menu curiosidades LENDAS DA GRUTA MISTERIOSA - A GRUTA QE CHORAO QUE É O PETARCAVERNAS NO BRASILEQUIPAMENTOS DE CAVINGAS CAVERNAS DO PETARGRUTA DE MAQUINÉAS 7 CAVERNAS MAIS ESTONTEANTES O MUNDOO QUE É UMA CAVERNAPRIMEIRA CAVERNA ORIGINÁRIA DE VULCÃO DO BRASILO QUE É UM CAVING

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
01 - O QUE É UMA CAVERNA _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Guardião - Segurança Eletrônica
 

 

"Uma caverna é qualquer tipo de passagem subterrânea, profunda e natural ou um lugar fechado com uma abertura para a superfície. As cavernas são encontradas com mais freqüência em uma paisagem cárstica, caracterizada por cavidades, grandes aqüíferos subterrâneos e escoamento subterrâneo ativo. Cerca de 20% dos Estados Unidos são classificados como cársticos.

Caverna (do latim cavus, buraco), gruna ou gruta (do latim vulgar grupta, corruptela de crypta) é toda cavidade natural rochosa com dimensões que permitam acesso a seres humanos. Podem ter desenvolvimento horizontal ou vertical em forma de galerias e salões. Ocorrem com maior freqüência em terrenos formados por rochas sedimentares, mas também em rochas ígneas emetamórficas, além de geleiras e recifes de coral.

As cavernas são formadas por quatro processos básicos, são eles:

•A maioria das cavernas é de calcário. Elas se formam quando a água da chuva penetra no solo, carregando mais dióxido de carbono. O resultado é um ácido fraco chamado ácido carbônico. A água se acumula em aqüíferos subterrâneos, onde, lentamente, vai destruindo o calcário. Algumas cavernas de calcário também são formadas por grandes quantidades de água da chuva contínua que desgasta a rocha em um processo chamado de corrosão, ou erosão por abrasão.

•Apenas recentemente, pesquisadores descobriram que bactérias microscópicas ajudaram a formar algumas das cavernas mais impressionantes do mundo. As bactérias chamadas de extremófilas (criaturas que se desenvolvem em condições "extremas" ou altamente tóxicas) se alimentam de depósitos de óleo subterrâneos e profundos. Depois de uma grande refeição, elas expelem sulfeto de hidrogênio que borbulha no lençol freático, acumulando mais oxigênio para se tornar ácido sulfúrico, um poderoso agente corrosivo. Outras bactérias vivem nas próprias cavernas, alimentando-se de sulfeto de hidrogênio para fabricarem ainda mais ácido sulfúrico.

•Ondas fortes destroem lentamente pontos fracos dos rochedos da costa que formam as cavernas com grandes tetos salientes. A maioria das cavernas marinhas é formada de arenito ou de calcário.

•Os tubos de lava são criados quando as laterais de uma lava ativa esfriam primeiro, formando uma crosta que se funde lentamente para encobrir o centro ainda líquido. Quando toda a lava líquida escorre, fica somente o tubo endurecido. Se parte do teto do tubo desmorona, você tem uma abertura para uma caverna de lava.

As estalactites (que nascem de cima para baixo) e as estalagmites (que surgem de baixo para cima) são exemplos bem conhecidos de espeleotemas, também chamados de formações de caverna. Existe uma grande variedade de espeleotemas, alguns com nomes extravagantes, como ovos e bacon fritos. Quando o ácido carbônico destrói o calcário, ele cria o mineral calcita que é, então, carregado pela água da chuva para a caverna. Quando essa água da chuva pinga no chão de uma caverna, ela deposita lentamente pequenas quantidades de calcita até se formar uma estalagmite. Outros espeleotemas são formados pela calcita precipitada em amostras brilhantes e por formações cristalinas nas paredes, no teto e no chão das cavernas.

Existem três classificações diferentes de animais que vivem em cavernas, são eles:

•Trogloxenos - são visitantes temporários que vivem dentro e ao redor das aberturas das cavernas. Os morcegos são os trogloxenos mais famosos, mas a lista também inclui ursos, linces, guaxinins, Petrochelidon fulva (uma espécie de andorinha) e roedores.

•Troglófilos - passam a maior parte de sua vida em cavernas, mas, de vez em quando, saem em busca de alimento. Alguns exemplos seriam as salamandras, os grilos, os platelmintos e espécies diferentes de aranhas e pernilongos.

