Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Revista Geral Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
 
CULTURA, FOLCORE, FESTEJOS, FESTAS, CARNAVAL, JUNINAS, MÁSCARAS, CARNAVAL, HISTÓRIA, ORIGEM...

menu curiosidades O QUE É FANTOCHEQUESITOS DAS ESCOLAS DE SAMBAPOVOS INDÍGENAS DO BRASILO TEATRO MAMBEMBEO QUE É SAMBA-ENREDO E COMO SURGIUMITOS E LENDAS DO BRASILA HISTÓRIA DO REI MOMOLENDAS E MITOS MARANHENSESA ORIGEM DO CARNAVALCOMO SURGIU A MÁSCARA DE CARNAVALQUANTO CUSTA PARA SER RAINHA DE ESCOLAS DE SAMBA?A HISTÓRIA DO CARNAVALO SIGNIFICADO DE MITOLOGIAO CARNAVAL NO BRASILO QUE É PASSISTA DE ESCOLA DE SAMBA?A ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVALCARNAVAL E SUAS ORIGENSOS BONECOS DE OLINDACOMO SURGIU O TEATRO DE FANTOCHESFOFÃO - O SÍMBOLO DO FOLCLORE MARANHENSEO TEATRO NO MUNDOMITOS JAPONÊS, HINDU E CHINÊS

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
09 - O QUE É SAMBA-ENREDO E COMO SURGIU _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo
 

 

"Dentre os quesitos apresentados por uma escola de samba durante o carnaval, o mais importante deles é o samba-enredo, onde conta-se de forma resumida a história que a agremiação apresentará.

O samba-enredo, também chamado de samba de enredo, é um sub-gênero do samba moderno, surgido no Rio de Janeiro na década de 1930, feito especificamente para o desfile de uma escola de samba. Anualmente, as escolas de samba costumam promover concursos internos, onde várias músicas são apresentadas ao público em suas quadras, onde ao final, normalmente entre os meses de setembro e outubro, uma delas é escolhida como samba-enredo oficial para o Carnaval do ano seguinte. Algumas vezes, opta-se por fundir dois ou mais sambas-enredo que sejam do agrado dos membros da escola.
O samba campeão embala a escola durante a fase de preparação, ensaios técnicos até ser apresentado no desfile de carnaval. Para que um samba seja considerado samba-enredo, o mesmo deve retratar o enredo escolhido pela comissão de carnaval da escola (não confundir enredo com tema). O samba-enredo é um dos quesitos utilizados no julgamento dos desfiles das escolas. A evolução da escola em muito depende do andamento do samba e seu desenrolar na avenida: algumas escolas preferem deixar o samba mais calmo, outras mais agitado, ou ainda mais românticos!
Tudo depende de seu estilo de desfile que pode mudar de carnaval para carnaval. Escolas de Samba que tradicionalmente se apresentam com uma quantidade muito grande de componentes, em geral usam uma batida mais rápida para acelerar o movimento dos foliões na avenida e manter a harmonia do conjunto.

A origem

Surgiu no Rio de Janeiro, em meados de 1930, através da apresentação de uma escola de samba que levou a novidade para a passarela. O sucesso foi tão grande que as outras agremiações aderiram ao modelo.

A escolha do samba-enredo é feita através de concursos internos nas escolas, onde são apresentadas as músicas. Mas a escolha do samba é feita pelo público ouvinte, ou seja, os próprios integrantes da escola. Muitas vezes, quando dois sambas disputam a classificação, os dirigentes optam por fundir os mesmos, a fim de conseguir melhores resultados, uma cadência mais harmoniosa e rica.

A letra do samba-enredo pode ser interpretativa ou descritiva, sendo que a descritiva apresenta o assunto com riqueza de detalhes. A melodia deve ser alegre e contagiante, com características marcantes, próprias da escola que se apresenta, além do bom gosto quanto à articulação da letra.

