Lua_ +
  _Piadas Jeito e Talento       _Receitas Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
CURIOSIDADES DE ENSINO E APRENDIZAGEM
 
ENSINO, APRENDIZAGEM, EDUCAÇÃO, ESTUDOS, JOGOS, EDUCATIVOS, ESCOLA, COLÉGIO...

menu curiosidades RECUSA DE IR À ESCOLAOS PRIMEIROS HABITANTES DA TERRARELATIVIDADE DO MOVIMENTOO QUE É SUBSTANTIVO COLETIVO?O QUE REPRESENTA O NÚMERO PI?O QUE É UM NÚMERO CAPICUAO ANO BISSEXTOOS TIPOS DE MORADIADATA HISTÓRICA: 20/02/2002 CONJUNÇÃO DE NÚMEROSCOMO AS GALINHAS FAZEM OS OVOSNÚMERO ASCENDENTEQUAIS SÃO OS ESTILOS DE APRENDIZAGEMEXPRESSÕES CURIOSAS EM INGLÊSO SIGNIFICADO DAMITOLOGIAO NÚMERO MÁGICOQUANTO VALE UM CENTILHÃO

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
13 - OS PRIMEIROS HABITANTES DA TERRA _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos
 

 

" A pré-história é o período anterior ao aparecimento da escrita, por volta do ano 4000 a.C..Seu estudo depende da análise de documentos não-escritos, como restos de armas, utensílios, pinturas, desenhos e ossos. O gênero HOMO apareceu entre 4 e 1 milhão de anos a .C.. Aceita-se três etapas na evolução do homem pré-histórico, entre os estudiosos. São elas:

I - PALEOLÍTICO (idade da pedra lascada)
a) Paleolítico inferior: 500.000 – 30.000 a.C.
b) Paleolítico superior: 30.000 – 8.000 a.C.

II - NEOLÍTICO (nova idade da pedra)
8.000 – 5.000 a.C.

III - IDADE DOS METAIS
5.000 – 4.000 a.C.

Esta divisão é evolucionista mas numerosos investigadores da história contestam tal visão. Afirmam que existe grande diversidade cultural entre os grupos humanos e que, diante de determinado problema, cada homem se organiza de um modo, o que resulta em culturas diferentes. Daí conclui-se que certos grupamentos humanos podem ter simplesmente acelerado um dos estágios ou ter saltado um deles.

A Origem do Homem
A precariedade de informações limita o conhecimento da origem do homem. As primeiras pesquisas datam do final do século XIX; e muitas descobertas de restos humanos ocorreram de modo casual, nem sempre realizadas por especialistas.
A descoberta de traços culturais comuns em grupos afastados indica que, provavelmente, apareceram vários deles em regiões diferentes.

De modo geral, dizemos que há um tronco comum do qual se originaram os grandes macacos (pongidae) e os homens (hominidae). Em determinado momento da evolução, os dois grupos se separaram e cada um apresentou sua evolução própria. Os pongidae apresentaram a forma do gorila, chimpanzé e orangotango; os hominidae ou hominídeos, a forma do atual homo sapiens.

Os Australopithecus
Trata-se do mais antigo hominídeo que se conhece. Foi encontrado na África do Sul e os estudos revelaram que viveu entre 1 milhão e 600.000 a.C.. Apesar do crânio pequeno, possuía traços característicos dos hominídeos. Era bípede e postura mais ereta.

O Homo Habilis e o Pithecanthropus Erectus
O homo habilis viveu há cerca de 2,5 milhões de anos e foi contemporâneo do australoptecus, mas com capacidade craniana ampliada. Esta incluiu carne em sua alimentação, o que provocou mudanças em sua arcada dentária.

Segue-se o terceiro tipo de hominídeo, o Pitecanthropus Erectus, que deve ter vivido entre 500.000 e 200.000 a.C.. O homo erectus, como hoje se denomina, possuía maxilares maciços e dentes grandes, cérebro maior que o tipo anterior e membros mais bem adaptados à postura ereta.

Alguns exemplos:
I - JAVANTROPO – (Homem de Java): 1,5 metros de altura e deve ter passado a maior parte da existência no chão.

II - SINANTROPO – (Homo Pekinenses): Descoberto na china. Junto do esqueleto havia grande quantidade de facas, raspadores e pontas, o que demonstra elevado estágio de desenvolvimento.