•Troglóbios - passam a vida inteira nas profundezas escuras de cavernas secas e marinhas. Todos são cegos e alguns nem olhos têm. Exemplos são a salamandra de Ozark, a Neoleptoneta myopica (uma espécie de aranha), o Rhadine persephone (um tipo de besouro), o peixe de caverna e o camarão cego [fonte: Serviço Geológico dos Estados Unidos]

As condições da caverna variam bastante dependendo da forma como ela foi formada e onde está localizada. Algumas cavernas são úmidas e barrentas; outras, secas e empoeiradas. A temperatura de uma caverna é muito estável. É sempre a temperatura média anual da superfície acima da caverna."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br


+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal O QUE LEVAR PARA A CAVERNA DO DIABO_dicas JT
 
  PIADAS DE CONSTRUÇÃO_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais...
 
 
02 - O QUE É UM CAVING _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos _Anuncie Aqui!
 

 

"Uma mistura de esporte de ação com ciência. Isto é o Caving, atividade de exploração de caverna que envolve o estudo de cavidades naturais (cavernas, grutas, abismo) e as técnicas usadas para tanto (mergulho, rapel, canyoning).

O Caving é uma variante da Espeleologia. Enquanto este último é primeiro é mais voltado para a área científica, em que inúmeros profissionais (biólogos, geólogos, engenheiros, químicos etc) desenvolvem pesquisas e aprofundam seus estudos, o Caving é mais direcionado para a área técnico-esportiva, buscando prospecção e exploração de cavernas através de documentação, fotografia, logística e, é claro, esportes de aventura.

O Brasil possui um excelente campo para a Espeleologia: são mais de 3.000 cavernas cadastradas. Pode parecer muito, mas esse número representa pouco mais de 5% de todas as cavernas brasileiras (95% ainda espera ser descoberta e documentada).

Ao mesmo tempo em que são fascinantes e despertam o espírito de aventura em muitos praticantes, as cavernas são ambientes muito perigosos. Corredores estreitos, pedras soltas e solo úmido são o cenário propício para acidentes. Por isso é importantíssimo só se aventurar em uma caverna com a companhia de um guia experiente e com equipamentos de segurança e de iluminação adequados. Outra boa dica para quem quer começar na atividade é procurar um grupo de espeleologia (espeleo-grupo), que existem espalhados pelo país inteiro.

De qualquer forma, quem quiser explorar cavernas deve estar dispostos a transpor difíceis obstáculos no escuro, realizar subidas e descidas através de cordas, atravessar pequenos (ou grandes) lagos, e se encontrar com o desconhecido – nunca se sabe exatamente o que aguarda no interior de uma caverna. Mas o ponto principal é ter consciência ecológica e querer conhecer mais sobre a formação e o desenvolvimento das cavernas, assim como sua delicada e exuberante fauna e flora.



Caving ou Cavernismo?

É uma forma de explorar as cavernas não tendo como prioridade a ciência mas sim a pura aventura de percorrer lugares ainda pouco acessíveis à maioria dos homens.
Para os mais experientes o Caving e a Espeleologia são atividades únicas onde a ciência e adrenalina se fundem em uma só prática.

Os praticantes devem ter um bom preparo físico para suportar as longas jornadas dentro da caverna.
Saber nadar, ter conhecimentos de auto-resgate, primeiros socorros e técnicas de descida e ascenção em corda são muito importantes.

Necessitam de um treinamento introdutório onde são passadas informações básicas sobre as origens das cavernas, os animais, a identificação e formações dos espeleotemas (Estalactites, estalagmites, travertinos, cortinas, pérolas, escorrimentos, e muitos outros) sem falar dos perigos que habitam este mundo
"


LEMA INTERNACIONAL DE ESPELEOLOGIA:

"DE UMA CAVERNA NADA SE TIRA A NÃO SER FOTOGRAFIAS, NADA SE MATA A NÃO SER O TEMPO, NADA SE DEIXA A NÃO SER PEGADAS NOS LUGARES CERTOS."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br


+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer COMO TIRAR FOTOS EM CAVERNAS_dicas JT
 
  REVISTA TURISMO E LAZER_revistas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas...
 
 
03 - A CAVERNA DO DIABO _Ao Ganha Pouco_materiais para construção, constutora _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas
 

 

"Caverna do Diabo é uma caverna existente no Parque Estadual de Jacupiranga, município de Eldorado Paulista.
Trata-se da maior caverna do Estado de São Paulo1 Desde sua descoberta, há mais de 50 anos, sua história é povoada pelas mais incríveis lendas. Justamente por isso, a Caverna do Diabo é um lugar que merece ser visitado pessoalmente.
A apenas 280 quilômetros da cidade de São Paulo, no município de Eldorado, o Parque Estadual Caverna do Diabo é um dos parques que constituem o Mosaico de Conservação do Jacupiranga.
A caverna não é totalmente aberta à visitação pública. Dos 8 mil metros de extensão, apenas 800 metros estão livres para os turistas. Esta área dispõe de sistema de luz, passarelas, escadas e corrimãos.