É importante que a harmonia da melodia facilite o canto, pois dessa forma promove o aprendizado da letra e contagia o público, que canta fervorosamente, tornando o espetáculo mais bonito.

Caso ocorra pane no carro de som, durante a apresentação de alguma escola de samba, os integrantes serão os responsáveis por puxar o samba até o final do desfile, em total harmonia com os batuques da bateria, para garantir que não percam pontos. Na verdade, uma pane no carro de som não causa perda de pontos, mas se os integrantes não assumirem o papel de puxadores, isso acarretará tais perdas.

Por isso, é importante que todos os componentes participem dos ensaios, a fim de sustentar a escola caso haja problema na hora do desfile. A harmonia e a integração se tornam perfeitos quando o grupo está bem ensaiado.

Dos sambas-enredo, serão avaliados pelos jurados: a letra, a adequação da mesma ao enredo, o bom gosto e a riqueza poética, o entrosamento dos versos com as melodias, o ritmo integrado à letra, a harmonia musical, a facilidade da letra e da música, dentre outros."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte TRAVA-LÍNGUAS - PARTE A (04 frases)_frases JT
 
  MENSAGENS PARA DEBUTANTES_frases JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais...
 
 
10 - BONECOS DE OLINDA _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Portal Jeito e Talento_variedades
 

 

"Os Bonecos Gigantes surgem na Europa, provavelmente na Idade Média, sob a influência dos mitos pagãos escondidos pelos temores da Inquisição. Chegam em Pernambuco através da pequena cidade de Belém do São Francisco no sertão do estado.

Os bonecos surgiram da vontade de um jovem sonhador que ouvia atento as narrativas de um padre belga sobre o uso de bonecos nas festas religiosas da Europa.

O primeiro boneco foi às ruas da pequena cidade durante o carnaval de 1919 com o surgimento do personagem Zé Pereira, confeccionado em corpo de madeira e cabeça em papel machê, somente no ano de 1929 resolveram criar sua companheira, boneca esta batizada com o nome de Vitalina.


A tradição dos bonecos gigantes, iniciada em Belém do São Francisco, ganhou as ladeiras de Olinda em 1932, com a criação do boneco do Homem da Meia Noite, confeccionado pelas mãos dos artistas plásticos Anacleto e Bernardino da Silva, em 1937 surgiu a Mulher do Meio Dia, em 1974 foi à vez do Menino da Tarde pelas mãos do artista plástico Silvio Botelho Botelho, que popularizou a tradição com criação do Encontro dos Bonecos Gigantes, onde vários bonecos de diversos artistas se encontram para um grande desfile pelo sitio histórico de Olinda na terça de carnaval.

Em 2008, o empresário e produtor cultural Leandro Castro criou uma nova geração dos Bonecos Gigantes. Uma equipe montada com diversos artistas como: Antônio Bernardo (Escultor), Aluísio de Nazaré da Mata e a estilista Sineide Castro, responsável pelos figurinos dos bonecos, materializaram grandes ícones da história e cultura brasileira e personalidades mundiais como: Duarte Coelho, Mauricio de Nassau, D. Pedro I, Dragões da Independência, Lampião, Presidente Lula, Obama, Michael Jackson, Nelson Mandela, Ariano Suassuna , Dominguinhos, Chacrinha, Alceu Valença, Chico Science, Nóbrega, Elba Ramalho, Pelé, Renato Aragão, Jô Soares ente outros.

A nova geração dos bonecos tem impressionado bastante a todos pelo grande realismo das expressões faciais e figurinos, o que originou o titulo de museu de cera popular itinerante. Este maior realismo foi obtido na inovação dos materiais utilizados, a matriz moldada em argila para posterior aplicação de fibra de vidro, material este mais leve e duradouro, as mãos dos bonecos permaneceram em isopor para não machucar nenhum folião durante as apresentações, a altura média dos bonecos é de 3,90m.

