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69 - CAMPEONATO MUNDIAL DE ESPORTES AQUÁTICOS _Frases JT _Tendas Global_tendas, palcos, locação
 

 

"O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos (ou Campeonato Mundial da FINA) é um dos eventos mais importantes (junto com os Jogos Olímpicos) para os seguintes esportes: Saltos ornamentais, Pólo aquático, Natação e Nado sincronizado. É organizado pela Federação Internacional de Natação, e nele é usada a piscina de 50m, ou "piscina longa".
O evento foi realizado pela primeira vez em 1973. De 1978 a 1998, o campeonato foi realizado de quatro em quatro anos, sempre nos anos pares, entre dois Jogos Olímpicos. Desde 2001, entretanto, acontece de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares.

Eventos

Natação 50m Costas 50m Borboleta 50m Peito 50m Livre 100m Costas 100m Borboleta 100m Peito 100m Livre 200m Costas 200m Borboleta 200m Peito 200m Livre 200m Medley 400m Livre 400m Medley 4x100m Livre 4x100m Medley 800m Livre 4x100m Livre 1.500m Livre Saltos Ornamentais Trampolim 1m Trampolim 3m Plataforma Trampolim 3m Sincronizado Plataforma Sincronizada Maratonas Aquáticas 5km 10km 25km Nado Sincronizado Solo Dueto Equipe Combinação livre Pólo Aquático Masculino Feminino .

O Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos de 2013 é a décima quinta edição do Campeonato Mundial de Esportes Aquáticos e acinteceu, em Barcelona, na Espanha, entre 19 de julho e 4 de agosto de 2013.

O torneio foi originalmente designado para ocorrer em Dubai, Emirados Árabes Unidos, mas Dubai desistiu de sediar a competição em março de 2010. A FINA refez a seleção do local e Barcelona foi escolhida como sede em 26 de setembro de 2010."



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70 - HISTÓRIA DA FÓRMULA 1 _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Dicas JT_como fazer, como resolver
 

 

"A história da Fórmula 1 tem início com as competições de Grandes Prêmios disputadas na Europa, no início do século XX. Apenas durante a Segunda Guerra Mundial, houve uma pausa. As competições de Grande Prêmio recomeçaram logo após o fim do conflito, em 9 de Setembro de 1945, prosseguindo até a atualidade, sem interrupções.

