Lua_ +
  _Receitas Jeito e Talento       _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
 
CULTURA, FOLCORE, FESTEJOS, FESTAS, CARNAVAL, JUNINAS, MÁSCARAS, CARNAVAL, HISTÓRIA, ORIGEM...

menu curiosidades FOFÃO - O SÍMBOLO DO FOLCLORE MARANHENSEPOVOS INDÍGENAS DO BRASILOS BONECOS DE OLINDAO SIGNIFICADO DE MITOLOGIAO QUE É FANTOCHEQUESITOS DAS ESCOLAS DE SAMBAMITOS JAPONÊS, HINDU E CHINÊSA ORIGEM DO CARNAVALQUANTO CUSTA PARA SER RAINHA DE ESCOLAS DE SAMBA?MITOS E LENDAS DO BRASILO QUE É SAMBA-ENREDO E COMO SURGIUCARNAVAL E SUAS ORIGENSCOMO SURGIU O TEATRO DE FANTOCHESLENDAS E MITOS MARANHENSESA HISTÓRIA DO REI MOMOO TEATRO NO MUNDOO TEATRO MAMBEMBEA HISTÓRIA DO CARNAVALA ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVALO CARNAVAL NO BRASILO QUE É PASSISTA DE ESCOLA DE SAMBA?COMO SURGIU A MÁSCARA DE CARNAVAL

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
01 - CARNAVAL E SUAS ORIGENS _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas
 

"QUE É O CARNAVAL?
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.

A HISTÓRIA DO CARNAVAL
O carnaval teve origem na Grécia em meados dos anos 600 a 520 a.C.. Através dessa festa os gregos realizavam seus cultos em agradecimento aos deuses pela fertilidade do solo e pela produção. Posteriormente, os gregos e romanos inseriram bebidas e práticas sexuais na festa, tornando-a intolerável aos olhos da Igreja. Com o passar do tempo, o carnaval passou a ser uma comemoração adotada pela Igreja Católica, o que ocorreu de fato em 590 d.C. Até então, o carnaval era uma festa condenada pela Igreja por suas realizações em canto e dança, que aos olhos cristãos eram atos pecaminosos .

A partir da adoção do carnaval por parte da Igreja, a festa passou a ser comemorada através de cultos oficiais, o que bania os “atos pecaminosos”. Tal modificação foi fortemente espantosa aos olhos do povo, já que fugia das reais origens da festa, como o festejo pela alegria e pelas conquistas.

Em 1545, durante o Concílio de Trento, o carnaval voltou a ser uma festa popular.
Em aproximadamente 1723, o carnaval chegou ao Brasil sob influência europeia. Ocorria através de desfiles de pessoas fantasiadas e mascaradas. Somente no século XIX que os blocos carnavalescos surgiram com carros decorados e pessoas fantasiadas de forma semelhante à de hoje.

A festa foi grandemente adotada pela população brasileira, o que tornou o carnaval uma das maiores comemorações do país. As famosas marchinhas carnavalescas foram acrescentadas, assim a festa cresceu em quantidade de participantes e em qualidade."

 



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas COMO FAZER UMA FANTASIA DE SACI PERERÊ_dicas JT
 
  COMO BRINCAR O CARNAVAL COM SEGURNAÇA, EM UM CONDOMÍNIO FECHADO_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
02 - O CARNAVAL NO BRASIL _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos _Valdirart Design_design gráfico
 

 

História do Carnaval no Brasil

Essa festa chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciada pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.

No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.

O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais no Rio de Janeiro :
1998 - Mangueira e Beija-Flor
1999 - Imperatriz Leopoldinese
2000 - Imperatriz Leopoldinese
2001 - Imperatriz Leopoldinese
2002 - Mangueira
2003 - Beija-Flor
2004 - Beija Flor
2005 - Beija-Flor
2006 - Unidos de Vila Isabel
2007 - Beija-Flor
2008 - Beija-Flor
2009 - Acadêmicos do Salgueiro
2010 - Unidos da Tijuca
2011 - Beija-Flor