III - PALEANTROPO – (Homem de Heidelberg)

O Homo Neanderthalensis
Encontrado em Neanderthal, Alemanha. Houve descobertas semelhantes França, Iugoslávia, Palestina e África do Sul. Deve ter existido entre 120.000 e 150.000 a.C.
Este hominídeo possuía capacidade craniana elevada e já vivia em cavernas e deixou inúmeros traços de sua existência.

O Cro-Magnon
Com o homem de Cro-Magnon atinge-se o Homo Sapiens. Chegamos a este estágio por volta de 40.000 a.C., possuía altura acentuada, membros retos e peito amplo, como também, a maior capacidade craniana encontrada até então, o que provou através da arte, da magia e da vida social.

Padrões Culturais da Pré-História
Podemos classificar os estágios culturais da humanidade em selvageria, barbárie e civilização.. A civilização seria posterior à escrita; as demais, características dos homens da pré-história.

Tal visão apresenta dois defeitos básicos, quais sejam:

I. pretende que a civilização em que vivemos seja o modelo, em função do qual se deva julgar todos os outros estágios da evolução;

II. pressupões que todos os povos da pré-história tivessem passado pelas mesmas etapas, o que Não corresponde aos documentos históricos encontrados.

Cada povo tem sua própria cultura e civilização, que devem ser compreendidas no seu momento histórico exato, do contrário, não estaríamos fazendo história, mas tentando demonstrar a superioridade da civilização ocidental.

O surgimento da agricultura se deu entre 8.000 e 5.000 a.C.(neolítico), quando o homem deixou sua vida nômade, sedentarizando-se às margens dos rios e lagos, cultivando trigo, cevada e aveia. Nesta época também domestica ovelhas e gado bovino, otimizando sua cadeia alimentar.. Aí também surgem os primeiros aglomerados urbanos, com finalidade principalmente defensiva. Nesta época também as viagens por terra e mar. Estamos falando da chamada comunidade primitiva, onde o solo pertencia a todos e a comunidade se baseava em laços de sangue, idioma e costumes.

A partir deste ponto, a evolução das comunidades processou-se em duas direções: no sentido da extensão da posse e da propriedade individual dos bens no sentido da transformação das antigas relações familiares.
Durante a idade dos metais (5.000 a 4.000 a.C.), o cobre passou a ser fundido pelo homem, seguindo-se o estanho, o que permitiu a obtenção do bronze, resultante da liga dos dois primeiros. Por volta de 3.000 a.C., produzia-se bronze no Egito e na Mesopotâmia, sendo esta técnica difundida para outros povos a partir daí.

A metalurgia do ferro é posterior e tem início por volta de 1.500 a.C., na Ásia Menor, tendo contribuído decisivamente para a supremacia dos povos que a dominavam e souberam aperfeiçoá-la.
"

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte BONECOS GIGANTES DE OLINDA_fotos JT
 
  PALAVRAS-CRUZADAS DE TEORIA DOS CONJUNTOS_passatempos JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Guardião = Segurança Eletrônica...
 
 
14 - OS TIPOS DE MORADIA _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal REPETÊNCIA ESCOLAR - UMA BOMBA NA FAMÍLIA!_dicas JT
 
  REPETÊNCIA ESCOLAR - UMA BOMBA NA FAMÍLIA!_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Anuncie Aqui!
 
 
15 -O QUE É SUBSTANTIVO COLETIVO? _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Frases JT
 

 

"Os substantivos coletivos são palavras que representam conjuntos de animais, pessoas, seres, etc. Abaixo você tem uma lista com os principais coletivos.

O dicionário também é uma boa fonte para você conhecer outros. Você procura o elemento (elefante, por exemplo), e encontra, além de sua definição, seu coletivo.
- Abelha: enxame, cortiço, colméia

- Abutre: bando

- Animal: piarra,pandilha (em geral); fauna (todos de uma região); récua, récova (manada de cavalgaduras); tropa (de carga); lote (de carga, menos de*) 10); plantel (de raça, para reprodução); alcatéia (ferozes ouselvagens)

- Árvore: alameda,carreira,rua,Souto (quando em linha); arvoredo, bosque (quando constituem maciço); malhada (quando altas,de troncos retos, e aparentar parque artificial)

- Asno: Manada,récova, récua

- Ave: bando, nuvem

- Boi: manada, armento, armentio,boiada, abesana, cingel, jugada, jugo, junta, rebanho, tropa