Anos 1950: o início
] Um carro da Alfa Romeo, usado na temporada de 1950. Seguindo os dirigentes do automobilismo, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) anunciou a prova inaugural do campeonato mundial de F-1, em um sábado, 13 de maio de 1950 no Circuito de Silverstone, na Inglaterra, para não coincidir com um culto religioso local. O campeonato anunciado compreendia 6 GP's a serem disputados na Europa: Inglaterra, Mônaco, Suíça, Bélgica, França e Itália, e seria ainda adicionado o resultado das 500 Milhas de Indianápolis, tornando, dessa maneira, um campeonato "mundial" (apesar do fato de que os carros, equipes e pilotos que competiam nos EUA serem completamente diferentes dos da Europa). Devido às dificuldades do pós-guerra, os carros eram todos do pré-guerra. Permitiu-se a participação de carros com motores superpressurizados até 1,5 litro ou com motores aspirados de 4,5 litros. A confirmação da presença da Alfa Romeo foi determinante para o momento. Sua participação com as Alfettas, dominantes na época, trouxe prestígio para o campeonato. Confirmaram presença a Ferrari (mas os carros não ficaram prontos para a prova inaugural), Maserati, algumas "Voiturettes" ERA e carros esportivos modificados, como os Talbots. Seriam descartados os 3 piores resultados das 7 corridas disputadas. A pontuação era assim dividida: 8 pontos para o primeiro colocado; 6 para o segundo; 4 para o terceiro; 3 para o quarto; 2 para o quinto colocado e um ponto para o piloto que marcasse a volta mais rápida da prova. A prova inaugural em Silverstone contou com um público de 100.000 pessoas estimadas, além da presença do Rei George VI, a Rainha Elizabeth e a princesa Margareth. Após o domínio nos dois primeiros anos das Alfettas e as antigas voiturettes, a Ferrari apresenta um carro vencedor com motor de 4,5 litros e domina completamente os anos de 1952 e 1953, dando a Alberto Ascari o título de bicampeão. Neste momento, a Alfa, que competia ainda com as Alfettas (projeto do pré-guerra) não tinha recursos financeiros para investir no desenvolvimento de um novo projeto e decide abandonar a categoria. Em 1954, a Mercedes-Benz retorna ao esporte com um carro perfeito que deu a Juan Manuel Fangio mais 2 títulos, tornando-se tricampeão mundial. Os carros são menores, com motores de 2,5 litros. Ao final de 1955, a Mercedes abandona as competições em razão da tragédia de Le Mans ocorrida naquele ano, quando mais de 80 espectadores morreram quando a Mercedes de Pierre Levegh projetou-se sobre a multidão. Neste momento, a Ferrari contrata Fangio, que conquista o quarto título na F-1. Em 1957, ele conquista seu quinto (e último) título pela Maserati. Em 1955, a Vanwall, primeira equipe inglesa de F-1, apresenta um carro originalmente concebido para a Fórmula 2 de 2,0 litros, porém equipado com freios a disco e injeção de combustível. Em 1956, a Vanwall apresenta o motor de 2,5 litros e um novo chassi concebido por Colin Chapman, que nesta época desenvolvia carros esporte para a Lotus. Após algumas modificações introduzidas na suspensão por Chapman e a contratação de um especialista em carrocerias, Frank Costin, o carro da Vanwall tornou-se extremamente competitivo. Para brigar pelo campeonato foram contratados 2 excelentes pilotos: Stirling Moss e Tony Brooks. Assim, a Vanwall se tornou a primeira equipe campeã de construtores em 1958. Em 1958, a Cooper apresenta um pequeno carro (baseado nos modelos da Fórmula 3 de 500cc) com motor de fabricação própria, montado na parte traseira, com um acentuado índice de avanço técnico comparado aos carros da época. Este carro marcou os modelos da década que se iniciava já sendo campeão de construtores e de pilotos, com o australiano Jack Brabham, em 1959 e 1960.

As cores dos carros As cores tradicionais dos carros no início da Fórmula 1 eram: o verde para as equipes inglesas, o vermelho para as italianas, o azul para as francesas e o branco alemão. Nessa época, a F-1 era essencialmente um esporte, e o mercantilismo ainda não tinha tomado conta. As equipes eram mantidas com ajuda das empresas de petróleo e fabricantes de pneus. Essa obrigação durou até 1968.

A primeira mulher
No ano de 1958, pela primeira vez a Fórmula 1 teve uma mulher piloto alinhando no grid. Foi a italiana Maria Teresa de Filippis. Ela tentou se classificar para 5 grandes prêmios, quatro deles pela equipe Maserati e um pela Porsche. Classificou-se para três deles. Sua melhor atuação foi em sua segunda corrida, na Bélgica em 1958, quando largou na 15ª colocação e terminou na 10ª".

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71 - 10 MELHORES PILOTOS DA F-1 _Anuncie Aqui! _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

 

" 10 - Jim Clark (1936-1968
Número de Conquistas: 2 Temporadas: 1963, 1965 O nome do piloto escocês Jim Clark pode não soar familiar para nós nos dias de hoje. No entanto, é fato que ele tenha sido um dos pilotos de Fórmula 1 mais populares dos anos 60, tendo arrebatado nesta década dois campeonatos mundiais de F1, conquistados depois de dois títulos de F3. Muito diferente do que ocorre atualmente, Jim Clark foi fiel à sua equipe - a Lotus - já que correu durante os oito anos de carreira na F1 pela escuderia inglesa, sendo o responsável pela popularização da equipe. Clark manteve uma série de recordes na categoria que continuaram de pé até os anos 80, quebrados por Alain Prost e Ayrton Senna.