Escolas de Samba Vencedoras nos Últimos Carnavais em São Paulo:
1998 - Vai-Vai
1999 - Vai-Vai, Gaviões da Fiel
2000 - Vai-Vai, X-9 Paulistana
2001 - Vai-Vai, Nenê de Vila Matilde
2002 - Gaviões da Fiel
2003 - Gaviões da Fiel
2004 - Mocidade Alegre
2005 - Império de Casa Verde
2006 - Império de Casa Verde
2007 - Mocidade Alegre
2008 - Vai-Vai
2009 - Mocidade Alegre
2010 - Rosas de Ouro
2011 - Vai-Vai"

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte DICAS DE ROUPAS PARA O CARNAVAL_dicas JT
 
  PINTURA CORPORAL DE CARNAVAL_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Valdirart Design = design gráfico = Valdirart Design...
 
 
03 - COMO SURGIU A MÁSCARA DE CARNAVAL _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

" A origem da máscara é tão antiga que ela se perde na História.
No começo, a máscara estava ligada a rituais religiosos de tribos, principalmente africanas, e representava deuses e espíritos. Também era usada em guerras, como forma de dar força ao guerreiro e assustar os inimigos.
No Egito, ela era usada em funerais, como as famosas máscaras dos faraós. Assim, a primeira função da máscara estava ligada a um poder mágico que acreditavam que ela possuía.

A máscara começou a ser utilizada como acessório de festa no Oriente, em danças e procissões, com a intenção de misturar o ritual e o divertimento. Na Grécia e Roma antiga, era usada no teatro, para caracterizar os personagens (aliás, máscara e personagem são a mesma palavra em latim: persona).
Foi em Veneza, Itália, no século XV, que a máscara começou a ser usada no Carnaval. O uso começou no teatro italiano, na commedia dell’arte, ou comédia das máscaras, que criou os famosos personagens Arlequim, Pierrô e Colombina, entre outros.

Durante o carnaval veneziano, aconteciam os bailes de máscaras e os luxuosos desfiles de fantasias, que existem até hoje. Desse modo, a máscara representa o espírito do Carnaval, onde todos podem colocá-la para cair na folia. Ela pode ser feita de diversos materiais, tais como cortiça, pasta de papel, folha de flandres, folha de alumínio, tecido, latas, caixas de cartão, fitas, materiais recuperados e etc.

Máscaras Mais Procurads no Mundo:

No Brasil, depois do Osama Bin Laden, George Bush e Barack Obama, a máscara de carnaval mais procurada é a do comediante Tiririca, eleito deputado federal por São Paulo em 2010, e, claro, no CULTURA E FOLCLORE, a máscara preferida é a do jogador Ronaldinho Gaúcho. A máscara da presidenta Dilma Rousseff dizem que ainda é muito recente e não obteve o sucesso da máscara do ex-presidente Lula.

Em Portugal, todo mundo está correndo atrás das criaturas do filme de James Cameron, “Avatar”. Mas parece que a máscara de carnaval do presidente Barack Obama e de Michael Jackson já destronaram a máscara do Elvis Presley, do ano 2010…

Na Alemanha, na lista das máscaras preferidas, em primeiro lugar se encontra a máscara de Carnaval da “Alice nos País das Maravilhas”, em segundo lugar “o Sapo”, “O Capitão Sharky”, as figuras do Star Wars, etc.

Na Itália, as máscaras de Carnaval mais famosas são a máscara Veneziana, a máscara do Arlequim e a máscara do Capitão Spaventa. Mas parece que esse ano estão muito em voga, as máscaras do Batman ou Spiderman."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas TRAVA-LÍNGUAS - PARTE A (04 frases)_frases JT
 
  PALAVRAS-CRUZADAS DE PATINAÇÃO_passatempos JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
04 - A ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVAL _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos
 

 

" O carnaval é uma festa popular que apresenta várias características que dão um ar especial aos bailes e desfiles, e as fantasias são a grande diferença entre os foliões.

Porém p
ouco se sabe sobre a origem das fantasias no Brasil, algumas fontes declaram que as fantasias surgiram na época da escravidão, quando o carnaval era utilizado para criticar a situação do país e a escravidão que imperava no Brasil. Outras fontes dizem que o hábito de se fantasiar no Carnaval foi trazido pelos imigrantes italianos já que em Veneza durante o carnaval as pessoas saem as ruas com máscaras e fantasias confeccionadas com muito cuidado.

