Lua_ +
  _Receitas Jeito e Talento       _Piadas Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
CURIOSIDADES DE CULTURA E FOLCLORE
 
CULTURA, FOLCORE, FESTEJOS, FESTAS, CARNAVAL, JUNINAS, MÁSCARAS, CARNAVAL, HISTÓRIA, ORIGEM...

menu curiosidades MITOS E LENDAS DO BRASILCOMO SURGIU O TEATRO DE FANTOCHESMITOS JAPONÊS, HINDU E CHINÊSO QUE É FANTOCHEO TEATRO NO MUNDOO TEATRO MAMBEMBECARNAVAL E SUAS ORIGENSO CARNAVAL NO BRASILA ORIGEM DAS FANTASIAS DE CARNAVALO SIGNIFICADO DE MITOLOGIALENDAS E MITOS MARANHENSESQUESITOS DAS ESCOLAS DE SAMBAPOVOS INDÍGENAS DO BRASILQUANTO CUSTA PARA SER RAINHA DE ESCOLAS DE SAMBA?A HISTÓRIA DO CARNAVALCOMO SURGIU A MÁSCARA DE CARNAVALA HISTÓRIA DO REI MOMOA ORIGEM DO CARNAVALFOFÃO - O SÍMBOLO DO FOLCLORE MARANHENSEO QUE É SAMBA-ENREDO E COMO SURGIUOS BONECOS DE OLINDAO QUE É PASSISTA DE ESCOLA DE SAMBA?

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
21 - A HISTÓRIA DO CARNAVAL _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Enigmas JT_treine seu raciocínio
 

"Origem do Carnaval


Dez mil anos antes de Cristo, homens, mulheres e crianças se reuniam no verão com os rostos mascarados e os corpos pintados para espantar os demônios da má colheita. As origens do carnaval têm sido buscadas nas mais antigas celebrações da humanidade, tais como: as Festas Egípcias que homenageavám-a:-deusa-Ísis e o Touro Ápis. Os gregos festejavam com grandiosidade nas Festas Lupercais e Saturnais a celebração da volta da primavera, que simbolizava o Renascer da Natureza.

Mas num ponto todos concordavam, as grandes festas como o carnaval estão associadas a fenômenos astronômicos e a ciclos naturais. O carnaval se caracteriza por festas, divertimentos públicos, bailes de máscaras e manifestações folclóricas.

Na Europa, os mais famosos carnavais foram ou são: os de Paris, Veneza, Munique e Roma, seguidos de Nápoles, Florença e Nice.


Carnaval no Brasil

O carnaval foi chamado de Entrudo por influência dos portugueses da Ilha da Madeira, Açores e Cabo Verde, que trouxeram a brincadeira de loucas correrias, meIa-meIa de farinha, água com limão, no ano de 1723, surgindo depois as batalhas de confetes e serpentinas.

No Brasil o carnaval é festejado tradicionalmente no sábado, domingo, segunda e terça-feira anteriores aos quarentas dias que vão da quarta-feira de cinzas ao domingo de Páscoa. Na Bahia é comemorado também na quinta-feira da terceira semana da Quaresma, mudando o nome Micareta.

Esta festa deu origem a várias outras em estados do Nordeste, todas com características baianas, com a presença dos Trios Elétricos e são realizadas no decorrer do ano; em Fortaleza realiza-se o Fortal; em Natal o Carnatal; em João Pessoa, a Micaroa; em Campina Grande a Micarante, o Carnaval Fest em Caruaru o Micarú, em Recife o Recifolia, etc"



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas MENSAGENS PARA DEBUTANTES_frases JT
 
  TRAVA-LÍNGUAS - PARTE A (04 frases)_frases JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...CSC Vasos = cerâmica artística e vasos ornamentais = CSC Vasos...
 
 
22 - O TEATRO MAMBEMBE _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Guardião - Segurança Eletrônica
 

 

"Teatro mambembe é aquele cujas companhias ou grupos são itinerantes, ou seja, saem viajando por aí, armam seu palco em qualquer lugar (uma praça, um parque etc) e se apresentam. É parecido com o que faz o circo.