09 - Alberto Ascari (1918-1955) Número de Conquistas: 2 Temporadas: 1952, 1953 No início da carreira, Alberto Ascari pilotava motocicletas em vez de carros de Fórmula 1. Sua primeira experiência com automobilismo se deu em uma Ferrari, mas foi pilotando uma Maserati que ele começou a ganhar seus primeiros grandes prêmios. No entanto, ao aceitar a oferta de correr pela mais famosa escuderia italiana, a Ferrari, Alberto Ascari conquistou o campeonato de 1952, ao vencer todas as corridas da Europa daquele ano. No ano seguinte, Ascari obteve o mesmo sucesso e conquistou o bicampeonato. No entanto, dois anos depois, o piloto italiano perdeu a vida em um acidente durante um teste com um carro esporte da Ferrari em Monza, aos 36 anos.

08 - Ayrton Senna (1960-1994) Número de Conquistas: 3 Temporadas: 1988, 1990, 1991 O melhor piloto de Fórmula 1 de todos os tempos, segundo eleição da revista inglesa Autosport, em dezembro de 2009, o tricampeão brasileiro Ayrton Senna obteve seus títulos entre 1988 e 1991. Chegou a ser vice-campeão nos anos de 1989 e 1993. Senna estreou na F1 em 1984, pela equipe Toleman-Hart e passou para a Lotus no ano seguinte. Em 1988, o brasileiro mudou de equipe e passou a competir pela McLaren, na qual se sagrou campeão pela primeira vez. Este feito ainda se repetiria mais duas vezes, em 1990 e 1991, pela mesma equipe. Em 1994, Senna saiu da McLaren e foi para a então poderosa Williams-Renault, escuderia na qual encerraria sua carreira de forma trágica em um dos mais chocantes acidentes da Fórmula 1. Mas isso é assunto para um outro post...

07 - Nelson Piquet (1952-) Número de Conquistas: 3 Temporadas: 1981, 1983, 1987 Nelson Piquet é um dos maiores pilotos de Fórmula 1 do Brasil e foi o primeiro brasileiro a conquistar o tricampeonato mundial da categoria automobilística. Piquet estreou na Fórmula 1 pela equipe Ensign em 1978. No entanto, neste mesmo ano correria ainda por outras duas escuderias: a McLaren e a BS Fabrications. Seu primeiro título veio em 1981, com a equipe inglesa Brabham. O segundo, pela mesma equipe, veio dois anos depois. Piquet sai da Brabham em 1986 e vai para a Williams-Honda, de Frank Williams. Em 1987, o piloto conquista seu terceiro título e se torna o maior campeão brasileiro até então.

06 - Niki Lauda (1949-) Número de Conquistas: 3 Temporadas: 1975, 1977, 1984 O piloto austríaco Niki Lauda estreou na Fórmula 1 em 1971, pela equipe March. Sagrou-se campeão pela primeira vez em 1975, pela escuderia Ferrari. No ano seguinte, Lauda se envolve em um grave acidente: seu carro pega fogo e o piloto sofre terríveis queimaduras. No entanto, o incidente não o fez esmorecer e em 1977 torna-se bicampeão. Uma série de péssimos resultados lhe tirou das competições em 1979, e então o piloto funda uma companhia aérea e passa a administrar a empresa. Voltou às pistas em 1982 e em 1984 se tornou campeão mundial mais uma vez.