Em 2009, foi realizado na segunda feira de carnaval, a primeira Apoteose dos Bonecos Gigantes no Sitio Histórico de Olinda com 30 bonecos, em 2010 o evento contou com mais de 60 bonecos revivendo grandes personalidades da cultura e historia pernambucana, brasileira e mundial.

Atualmente os bonecos permanecem em exposição o ano inteiro na Embaixada dos Bonecos Gigantes, localizada na Rua do Bom Jesus no Recife Antigo."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal ESPECIAL CARNAVAL_especiais JT
 
  ENIGMAS VISUAIS_enigmas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Enigmas JT_treine seu raciocínio...
 
 
11 - O QUE É FANTOCHE _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas
 


"Fantoche é uma forma particular de marioneta (português europeu) ou marionete (português brasileiro) animada por uma pessoa e que se distingue pela manipulação que resulta da introdução da mão numa espécie de luva em que o dedo indicador vai suportar a cabeça do boneco, o polegar e o anelar suportam e movem os braços. Por isso também é designado por marioneta de luva. Em sentido restrito, marioneta entende-se como marioneta-de-fios. O fantoche possui uma face com grande expressividade, sendo os braços e mãos movimentados pelos dedos e muitas vezes é designado também pelos nomes dos personagens populares mais famosos em cada país: Roberto em Portugal, Cristóbal em Espanha, Guignol em França, Kasperl na Alemanha, Kaspérek na República Checa, Petruchka na Rússia, Burattino ou Pulcinella em Itália, Punch em Inglaterra, etc. Na cultura popular nordestina do Brasil há um tipo particular de fantoche, o mamulengo. Os termos fantoche, títere e bonifrate são frequentemente usados pejorativamente para designar pessoas sem vontade própria que são manipuladas por outrem. O dia do fantoche é comemorado em 9 de maio.

Títeres
Fantoches de ouro maciço utilizados no Egito para entreter os Faraós. Eram bonecos pequenos manuseados por homens e mulheres. Estas figuras citadas e situadas no Egipto, seriam em marfim e os fios para a sua animação passavam pelo seu interior oco. A finalidade seria de natureza litúrgica e a sua existência remontará ao Séc. XXIII a.C. O termo títere é comum ao espanhol e ao português europeu e à sua variante galega. Em Portugal, é utilizado em particular nas regiões do Alentejo e de Trás-os-Montes, embora noutras zonas , quando usado, deixe o seu significado restrito de marioneta de pau e arame para uma utilização figurativa de tom pejorativo significando pessoa manipulável como um joguete nas mãos de outrem.

Famosos
Um fantoche feito com meia (Sock puppet) A série de televisão infantil estadunidense Sesame Street trazia muitos bonecos fantoches. A personagem central, ali, que ganhou inclusive espaço na calçada da fama, foi o Caco, o Sapo. O recurso é muito utilizado em shows e programas infantis. Entretanto, na televisão brasileira, o mais famoso fantoche da atualidade está no programa de Ana Maria Braga, atendendo com o nome de Louro José - um papagaio feito de espuma, que contracena com a apresentadora em todos os seus programas matutinos da Rede Globo. Este boneco é parodiado pelo palhaço Tiririca, como Galo José, no humorístico da concorrente Rede Record. Uma forma não muito comum e já em desuso é a do boneco de que é sempre um fantoche. Na cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, ocorre o maior encontro de bonequeiros do Brasil e um dos maiores do mundo."



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas ADIVINHAS_piadas JT
 
  ENSINO - CULTURA - ARTE_revistas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
 
12 - COMO SURGIU O TEATRO DE FANTOCHES _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Tendas Global_tendas, palcos, locação
 

"Teatro de fantoches, teatro de bonecos ou teatro de marionetes é o termo que designa, no teatro, à apresentação feita com fantoches, marionetes ou bonecos de manipulação, em especial aqueles onde o palco, cortinas, cenários e demais caracteres próprios são construídos especialmente para a apresentação.

