Lua_ +
  _Revista Geral Jeito e Talento       _Piadas Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE EVENTOS
CURIOSIDADES DE EVENTOS
 
ORIGENS, HISTÓRIAS, SIGNIFICADOS, COSTUMES, COISAS A SABER, COMO SURGIU, TRADIÇÕES...

menu curiosidades COMO SURGIU A FESTA JUNINANATAL E SEU SIGNIFICADOCURIOSIDADES SOBRE A FESTA JUNINAANIVERSÁRIOS PELO MUNDOOS COSTUMES DE CANTAR HISTÓRIA DA FEIRA DA MADRUGADA, DO BRÁS A ORIGEM DO TERMO: COMO SURGIRAM O BOLO E A VELA DE ANIVERSÁRIOA HISTÓRIA DO ANIVERSÁRIOAS ORIGENS DA PÁSCOACOMO SURGIU O DIA DOS NAMORADOSCOISAS PARA SABER SOBRE SEU ANIVERSÁRIOQUANDO SURGIU O COSTUME DE SE COMEMORAR ANIVERSÁRIOSCOMO SURGIU A FESTA DE 15 ANOSO COSTUME DE APAGAR AS VELAS DE ANIVERSÁRIOTRADIÇÕES DAS FESTAS DE ANIVERSÁRIO

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
09 - CURIOSIDADES SOBRE A FESTA JUNINA _Ao Ganha Pouco_materiais para construção, constutora _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas
 

Balões e fogos de Artifício: Costume trazido pelos portugueses, os balões serviam paa avisar que a festa iria começar e ps fogos de artifício lançados seriam para "acordar" São João Batista.

Mastro São João: Erguido durante a festa para celebrar os três santos (São João, Santo Antonio e São Pedro). No topo dos mastros são amarrados bandeirinhas simbolizando cada um dos santos.

Música: A música e os instrumentos utilizados como cavaquinho, sanfona, triângulo, reco-reco, etc, estão na base da música popular e folclórica portuguesa e foram trazidos para o Brasil pelos portugueses.


Roupas:
As roupas conhecidas como "caipiras" ou "saloias" são referência ao povo campestre que povoou o Nordeste.

Arraial: Local onde ocorre a maioria dos festejos juninos, normalmente é um espaço ao livre (cercado ou não) onde são erguidas barracas.


Fogueira: de origem européia, as fogueiras fazem parte da antiga tradição pagã de celebrar o solstício de verão (perto do dia 21 de junho)


Quadrilha: Nome originado da dança de salão francesa (para quatro pares) do século XIX. A dança tem origem tipicamente européia com quadrile (dança popular nos meios aristocratas franceses), que por sua vez surgiu da dança inglesa de origem campesina, camada decontradense. Ao longo do século XIX, a quadrilha como hoje conhecemos, se difundiu, aumentando o número de pares e abandonando passos típicos europeus. A dança teve seu ápice no Brasil rural, daí as roupas caipiras, tornando-se dança própria do festejo junino.

Decoração Junina:
As decorações são de grande influência portuguesa, que por sua vez, traziam as novidades e descobertas da Àsia no século XIX.


Comida:
A festa junina possui uma gastronomia típica que inclui em sua maior parte receitas com o milho. O milho é uma comida característica desta região nesta época do ano, que, devido às chuvas, as lavouras produzem muita quantidade dese alimento. Assim, as festas juninas aproveditam a grande colheita para cozinhar comidas como: canjica, pamonha, curau, entre outras.


Origem da Fesa Junina:
As festas juninas são eventos multiculturais, embora o formato como a conhecemos tenha tido origem nas festas dos santos populares em Portugal: Santo Antonio, São João e São Pedro.


A tradição no Brasil veio de países europeus criatianizados a partir de meados do século XIX. A festa já tinha sido trazida para o país pelos portugueses e logo foi incorporada aos costumes das populações indígenas e afro-brasileiras.

Hoje são divididas em dois tipos distintos: as festas da região nordeste e as festas do Brasil caipira (interior do estado de São Paulo, norte do Paraná, sul de Minas Gerais e Goiás).
As festas juninas realizadas no nordeste sã oconhecidas internacionalmente, são elas: campina Grande (PB) e Caruaru (CE) que disputam o título de maior São João do Mundo; e Juazeiro do Norte (CE) e Mossoró, as quais disputam o terceiro lugar de maior são João do Mundo.