05 - Jackie Stewart (1939-) Número de Conquistas: 3 Temporadas: 1969, 1971, 1973 O primeiro título mundial de Jackie Stewart foi conquistado em 1969, como piloto da Matra. Em 1971 ele repetiria a façanha, pela Tyrrel. Dois anos depois, em 1973, Stewart se tornaria o terceiro tricampeão mundial de Fórmula 1. Stewart estabeleceu um recorde de 27 vitórias na F1, que perdurou até 1987, quebrado por Alain Prost. Jackie Stewart idealizou ainda o modelo de capacete que protege toda a cabeça do piloto (tal como nos dias atuais, já que antes o artefato parecia-se mais com um capacete de piloto de monomotor) e o macacão antichamas. Stewart fundou a sua própria equipe em 1997 – a Stewart –, no entanto, a equipe foi vendida dois anos depois para a Jaguar.

04 - Jack Brabham (1926-) Número de Conquistas: 3 Temporadas: 1959, 1960, 1966 Como quase todo piloto de F1, o australiano Jack Brabham iniciou sua carreira pilotando karts, chegando, inclusive, a ser campeão. Brabham conquistou três títulos mundiais da categoria automobilística mais rápida do mundo nos anos de 1959 e 1960, pela equipe Cooper e em 1966, pela equipe que ele mesmo fundou, a Brabham Racing Organization. Brabham parou de competir em 1970 e vendeu a equipe para seu amigo Ron Tauranac.

03 - Alain Prost (1955-) Número de Conquistas: 4 Temporadas: 1985, 1986, 1989, 1993 Considerado um dos mais talentosos pilotos de todos os tempos, Alain Prost se consagrou como tetracampeão de F1 em 1993, pela Williams. Antes, ele havia conquistado três títulos pela McLaren, equipe em que protagonizou ao lado de Ayrton Senna uma das mais ferrenhas rivalidades do automobilismo. Ao todo, Prost venceu 51 grandes prêmios na carreira e se retirou das pistas no ano em que ganhou seu último título. Entre 1997 e 2001, Prost foi dono de sua própria equipe, a Prost Grand Prix Racing Team, que faliu em 2002.

02 - Juan Manuel Fangio (1911-1995) Número de Conquistas: 5 Temporadas: 1951, 1954, 1955, 1956, 1957 Sem dúvidas, o piloto pentacampeão argentino Juan Manuel Fangio foi e continua sendo não só um dos maiores ícones da Fórmula 1, mas do esporte mundial. Quanto ao número de títulos, Fangio permaneceu imbatível durante mais de quarenta anos. Fangio disputou oito campeonatos e até os dias de hoje foi o único a ganhar quatro títulos correndo por quatro equipes diferentes. Enquanto que o seu recorde de número de títulos foi quebrado, outro em especial ainda se mantém intacto: Fangio foi o piloto mais velho a ser campeão: aos 46 anos.

01 - Michael Schumacher (1969-) Número de Conquistas: 7 Temporadas: 1994, 1995, 2000, 2001, 2002, 2003, 2004 O alemão Michael Schumacher iniciou sua carreira na Jordan em 1991, mas foi na Benetton, em 1992, que ele venceu a sua primeira corrida. Dois anos depois, Schumi conseguiu seu primeiro título, por apenas 1 ponto, em uma luta travada entre sua equipe e a Williams. O piloto seria campeão mundial novamente em 1995 com certa facilidade. No ano seguinte seu destino é a toda-poderosa Ferrari, que estava sem vencer um mundial há 18 anos. O primeiro título pela equipe só viria em 2000; mas o que ninguém esperava era que ele obtivesse outros quatro consecutivos após esse ano: 2001, 2002, 2003 e 2004. Michael Schumacher se tornava, então, o maior piloto de todos os tempos, superando até o argentino Juan Manuel Fangio. A partir daí, o piloto alemão quebraria praticamente todos os recordes da F1, tornando-se uma lenda viva do esporte. Notadamente, Schumacher sempre esteve envolvido em diversas polêmicas, “irregularidades” e possíveis “favorecimentos”, o que fez de sua carreira uma das mais (ou talvez “a mais”) polêmica da história da Fórmula 1. Havia encerrado a carreira em 2006, no GP do Brasil. No entanto, voltou às pistas em 2010 e vem provando que não é mais nem sombra do imbatível heptacampeão que fora um dia."