O teatro 'mambembe' surgiu no século XII, Idade Média, na Europa e na Ásia quando artistas - atores, malabaristas, músicos etc. - fugindo da repressão da Igreja começaram a viajar em carroças apresentando seus espetáculos. Também eram chamados de 'saltimbancos' (do italiano 'saltare in banco').

A expressão 'mambembe' surgiu no Brasil, provavelmente, entre os séculos XVII e XVIII. Para os dicionários brasileiros 'mambembe' significa "algo de má qualidade', 'medíocre' e 'grupos teatrais/circenses itinerantes que apresentam espetáculos popularescos sem recursos tecnológicos'."


OS SALTIMBANCOS

Muitos anos depois, na Idade Média, lá por volta do século 12, apareceram na Europa companhias de teatro que ia de cidade em cidade. Este teatro já não tinha nada de religioso, e seus atores e atrizes, chamados de saltimbancos, literalmente carregavam a casa nas costas. E não só a casa: os cenários das peças, seus figurinos (as roupas usadas), maquiagem, etc.

Eles andavam em carroças, sempre em bandos, chamados trupes, e não tinham morada certa. Eles também representavam peças engraçadas ou dramáticas, como os gregos. Hoje, esse teatro itinerante também é conhecido como teatro mambembe. Mas não pense que ficar "de galho em galho" era o sonho da vida dos saltimbancos!

É que na época em que eles viviam, a Igreja era muito poderosa e implicante, e escolhia o que as pessoas podiam representar, de preferência textos cristãos. E os saltimbancos não queriam saber dessa prisão, pois o negócio deles era usar a criatividade e representar o que bem quisessem. Perseguidos pela Igreja e sendo tratados como foras-da-lei, os saltimbancos começaram a usar máscaras, para não serem reconhecidos. Uma tradição que descende diretamente dos saltimbancos é o circo, que até hoje anda de cidade em cidade apresentando seus números. Muito tempo mais tarde, na Itália, surgiu a Commedia dell'Arte!

As peças apresentadas em condições assim geralmente são cômicas e curtas, como as da comedia dell'arte ou as pantomimas. Se você quiser ter uma idéia legal do que se trata, existe um filme bem legal em DVD que conta a história de um desses grupos: "A Viagem do Capião Tornado". É genial! Na peça "Hamlet", de Shakespeare, há uma cena em que um grupo de teatro mambembe chega ao Castelo de Elsinor e é recebido por Hamlet. Ele próprio escreve uma peça para o grupo representar diante do Rei Cláudio (que é tio de Hamlet e assassinou o pai dele, seu próprio irmão, além de casar-se com a cunhada, a Rainha Gertrude). Essa peça mostra o assassinato de um rei pelo próprio irm~ão, por envenenamento, e causa mal-estar no Rei Cláudio.

O teatro, enquanto exercício do espírito humano, não pode ser definido rigidamente por meio do estudo de um período ou civilizção específica. A ideia de se representar o vivido ou alguma situação ficcional está intrinsecamente ligada ao momento em que o homem se viu tentado a transmitir uma determinada experiência ou sensação. Contudo, entre os povos de toda a Antiguidade, não podemos deixar de salientar a especial contribuição dos povos gregos ao desenvolvimento desta instigante arte."


www.curiosidades.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer PINTURA CORPORAL DE CARNAVAL_fotos JT
 
  MENSAGENS PARA DEBUTANTES_frases JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Vizioli Imóveis = compra, venda, administração e locação = Vizioli Imóveis...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 03 04 05 ... 06 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu dicas DICAS PARA VISITAR O PETARPREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAVERNASDICAS DE CAVINGCOMO TIRAR FOTOS EM CAVERNASO QUE LEVAR PARA A CAVERNA DO DIABOEQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CAVINGDICAS PARA VISITAR UMA CAVERNACOMO INICIAR O CAVING

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
GRIFE JEITO E TALENTO _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Portal Jeito e Talento_variedades GRIFE JEITO E TALENTO

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.vizioliimoveis.jeitoetalento.com)
(JT) (www.frases.jeitoetalento.com)