Fonte: Exposição Arraiá da Moda


Brincadeiras de São João:
Corrida do saco; Pescaria; Correio elegante; Pau de cebo; Corrida do ovo na colher.





+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Portal PALAVRAS-CRUZADAS DE DEBUTANTES_passatempos JT
 
  38ª MARCHA DA FÉ - PADRE DONIZETTI - TAMBAÚ/SP_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Portal Jeito e Talento_variedades...
 
 
10 - O COSTUME DE APAGAR AS VELAS DE ANIVERSÁRIO _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Ao Ganha Pouco_materiais para construção, constutora
 

"Foi na Grécia antiga, em homenagem a Artêmis, deusa da caça, reverenciada no sexto dia de cada mês. Segundo a mitologia, essa divindade era representada pela Lua, a forma pela qual protegia a Terra. O bolo redondo, coberto de velas acesas, simbolizava a lua cheia. O mesmo costume reapareceu, não se sabe como, entre os camponeses alemães do século XIII, que inventaram a kinderfeste (festa infantil).

Essa comemoração começava ao raiar do dia, quando as velas eram acesas e a criança acordava com a chegada do bolo.

Havia sempre uma vela a mais do que a idade da criança, significando a luz da vida. O aniversariante tinha de apagar todas as velinhas de uma só vez, fazendo um pedido, que só se realizaria se fosse mantido em segredo."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Portal TRILHA COM GAIOLA_fotografando JT
 
  38ª MARCHA DA FÉ - PADRE DONIZETTI - TAMBAÚ/SP_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Tendas Global = tendas, palcos, locação = Tendas Global...
 
 
11 - COISAS PARA SABER SOBRE SEU ANIVERSÁRIO _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral
 

 

"Aniversário é a repetição anual do mês e do dia em que ocorreu um determinado fato, seja um nascimento, um casamento ou a morte de alguém.

Em algumas culturas, o aniversário é celebrado nove dias depois da data de nascimento, talvez para “trazer felicidade e sorte” para o aniversariante.

No Vietnã, os aniversários não são comemorados individualmente na data de nascimento da pessoa, mas coletivamente durante a celebração do ano novo lunar.

Afinal, muçulmano comemora aniversário? A resposta é não, pois diz a tradição que nem o aniversário do profeta Maomé deve ser comemorado (comemoração que, aliás, é desrespeitada em algumas regiões de maioria islâmica).

E os judeus, comemoram aniversários? Sim, a data de nascimento é uma data que deve, para o judeu, ser celebrada com reflexões, orações, caridade e estudo da Torá. O hábito de ler um Salmo correspondente ao seu próximo ano (quem está completando 20 anos deve ler o Salmo 21) é comum entre os judeus.

A origem das festas de aniversário ainda é desconhecida, mas os historiadores sabem que os antigos romanos já faziam celebrações semelhantes, chamadas de “dies sollemnis natalis”.

Os brasileiros comemoram o aniversário de alguém cantando a música Parabéns Pra Você. Nos Estados Unidos, a música entoada é Happy Birthday.

Os salgadinhos mais comuns nas festas de aniversário brasileiras são o cachorro-quente, a coxinha e o bolinho de carne. Os doces mais comuns são, além do bolo: beijinho, cajuzinho, olho-de-sogra, quindim e brigadeiro.

Enquanto que no Sul e Sudeste, o cajuzinho é preparado com amendoim torrado e sem casca com leite condensado, no Nordeste ele é feito com a polpa do próprio caju envolvida em açucar cristal ou refinado.

O brigadeiro é um doce tipicamente brasileiro. Recebeu esse nome em homenagem ao brigadeiro Eduardo Gomes, ex-candidato à presidência da República no início dos anos 1950.

O bolo de aniversário tem origem no culto da deusa Ártemis. Os antigos gregos reverenciavam a deusa oferecendo bolos no templo de Éfeso, antiga colônia grega onde hoje é a Turquia. Mas se engana quem pensa que o bolo continha recheio de goiabada e cobertora de glacê. Ele era, na verdade, uma espécie de preparado de pão e mel no formato de meia lua.

Segundo alguns historiadores, as velas também tem origem pagã. Seu uso foi herdado do culto aos antigos deuses, que levavam as preces do fiéis até os céus por meio da fumaça.

Você sabia que os primeiros cristãos não comemoravam aniversários, talvez devido à sua origem pagã? Aliás, ainda hoje as Testemunhas de Jeová, assim como os adeptos de outras religiões, não comemoram aniversários.