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72 - F-1: HISTÓRIA DO AUTÓDROMO DE INTERLAGOS/SP _Anuncie Aqui! _Portal Jeito e Talento_variedades
 

 

"A história do autódromo de Interlagos começa na década de 20, quando teve início o processo de urbanização da cidade de São Paulo. Em 1926, a empresa imobiliária de construção civil Auto-Estradas S.A. (AESA), dirigida pelo engenheiro britânico Louis Romero Sanson, projetou o bairro Balneário Satélite da Capital, situado entre as represas Guarapiranga e Billings, construídas em 1907 pela Light, para abastecer a cidade com água e energia elétrica.
O ambicioso projeto de Sanson incluía a construção de grandes vias, de um estádio com pista atlética, quadras esportivas, lagos para iatismo e um autódromo. Para a elaboração do planejamento, contratou o urbanista francês Alfred Agache, que havia trabalhado no Plano para Remodelação, Expansão e Embelezamento do Rio de Janeiro. Foi a partir de uma observação de Agache, que achou o local parecido com a cidade Interlaken, na Suíça, que o bairro passou a ser chamado Interlagos. A quebra da bolsa de Nova York, em 1929, entretanto, afetou o país e frustrou os planos de Sanson.

As revoluções nacionais de 1930 e 1932 também contribuíram para a estagnação do projeto. Mas mesmo em meio à crise, o Brasil começava a despertar para os esportes automobilísticos nessa época. Desde o início do século 20 pequenos campeonatos locais eram organizados por clubes automotivos, e, no dia 8 de outubro de 1933, foi realizada a primeira corrida de automóveis de caráter internacional do país, o 1º Grande Prêmio Internacional da Cidade do Rio de Janeiro.

A prova aconteceu no chamado Circuito da Gávea, também conhecido como Trampolim do Diabo, nas ruas da cidade, como era costume na época, com largada na rua Marquês de São Vicente. O sucesso das corridas do Rio incentivaram a realização do 1º Grande Prêmio Internacional Cidade de São Paulo, no dia 12 de julho de 1936, em um circuito com largada na av. Brasil. A prova, entretanto teve um imprevisto grave: a piloto francesa Hellé-Nice perdeu o controle de seu Alfa Romeo no final da corrida e atropelou o público. O acidente resultou na morte de quatro pessoas e deixou outras 37 feridas.
O acontecimento trágico mobilizou o então diretor do Automóvel Club do Brasil e diretor jurídico do Banco do Comércio e Indústria de São Paulo, Eusébio de Queiroz Mattozo. Matozzo percebeu a urgência em ter um autódromo no país e solicitou a Sanson que acelerasse as obras do circuito de Interlagos. Sanson fez uma extensa pesquisa sobre os melhores autódromos do mundo, como Indianápolis, Roosevelt Raceway (EUA), Brooklands (Inglaterra) e Monthony (França), e consultou engenheiros e técnicos especializados, além de pilotos experientes.
A construção teve início em 1938 e a pista ficou pronta no final do ano seguinte, com seus 7.960 m da concepção original. Mesmo sem a conclusão de todo o projeto original -que incluía arquibancadas, lanchonetes, banheiros, boxes, torre de transmissão e estacionamento para 10 mil carros-, por falta de recursos financeiros da AESA, o autódromo foi aprovado pelo Automóvel Club do Brasil. Em função das chuvas que assolaram a cidade no período, a inauguração oficial do circuito, prevista para 19 de novembro, foi adiada para o ano seguinte. O autódromo de Interlagos foi inaugurado no dia 12 de maio de 1940, com o 3º Grande Prêmio Cidade de São Paulo e uma prova de motocicletas. Cerca de 15 mil pessoas compareceram à abertura do primeiro autódromo do Brasil.
A corrida foi vencida pelo piloto brasileiro Nascimento Júnior, em um Alfa Romeo 3500 cm³, seguido por Chico Landi em seu Maserati 3000 cm³, e Geraldo Avellar em um Alfa Romeo 2900 cm³ Nos anos seguintes, pilotos de destaque no Brasil, como Landi, Carlos Guinle, Sabbado D'Angelo e Manuel de Teffé, ajudaram a chamar a atenção do mundo para o autódromo de Interlagos.