- Borboleta: boana, panapaná

- Bugio: capela

- Burro: tropa, manada, lote, récua. (Quando carregados: comboio)

- Cabra: fato, malhada,rebanho

- Camelo: cáfila

- Camundongo: ninhada (quando nascidos de uma só vez)

- Cão: matilha, ádua, cainçalha, canzoada, chusma

- Capim: feixe, braçada, paveia

- Carneiro: chafardel,grei, malhada, oviário, rebanho

- Cavalo: manada, tropa

- Chuva: chuvarada, toró, dilúvio

- Cobra: serpentário

- Elefante: manada

- Estrela: constelação (quando cientificamente agrupadas);acervo (quando em quantidade); miríade (quando em grande quantidade)
- Filhote: ninhada

- Flor: ramalhete, buquê, antologia, arregaçada, braçada, fascículo, feixe, festão,capela, grinalda. (Quando no mesmo pendículo: cacho)

- Formiga: cordão, correição, formigueiro

- Gafanhoto: nuvem, praga

- Gato: cambada, gatarrada, gataria

- Habitante: população, povo. (Quando de aldeia, lugarejo: povoação)

- Hiena: alcatéia

- Ilha: arquipélago

- Índio: tribo (quando em nação), maloca (quando formam bando)

- Inseto: praga (quando nocivos); miríade, nuvem (quando em grande quantidade); correição (quando se deslocam em sucessão)

- Javali: alcatéia,malhada, vara

- Jumento: récova, récua

- Leão: alcatéia

- Lei: código, consolidação,corpo (quando reunidas cientificamente); compilação (quando colhidas em diversas fontes)

- Leitão: leitegada (quando nascidos em um só parto)

- Lobo: alcatéia, caterva

- Macaco: bando,capela

- Mato: matagal

- Montanha: cordilheira, serra, serrania

- Monte: cordilheira, serrania, serra

- Mosca: moscaria, mosquedo

- Nação: aliança, coligação, confederação, federação, liga, união (quando unidas para o mesmo fim)
- Onda: marouço (quando grandes e encapeladas)

- Orquídea: orquidário (quando em viveiro)

- Ovelha: rebanho, grei, chafardel, malhada,oviário (em geral); alfeire (quando ainda não deram cria e nem estão prenhes)

- Ovo: postura (os postos por uma ave durante certo tempo); ninhada (quando no ninho)

- Pantera: alcatéia

- Pássaro: passaredo, passarada

- Passarinho: nuvem, bando

- Peixe: cardume (em geral e quando na água); boana (quando miúdos); aquário (quando em viveiro); cambada,espicha, enfiada (quando em fileira); banco,mata (quando à tona)

- *****: ninhada

- Planta: pomar (quando frutíferas); horta (quando hortaliças, legumes); viveiro, alfobre, tabuleiro (quando novas, para replanta); flora (quando de uma região); herbário (quando secas, para classificação)

- Porco: manada, vara, persigal, piara (em geral); vezeira (quando em pasto)

- Serra: cordilheira (acidente geográfico)"

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Portal PALAVRAS-CRUZADAS DE TEORIA DOS CONJUNTOS_passatempos JT
 
  PIADAS DE ESCOLA_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Guardião = Segurança Eletrônica...
 
 
16 - O SIGNIFICADO DA MITOLOGIA _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Anuncie Aqui!
 

 

"O que é Mitologia:

Mitologia é a história de personagens sobrenaturais, cercados de simbologia e venerados sob a forma de deuses, semideuses e heróis, que regiam as forças da natureza, comandavam raios, ventos, rios, céus e terras, sol e lua. É o conjunto de fábulas que explicam a origem dos mitos, das divindades mitológicas, que tinham nas mãos o destino dos homens e regiam o mundo.

Mito, do grego, significa narrar, contar. No sentido figurado significa coisa inacreditável. Mito significa também personagem divinizado. Logia, do grego lógos, significa estudo, palavra, ciência.

Mitologia é o estudo das lendas, mitos, narrativas e rituais, com que os povos antigos revenciavam os deuses e heróis. Mitologia é a ciência que procura a explicação dos mitos, que têm um caráter social desde sua origem, e só são compreensíveis dentro do contexto geral da cultura em que foram criados.