A partir de 1870 as fantasias de carnaval tiveram grande importância para a festa, pois foi a forma que os foliões encontraram para dar um ar mais divertido ao carnaval.

A partir de 1930 a fantasia de carnaval passou a ser difundida noBrasil pela elite nas festas realizadas nos grandes clubes. Nas ruas da cidade e nos salões de baile era possível

encontrar Pierrots, Colombinas, Arlequins, Palhaços, Bruxas, Anjos, Cupidos e Fadas.
Com a chegada da Segunda Guerra Mundial e a crise mundial as fantasias foram ficando mais simples, porém a alegria continuava a mesma, e a criatividade cada vez maior.
As pessoas com menos condições financeiras usam vestidos feitos de papel crepon, tecidos rústicos tingidos e materiais de baixo custo para confeccionar suas fantasias; paetês, lantejoulas, brilhos e afins só eram usados pelas pessoas da alta sociedade e pelas escolas de samba; já que quase sempre estes materiais eram caros e a população não tinha dinheiro para esses luxos.

O deleite da população era assistir o desfile dos corsos pelas ruas da cidade, os corsos eram compostos por um grupo de 10 ou mais pessoas, todas vestidas com a roupa igual e que saiam em desfiles tendo como fundo as marchinhas de carnaval que faziam muito sucesso.

Os bailes de gala foram instituídos no Brasil, seguindo o modelo dos bailes de Veneza, através de Clovis Bornay, onde as fantasias eram avaliadas nas categorias: luxo e originalidade.Clóvis Bornay foi um grande nome desses desfiles, chegando a “hors concours” (concorrente de honra), ficando fora

da competição em razão da beleza de suas criações, que sempre conquistavam os títulos, impedindo outros participantes de chegarem perto da vitória.

As fantasias das escolas de samba servem para explicar a história contada na letra do samba enredo. Devem ser coerentes ao tema e aparecer em harmonia com o conjunto da escola. A escola de samba é dividida em alas e cada ala possui um modelo diferente de fantasia, que deve ser respeitado e seguido por todos os integrantes.

Segundo o manual do julgador, deve aparecer a uniformidade, “a igualdade nos calçados, meias, shorts, biquínis, sutiãs, chapéus” etc.

O julgamento das fantasias é feito analisando a criatividade, o significado e importância para o enredo, a boa utilização das cores e distribuição dos materiais, a riqueza dos materiais usados na confecção, os acabamentos das roupas, os detalhes, os adereços que compõem as peças etc.

As fantasias mais importantes numa escola de samba são as de Mestre Sala e Porta Bandeira, além da Comissão de Frente, que dá a primeira impressão da escola.

Hoje em dia as crianças são as que mais gostam da fantasia de carnaval e para elas há fantasias variadas, vejamos abaixo a preferência dos pequeninos:

Fantasias para Meninas: Bailarina, Fada, Branca de Neve, Sininho, Cinderela, Bruxinha, Cigana, Baiana, Havaiana

Fantasias para Meninos:
Batman, Homem Aranha, Superman, Zorro, Indio, - Cigano, Teletubbies, Coelhinho, Robin Wood

Grandes clubes realizam as famosas matinês para crianças, algumas escolinhas também realizam um pequeno bailinho de carnaval e onde participam as crianças divididas por faixa etária.
Estas ocasiões são importantes para que a criança fique mais desinibida e interaja com outras crianças da mesma idade!"

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer BONECOS GIGANTES DE OLINDA_fotos JT
 
  PASSISTAS DE ESCOLA DE SAMBA_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Portal Jeito e Talento_variedades...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 06 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu revistas jt REVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTEREVISTA TURISMO E LAZERREVISTA TURISMO E LAZERREVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTE menu especiais jtportal Jeito e Talento

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Dicas JT_como fazer, como resolver _Enigmas JT_treine seu raciocínio GRIFE JEITO E TALENTO _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.piadas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.curiosidades.jeitoetalento.com)