O Parabéns Pra Você é uma versão brasileira de Happy Birthday, a tradicional música de aniversário norte-americana. A autora da letra é a poetisa paulista Bertha Celeste Homem de Mello. Antes da criação da música, os brasileiros cantavam o Happy Birthday norte-americano.

Bertha tinha 40 anos quando participou do concurso da escolha da letra de Parabéns Pra Você com outros cinco mil candidatos. Detalhe: ela bolou a letra em apenas cinco minutos.

Você sabe o que é um desaniversário? É um evento que pode ser comemorado em qualquer dia, desde que não seja o dia de aniversário de alguém. O neologismo desaniversário foi criado pelo escritor Lewis Carrol em Alice no País dos Espelhos.

Quer fazer amizade com pessoas que nasceram no mesmo dia que você? Entre no Orkut e digite “Eu nasci em (a data de seu aniversário)” na busca de comunidades.

Quer saber em que dia da semana de 2051 (ou 2052, 2053…) cairá o seu aniversário? Então, clique AQUI.

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal PALAVRAS-CRUZADAS DE DEBUTANTES_passatempos JT
 
  MODELOS DE VESTIDOS DE DEBUTANTES_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo...
 
 
12 - A HISTÓRIA DO ANIVERSÁRIO _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais
 

 

"Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração – com o requinte de velas acesas – nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. É interessante notar que na bíblia há a narrativa de apenas duas festas de aniversário, em Genesis 40:20 e Mateus 14:6 e sobre estes eventos um dos pais da igreja , “Orígenes [escritor do terceiro século EC] . . . insiste em que ‘dentre todas as pessoas santas nas Escrituras, não se registra nenhuma delas como tendo guardado uma festa ou realizado um grande banquete em seu aniversário natalício. São apenas os pecadores (como Faraó e Herodes) que fazem grandes festejos quanto ao dia em que nasceram neste mundo.”

Também em adição, a diz que os judeus “consideravam as celebrações de aniversários natalícios como parte da adoração idólatra . . ., e isto provavelmente por causa dos ritos idólatras com que eram celebrados em honra dos que eram considerados como deuses padroeiros do dia em que a pessoa nasceu”. Note que o dia mais importante na religião conhecida como Satanismo é o dia do nascimento, pois acreditam que neste dia nasce um deus. Os gregos dizem que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o Deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Outras obras de referência entram em consideráveis pormenores sobre a origem das celebrações de aniversários natalícios: “As festas de aniversários natalícios começaram anos atrás na Europa. As pessoas criam em espíritos bons e maus, às vezes chamados de fadas boas e más. Todos temiam que esses espíritos prejudicassem o aniversariante, de modo que ele ficava cercado de amigos e parentes, cujos votos de felicidade, e sua própria presença, o protegeriam contra os perigos desconhecidos que o aniversário natalício apresentava. Dar presentes resultava em proteção ainda maior. Uma refeição em conjunto fornecia uma proteção adicional e ajudava a trazer as bênçãos dos espíritos bons.

Portanto, a festa de aniversário natalício destinava-se originalmente a proteger a pessoa do mal e garantir que tivesse um bom ano.” Este livro também explica a origem de muitos costumes relacionados com aniversários natalícios. Por exemplo: “O motivo [de se usarem velas] remonta aos antigos gregos e romanos, que criam que círios ou velas tinham qualidades mágicas. Eles oravam e faziam pedidos a ser levados para os deuses pelas chamas das velas. Os deuses enviariam então suas bênçãos e talvez respondessem às orações.”

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas BANDAS E FANFARRAS_fotografando JT
 
  DECORAÇÃO DE FESTAS_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas...
 
CURIOSIDADES SOBRE FESTAS E EVENTOS DE MODO GERAL
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 04 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu fotos Musas do Mundo da LutaMusas dos Esportes Olímpicos do BrasilMusas das Olimpíadas de Sochi 2014Musas das Olimpíadas de Londres 2012Musas do Mundial de Esportes AquáticosMusas da Copa das Confederações 2013Musas do Mundial de Vôlei de PraiaMusas do Mundial de AtletismoMusas do Pan Americano 2011Musas dos Esportes ArtísticosMusas das Olimpíadas do Rio 2016 menu fotografando

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Portal Jeito e Talento_variedades _Guardião - Segurança Eletrônica _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Valdirart Design_design gráfico _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Guardião - Segurança Eletrônica

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.anuncie.jeitoetalento.com)
(JT) (www.jogosmais.jeitoetalento.com)