Significado filosófico de mitologia As culturas antigas, na tentativa de enfrentar os problemas relacionados à existência da vida e de entender o mundo, encontraram um meio de se defender dos perigos reais e imaginários, criando seus deuses, semideuses e heróis, envolvidos em histórias de magia e rituais fabulosos, diante das forças misteriosas que acreditavam tudo governava. Os atos mágicos significavam um esforço do homem em entender e resolver seus problemas, que eram enormes diante do seu desconhecimento do mundo.

Mitologia grega

Mitologia grega é a história dos inúmeros deuses imortais, criaturas semidivinas e musas, criadas na Grécia antiga, e que atravessaram os séculos. A mitologia grega surgiu como tentativa para as explicações dos fenômenos naturais, ou como garantia de vitória nas guerras, de boa colheita, de sorte no amor etc. As divindades gregas eram dispostas numa hierarquia e seus deuses eram muito semelhantes ao homem. As atitudes de ciúme, inveja, despeito e amor, eram comuns, pois os deuses do Olimpo comportavam-se como criaturas humanas. Só que eram dotados de maiores poderes, de mais beleza e perfeição e imunes ao tempo.

Zeus era o senhor dos homens e supremo mandatário dos deuses que habitavam o monte Olimpo. Para obter as boas graças, os gregos homenageavam as poderosas criaturas com ritos, festas e oferendas. Cada entidade representava forças da natureza ou sentimentos humanos: Afrodite representava (a beleza e o amor); Atena (a sabedoria); Artêmis (a lua); Dionísio (a festa, o vinho e o prazer); Deméter (a terra fértil); Febo (o sol); Hermes (o vento); Posseidon (os mares) etc.

Os principais heróis gregos, quase deuses, eram capazes de vencer monstros, combater inimigos e realizar feitos impossíveis aos mortais. Entre eles estão: Perseu (matou a Medusa, terrível criatura com cabeleira formada por serpentes, cujos olhos transformavam em estátuas de pedra todos aqueles que a encarassem); Teseu (participou da viagem dos argonautas e matou o Minotauro); Héracles (Hércules, para os romanos), (filho de Zeus e Alcmena, tinha como principal qualidade a força física); Agamenon (foi o comandante da Guerra de Troia); Aquiles (participou do cerco a cidade de Troia); Édipo (decifrou o enígma da esfinge); Atlanta (heroína que participou da caça ao javali de Caridon).


Mitologia romana

A mitologia romana é a história de vários deuses e heróis, que foram admirados durante o Império Romano, oriundos de divindades etruscas, celtas, egípcias, itálicas e principalmente gregas, quando a Grécia passou a fazer parte do Império Romano.

Nos primórdios do Império, os deuses existiam apenas para servir ao homem e como o povo era normalmente camponês, os romanos cultuavam os patronos dos rebanhos e dos campos. Ofereciam-lhes animais, vinho e incenso antes das colheitas e os deuses eram invocadas para proteger os trabalhos do campo.

Entre os deuses conquistados por Roma, os gregos foram os mais importantes, e ao serem incorporados na Assembléia Divina de Roma, fizeram os romanos reformularem sua concepção das forças sobrenaturais. Eles perderam seu aspecto utilitário e assumiram características humanas. Alguns deuses desapareceram e outros mudaram de nome e receberam várias atribuições. Assim, Júpiter (era o deus supremo, o deus da cidade, do raio e do trovão); Vênus (deusa da beleza e do amor); Minerva (a sabedoria); Diana (deusa da lua e da caça); Baco (deus do vinho e dos bacanais); Ceres (a terra fértil); Apolo (o sol); Mercúrio (o vento); Netuno (os mares) etc. Hércules, que na mitologia grega era chamado de Héracles, passou a ter maior importância no Império Romano. Famoso por sua força, enfrentou difíceis tarefas para matar monstros e animais ferozes.


Mitologia egípcia

A mitologia egípcia é o conjunto de fábulas que reuniu uma considerável variedade de deuses, imersos na força da religião, que servia para justificar teoricamente a organização geral da sociedade, que vivia em função dos deuses, seguindo os princípios por eles estabelecidos.

Centenas de deuses protegiam a agricultura, outros a linguagem, o ensino e a literatura. Cada cidade ou distrito tinha seus próprios deuses. Osíris era o deus da morte, pois os egípcios acreditavam que o homem ao morrer, passavam a viver de outro modo, no mundo dos mortos, daí a prática de se mumificar os mais ilustres mortos. Amon, ou Amon-Ra, era o deus do sol, elevado a deus nacional na XI dinastia. Foi a maior divindade egípcia. Isis era a deusa do amor e da magia, era filha de Geb, deus da terra e de Nut deusa do firmamento.