A visitação na caverna é feita de terça a domingo, das 8 da manhã ás 5 da tarde, ou até se atingir o limite máximo de visitantes por dia (336 pessoas). Os sobes e desces em seu interior, constitui, sem dúvida, uma aventura para quem tem fôlego.

A entrada da caverna fica a 500 metros de altitude e, lá dentro, o cenário é surpreendente. Curiosas estalactites, estalagmites, cortinas de pedras e cascatas de calcita intrigam especialistas e turistas que tentam desvendar os mistérios do lugar.

As estalactites se formaram com a penetração da água no solo e, posteriormente, na camada de calcário, até atingir o teto da caverna. As estalagmites se elevam do solo, numa proporção estimada em um centímetro cúbico a cada 10 anos, o que justifica a preocupação dos guias e guardas da caverna com a degradação de seu interior.

De um lado ao outro da caverna registra-se um desnível de 150 metros, o que impossibilita o acesso de pessoas inexperientes na maior parte de sua extensão. Somente espeleólogos têm permissão para ultrapassar os limites pré-determinados. As formações mais interessantes podem ser vistas no salão conhecido como Catedral.
A beleza do lugar dá asas à imaginação. Talvez, por isso, algumas dessas formas ficaram eternizadas com nomes um tanto quanto estranhos, quase todos dados pelo grupo paulista de espeleologia "Os Aranhas": Cabeça de Ema, Guardião, Galeria dos Órgãos, Pia Batismal, Branca de Neve, Cemitério dos Índios, Perfil de Buda, Reis Magos, Templo Perdido, Caldeirão do Diabo e Torre de Pisa.

Passando por esta galeria atinge-se um lago de águas represadas do Ribeirão das Ostras. À direita está o setor superior, aberto aos turistas. E descendo, à esquerda, acredita-se que há um incrível e sinistro labirinto com cerca de cinco mil metros de corredores e galerias subterrâneas na mais profunda escuridão.

Neste trecho, que conduz ao centro da Terra, é proibida a entrada, pois, segundo a lenda, o diabo percorre diariamente esse caminho. Outras coisas fascinantes podem ser vistas lá em baixo, num percurso, ora dentro das águas do ribeirão, ora nas rochas.

São cachoeiras, lençóis de água e o lago do Silêncio, com 200 metros de extensão. Em alguns momentos, para se ultrapassar os obstáculos, é necessário o uso de cordas até ter a certeza de estar pisando em solo seguro.

Dentro da caverna, o silêncio só é quebrado pelas águas que deslizam pelas rochas. Mas, lá dentro, o som é diferente. No interior da caverna tem-se a impressão de estar no maior lugar do mundo e, ao mesmo tempo, no menor cantinho, prestes a desabar. No ar sente-se o cheiro do perigo."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal DICAS PARA VISITAR UMA CAVERNA_dicas JT
 
  REVISTA TURISMO E LAZER_revistas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Frases JT_rimas, poemas, engraçadas, de eventos, de amor...
 
 
04 - CAVERNAS NO BRASIL _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 










A estimativa é que o Brasil tenha mais de 100 mil cavernas, o maior potencial da América. Três mil são registradas. A maioria delas não ultrapassa 300 metros de profundidade por causa do relevo de baixa altitude do país. São vários os lugares onde é possível encontrar cavernas para explorar.

Uma região de destaque é o Alto do Ribeiro, no sul de São Paulo e norte do Paraná, onde estão as cavernas do Petar e a famosa Caverna do Diabo, que é possível visitar com crianças, por exemplo.
A Gruta do Centenário, em Minas Gerais, é a mais profunda caverna do Brasil com 481 m de profundidade.
Já as cavernas mais extensas se concentram em Goiás, Minas Gerais, (este Estado tem a maior quantidade de cavernas no Brasil) São Paulo e Bahia, onde se localizam a Toca da Boa Vista com mais de 90 km de extensão."


+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer COMO TIRAR FOTOS EM CAVERNAS_dicas JT
 
  O QUE LEVAR PARA A CAVERNA DO DIABO_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
...CAVERNAS, CAVERNISMO
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 01 02 ... 03 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu fotos MISS UNIVERSO 2011MISS UNIVERSO 2011MISS UNIVERSO 2011MISS UNIVERSO 2011 menu fotografando

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Controller_Assessoria Contábil _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Dicas JT_como fazer, como resolver _Silva Advogados _Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais _Marmoraria Padre Donizetti_granito, mármore e ardósia _Valdirart Design_design gráfico

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.tendasglobal.jeitoetalento.com)
(JT) (www.tendasglobal.jeitoetalento.com)