O circuito sediou sua primeira corrida internacional, a Circuito Internacional de Interlagos, em 30 de março de 1947, com carros Grand Prix, antecessores da Fórmula 1. O circuito foi administrado pela AESA até 1954, quando foi vendido por um valor simbólico ao comitê de celebração do IV Centenário da Cidade de São Paulo. Em 1957, a pista foi dividida em dois circuitos: um anel externo, com extensão de 3.205m, para corridas de alta velocidade, e outro, o completo, para provas que exigiam mais habilidade dos pilotos. No final de 1967, o autódromo foi fechado para reformas e voltou a funcionar em 1º de março de 1970. Em 1971, mais ajustes foram providenciados para a chegada da Fórmula 1 ao país.

Em 30 de março de 1972, o autódromo sediou pela primeira vez uma corrida da categoria. A competição, entretanto, não contou pontos para o campeonato mundial. A corrida foi vencida pelo argentino Carlos Reutemann, seguido pelo sueco Ronnie Peterson e pelo brasileiro Wilson Fittipaldi Jr. Com o sucesso do evento, o Brasil passou a integrar, já no ano seguinte, o calendário oficial do Campeonato Mundial de Fórmula 1. A primeira prova brasileira aconteceu em 11 de fevereiro de 1973 e foi vencida por Emerson Fittipaldi, seguido pelo escocês Jackie Stewart e pelo neozelandês Dennis Hulme. Em 1978 a prova foi transferida para o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, inaugurado em 1966 e reformado de acordo com exigências da FIA em 1977.

No ano seguinte, entretanto, o evento voltou a ser realizado em São Paulo. Em 1980, a prefeitura de São Paulo não conseguiu liberar os recursos necessários para manter o autódromo no nível mínimo exigido pelas autoridades desportivas, preferindo abrir mão do evento. A prefeitura do Rio de Janeiro aproveitou então a oportunidade e em 1981 o GP do Brasil foi novamente transferido para o circuito de Jacarepaguá, onde aconteceu até 1989. Nesse período, o autódromo de Interlagos passou por obras de pequeno porte e recebeu uma série de outros campeonatos, como Fórmulas Ford, 2 e 3, Super Vê, Vw e Turismo. Em 1985, o autódromo passou a se chamar José Carlos Pace, em homenagem a um dos grandes nomes do automobilismo nacional, morto em 1977 em um acidente aéreo. No final de 1989, aconteceu o inverso: a prefeitura do Rio de Janeiro não teve verba para manter o evento e a prefeita de São Paulo na época, Luiza Erundina, e o então presidente da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Piero Gancia, uniram esforços e trouxeram o GP do Brasil de volta para a cidade.

O autódromo de Interlagos passou por uma série de reformas, com construção de novos boxes e torre de controle, e o percurso foi encurtado para 4.325 km, de acordo com a tendência atual de circuitos com no máximo 4.500m de extensão. A reinauguração aconteceu no dia 23 de março de 1990. A corrida foi vencida pelo francês Alain Prost, com o austríaco Gethard Berger em segundo lugar e o brasileiro Ayrton Senna em terceiro. Desde então, melhoramentos têm sido introduzidos a cada ano, mantendo sempre o circuito atualizado, acompanhando a constante evolução do automobilismo."

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