História
O teatro de fantoches é uma antiga forma de expressão artística originada há cerca de três mil anos. Desde então, os bonecos foram usados para animar e comunicar idéias ou necessidades de várias sociedades humanas. Alguns historiadores defendem que seu uso antecipou os atores no teatro. Evidências mostram que eram utilizados no Egito, em 2000 a.C., com o uso de figuras de madeira operadas com barbante. Bonecos articulados de marfim e argila controlados com cordões também foram encontrados nas tumbas egípcias. Os hieróglifos também descrevem "estátuas que caminham" usadas pelos antigos egípcios em peças teatrais religiosas. Os escritos mais antigos sobre os bonecos são creditados a Xenofonte em registro datado de 422 a.C..

Técnicas de manipulação
Robótica - manipulação com uso da tecnologia moderna Bonecos habitáveis - o boneco é vestido pelo manipulador Associação de gatilho - boneco é acionado à distância com técnica de vara de origem chinesa. Utiliza-se colete, o que permite ao ator trabalhar com bonecos maiores, mas com mãos livres para utilizar manetes e vara Luva-mamulengo - a luva é uma dos tipos da manipulação direta, ou seja, o artista está diretamente ligado ao boneco. A palavra "mamulengo" é uma referência a um folguedo de Pernambuco.

Objetos - incorporação de elementos para construção da narrativa Títeres de vara - variação de origem chinesa, com utilização de grande número de varas em cada boneco para aumentar as possibilidades de movimento.

Teatro de fantoches pelo mundo
Teatro de fantoches persa
Kheime'h-shab-bazi é o nome do tradicional teatro de fantoches persa, executado em uma pequena câmera. Há duas pessoas envolvidas: o artista musical e um outro, denominado morshed. Os diálogos ocorrem entre o morshed e os bonecos. A forma de atuação, as caracterizações e as técnicas de redação dos textos tornam essa forma de teatro de bonecos única e opilanal entre as demais. Uma variação desse teatro surgiu no Irã, durante a era Qajar, sendo ainda bastante popular naquele país. A ópera de bonecos "Rostam e Sohrab" é o exemplo mais notável desta arte no Irã atual.

Peças e teatros famosos
O Lambert Puppet Theatre & Museum de Dublin é um importante núcleo de apresentação desta arte.
Teatro de Guinhol, modalidade francesa.
Teatro Aquático de Fantoches, no Vietnam.
Teatro de Marionetes da Sicília. Teatro de Marionetes de Lübeck."



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer TEATRO CASA DE BRINQUEDOS_fotografando JT
 
  COMO BRINCAR O CARNAVAL COM SEGURNAÇA, EM UM CONDOMÍNIO FECHADO_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 03 04 05 ... 06 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu passatempos Cruzadas Temáticas de PreposicõesCruzadas Temáticas de Pronomes PessoaisCruzadas Temáticas de Substantivos FemininosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 06Cruzadas Temáticas de Numerais ColetivosCruzadas Temáticas de AntônimosCruzadas Temáticas de Locuções AdverbiaisCruzadas Temáticas de AdvérbiosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 02Cruzadas Temáticas de AumentativosCruzadas Temáticas de Adjetivos PrimitivosCruzadas Temáticas de Substantivos ColetivosCruzadas Temáticas de Numerais OrdinaisCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 03Cruzadas Temáticas de Adjetivos Simples no PluralCruzadas Temáticas de Adjetivos DerivadosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 01Cruzadas Temáticas de Numerais FracionáriosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 04Cruzadas Temáticas de Pronomes de TratamentoCruzadas Temáticas de PontuaçõesCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 05Cruzadas Temáticas de Pronomes IndefinidosCruzadas Temáticas de Numerais MultiplicativosCruzadas Temáticas de SinônimosCruzadas Temáticas de Diminutivos menu passatempos

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Portal Jeito e Talento_variedades GRIFE JEITO E TALENTO GRIFE JEITO E TALENTO _Dicas JT_como fazer, como resolver

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.frases.jeitoetalento.com)
(JT) (www.anuncie.jeitoetalento.com)