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"Esporte
de aventura ou Esporte Radical, são termos usados para designar
esportes com um alto grau de risco físico, dado às condições
extremas de altura, velocidade ou outras variantes em que são praticados.
Para que um esporte radical seja bem sucedido, é preciso levar
em conta o que é preciso, um exemplo é o condicionamente
físico, o estado mental, equipamentos e a alimentação,
esses são os fatores mais importantes.
A definição de esporte de aventura surgiu no final dos anos
80 e início dos anos 90, quando foi usado para designar esporte
de adultos como o paintball, skydiving, surf, alpinismo, montanhismo,
pára-quedismo, hang gliding e bungee jumping, trekking e mountain
bike, que antes eram esportes praticados por um pequeno grupo de pessoas,
passou a se tornar populares em pouco tempo.
O
termo ganhou popularidade com o advento dos X Games, uma coleção
de eventos radicais feito especialmente para a televisão. Os anunciantes
rapidamente começaram a divulgar o evento para a população
geral, como conseqüência, os competidores e organizadores que
desses esportes começaram a ganhar patrocínio para continuar
no esporte. O alto profissionalismo dos esporte de aventura e da cultura
envolvida nisso, dava “espaço” para a invenção
de paródias sobre o tema, como o Extreme ironing (Passando roupas
ao extremo), Urban housework (Trabalho de casa urbano), Extreme croquet
(Croquete extremo) e House gymnastics (Ginástica caseira).
Uma característica de atividades semelhantes na visão de
muitas pessoas é a capacidade de causar a aceleração
da adrenalina nos participantes. De qualquer forma, a visão médica
é que a pressa ou altura associadas com uma atividade não
é responsável para que a adrenalina lance hormônios
responsáveis pelo medo, mas sim pelo aumento dos níveis
de dopamina, endorfina e serotonina por causa do alto nível de
esforço psíquico. Além disto, um estudo recente sugere
que haja uma ligação para a adrenalina e a "verdade"”
dos esportes radicais. O estudo define os esportes radicais como um lazer
ou atividade recreativa muito agradável, mas se tiver uma má
administração poderão gerar acidentes e até
a morte do praticante. Esta definição é designada
para separar anúncio comercial que exagera na descrição
dos fatos e "aumenta" a atividade realizada. Outra característica
das atividades rotuladas é que elas tendem serem de preferência
individuais do que esportes de equipe. Os esportes radicais podem incluir
ambas atividades competitivas e não-competitivas.
Muitos participantes quase não sabem de todas as atividades que
os esportes radicais compreendem. O mais apaixonado purista, o rótulo
dos praticantes dos esportes radicais, não combina com a realidade,
porque eles não competem para ganhar "qualquer coisa".
De forma mais grave, os esportes radicais são freqüentemente
rotulados como culpados por estereotipar os participantes desta atividade
como estúpidos, impulsivos, e às vezes suicída.
Alguns dos esportes já existem há décadas e são
proponentes de gerações de momento, algumas dão origem
a personalidades bem conhecidas. A escalada tem gerado nomes reconhecidos
publicamente como o Edmund Hillary, Chris Bonington, Wolfgang Gullich
e mais recentemente Joe Simpson. Outro exemplo, de esporte radical que
originalmente foi inventado séculos atrás foi o surf e o
bungee jump, ambos criados pelos nativos havainos como forma de "teste"
entre os homens da aldeia."
Exemplos de esportes radicais:
Acquaride, Acrobacia Aérea, Arvorismo,
Automobilismo, Asa-delta, Balonismo, BMX, Biatlo, Bodyboard, Bungee jumping,
Canoagem, Canyoning, Corrida aérea, Corrida de Aventura, Esqui,
Kitesurf, Mergulho, Motocross, Mountain Bike, Orientação,
Paintball, Parapente, Parkour, Paraquedismo, Patinação,
Rafting, Rapel, Sandboard, Skateboard, Skimboard, Snowboard, Snowmobile,
Stand up paddle surfing, Surf, Tirolesa, Trekking, Triathlon, Vôo
livre, Wakeboard, Waveski, Wheelie, Windsurf."
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