Por motivos políticos, para que um deus simbolizasse um monarca, aproximavam-se do monoteísmo. Na verdade dizia-se apenas que uns poucos deuses eram mais importantes. O faraó Amemofis IV, abandonou o politeísmo e impos o culto excessivo ao deus Atom, o próprio Sol, e nomeou-se o representante de Aton na terra. No reinado de Ptolomeu, Serápis era o deus oficial, que resultou da fusão dos deuses Osíris e Ápis.


Mitologia nórdica

A mitologia nórdica teve sua origem através das sagas, contos que louvavam os heróis. Surgiram por volta do século X, na Islândia, onde as principais famílias islandesas, desejosas de imortalidade, encarregavam os sgnamenn, homens de extraordinária memória e talento narrativo, de contar os feitos de suas origens. Os reis noruegueses adotaram o mesmo feito. A essas histórias acresciam-se elementos fantásticos e míticos, e os heróis misturavam-se com os deuses.

Os povos nórdicos eram os habitantes dos países hoje conhecidos como Suécia, Noruega, Dinamarca e Islândia. Para esses povos, o centro do mundo era Midgard, o lar dos homens. A casa dos deuses era Asgard, e em torno das duas moradas estava o mar, a terra de gigantes e a grande serpente. Odin, governava os deuses e os homens e conhecia todo o passado, presente e futuro. Seu filho Thor comandava o trovão, que era criado a golpes de martelo. Loki, deus do fogo, era o conselheiro e inimigo dos trapaceiros.

Em Asgard ficava o Valhala, paraíso, onde as valquírias, mulheres guerreiras, levavam os heróis mortos em combate. Ali viveriam eternamente jovens, em lutas caçadas e banquetes, à espera da ressurreição do mundo. Teriam que enfrentar os gigantes, os monstros, a serpente e o filho de Loki. Os heróis seriam vencidos e a terra ficaria toda escura e fria, até a vida recomeçar. Quem não morresse em combate, iria para o reino de Hell, eternamente gelado e em trevas.


Mitologia celta

A mitologia celta é o resultado da mistura de várias civilizações. Os celtas eram povos bárbaros que se espalharam por quase toda a Europa e foram raiz de muitas culturas. Os celtas eram formados por diversas tribos rivais, lideradas por um chefe guerreiro e, cada tribo cultuava suas diferentes divindades.

Os celtas não chegaram a constituir um império com unidade política, mas a unidade cultural era assegurada pelos sacerdotes, chamados druidas, que cuidavam da manutenção das normas. Eram também responsáveis pela prática das magias e rituais religiosos. Para adorar seus deuses, os celtas, inicialmente construíam seus altares ao ar livre, em meio a bosques, onde realizavam seus rituais.

A mitologia celta está dividida em três grupos: a mitologia irlandesa, a britânica e a continental. Entre os principais deuses cultuados pelos celtas estão: Sucellus, o rei dos deuses, que representava a fertilidade; Dagda, deus da magia e da sabedoria; Taranis, deus do trovão que surgia no céu em uma carruagem; Lugh, deus do sol e da luz; Tailtiu e Macha, deusas da natureza; Cernunnos, deus dos animais, com olhos e chifres de cervo, podendo tomar a forma de vários animais; Morrigan, deusa da guerra; Dea Matrona, era a deusa mãe, representada por três mulheres; Epona, deusa dos cavalos. Cuchulain, era filho de Lugh, o herói guerreiro que matava seus inimigos com uma lança cheia de espinhos."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte PALAVRAS-CRUZADAS DE TEORIA DOS CONJUNTOS_passatempos JT
 
  COMO ESTUDAR BEM_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Sartori Informática = internet, informática, cursos = Sartori Informática...
 
CURIOSIDADES SOBRE ENSINO E APRENDIZAGEMPELO MUNDO
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 04 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu fotos Modelos de Lingerie NupcialTipos de Bonecas FashionModelos de Vestidos de DebutantesModelos de Bolos de AniversárioBicicletas e ModaModelos de Unhas DecoradasModelos de Vestidos de Casamento menu fotografando

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
GRIFE JEITO E TALENTO _Dicas JT_como fazer, como resolver _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos GRIFE JEITO E TALENTO

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.dicas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.burinautocenter.jeitoetalento.com)