Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Revista Geral Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE FUTEBOL
CURIOSIDADES DE FUTEBOL
 
ORIGENS, HISTÓRIAS, JOGOS, CAMPEONATOS, COPA, MUNDO, LANCES, PENALTYS, JOGADAS, JOGADORES, BOLA, COMPETIÇÕES

menu curiosidades O QUE É UM IMPEDIMENTO NO FUTEBOL?10 MELHORES TIMES DE FUTEBOL DO MUNDOCOMO ERA O FORMATO DOS CAMPEONATOS: 1930 - 1998A PRIMEIRA COPA DO MUNDOTODAS AS COPAS DO MUNDOCURIOSIDADES SOBRE AS COPAS DE 1930, 34 E 38COPA DO MUNDO 2010 - CURIOSIDADESCOMO SURGIU A COPA DAS CONFEDERAÇÕES12 CRAQUES DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013OS CONVOCADOS DO BRASIL PARA A COPA 20140S 10 MAIORES CRAQUES DO BRASIL NAS COPASOS 05 ESTÁDIOS MAIS IMPONENTES DO MUNDOCOMO SURGIU A BOLAOS ESTÁDIOS DO BRASIL E SUAS HISTÓRIASCOMO SURGIU A COPA DO MUNDONOSSO ESPORTE-REI: O FUTEBOLCOBRANÇA DE PÊNALTIQUANDO SURGIU O FUTEBOLAS BOLAS DE TODAS AS COPAS DO MUNDOA BOLA E A TABELA DA COPA DAS CONFEDERAÇÕES 2013CARTÕES AMARELO E VERMELHO

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
21 - TODAS AS BOLAS DAS COPAS DO MUNDO _Guardião - Segurança Eletrônica _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos
 

 

"URUGUAI - 1930:
A bola da Copa era uma montagem de 12 peças. Na final, os rivais discutiram sobre qual modelo usar: o uruguaio tinha uma circunferência maior do que a do argentino. Jogou-se um tempo com a bola de um time e o segundo com de outro.

ITÁLIA - 1934O:
segundo Mundial teve modelo de couro e 12 gomos. Em um dos gols da Itália na final, Orsi conseguiu um folclórico disparo de curva. No dia seguinte, o jogador tentou repetir o truque 20 vezes com o gol vazio e falhou. Especula-se que a bola tenha ficado torta no fim daquela partida.

FRANÇA - 1938: Assim como nas duas Copas anteriores, as bolas de 12 gomos usadas vieram de fornecedores locais, da França, produzidas com couro marrom. Este foi o último Mundial em que foram usados modelos com abertura e com cadarço.

BRASIL- 1950:
O primeiro Mundial brasileiro contou com uma bola de fabricante nacional, a Superball, de 12 gomos. A costura era interna e não havia mais a abertura e o cadarço. Seu couro, no entanto, seguia pesado quando encharcado, como nos modelos mais antigos

SUÍÇA- 1954:
A bola de 18 gomos fez sua primeira aparição no Mundial da Suíça e seguiu em uso até a Copa de 1966. Em 1954, pela primeira vez a Fifa regulamenta tamanho, peso e diâmetro dos modelos usados em suas competições oficiais.

SUÉCIA - 1958:
A bola de 18 gomos do Mundial sueco foi desenhada com costura interlaçada em ziguezague, para diminuir a tensão na costura. O modelo Top Star foi selecionado pela Fifa após testes realizados em um campo de futebol de Estocolmo.

CHILE - 1962:
As bolas chilenas não agradaram, com reclamações de que elas estavam “bebendo” água e, no sol, estavam perdendo a cor. Após o jogo inicial entre Chile e Suíça, modelos europeus chegaram como substitutos das marcas locais em algumas das partidas restantes

INGLATERRA - 1966:
Na última Copa antes da “era Adidas”, a Associação de Futebol inglesa convidou fabricantes locais para uma concorrência. Slazenger, produtor de materiais de Yorkshire, foi eleito graças a uma bola costurada por Malcolm Wainwright, 32 anos (ele fazia bolas desde os 15)

MÉXICO - 1970: TELSTAR
Modelo icônico do futebol mundial, foi o primeiro a usar o formato composto por 12 gomos pentagonais pretos e 20 hexagonais brancos. Ganhou o nome em menção a um satélite de comunicações lançado em 1962. A Adidas distribuiu somente 20 bolas para a Copa.

ALEMANHA OCIDENTAL - 1974: TELSTAR DURLASTO
modelo era uma variação em relação à bola do Mundial anterior, porém mais impermeável que a versão de 1970. Após a Copa, foram lançados outros modelos, como a “Super Lux”, com gomos laranjas e pretos, especial para jogos com neve.

ARGENTINA - 1978: TANGO
A bola foi batizada em homenagem ao gênero musical mais famoso da Argentina, país anfitrião da Copa. Seu design continha 32 painéis (12 pentágonos e 20 hexágonos), com estilo decorativo que criou um padrão de doze círculos iguais.

ESPANHA - 1982: TANGO ESPAÑA
Foi a última produzida com couro para um Mundial. Continha uma mistura de material sintético com costuras especiais para minimizar o aumento de peso em jogos na chuva. O desenho da bola foi ligeiramente alterado em relação à Copa anterior.

MÉXICO - 1986: AZTECA
Foi a primeira a ganhar um desenho estilizado em referência ao país anfitrião, com a reprodução de um mural asteca. A Azteca era feita de material sintético, completamente à prova d’água.

ITÁLIA - 1990: ETRUSCO UNICO
O nome e desenho tiveram inspiração na história antiga da Itália, país anfitrião do Mundial. Três cabeças de leão etruscas decoraram a estampa. Além da Copa de 1990, o modelo também foi adotado para a disputa da Euro de 1992, na Suécia

ESTADOS UNIDOS - 1994: QUESTRA
A bola ganhou o nome a partir do termo “quest”, para indicar a busca por estrelas. Desenvolvida na França, ela inspirou queixas de goleiros sobre instabilidade em superfícies úmidas. Ganhou versões especiais para a Euro 1996, Olimpíada 1996 e Campeonato Espanhol.

FRANÇA - 1998: TRICOLORE
Foi a primeira com desenho colorido desenvolvida para o torneio da Fifa. A Tricolore contava com símbolos da nação anfitriã, como um galo, um trem em velocidade e uma turbina. A bola era feita de um material sintético totalmente novo.

COREIA DO SUL E JAPÃO - 2002: FEVERNOVA
Com design inspirado na cultura asiática, recebeu críticas por supostamente ser leve. A Fevernova foi concebida após um trabalho de três anos no centro de desenvolvimento da Adidas, na Alemanha. Cerca de 2500 unidades foram entregues para a disputa do Mundial.

ALEMANHA - 2006: TEAMGEIST
O nome da bola do Mundial alemão significa "espírito de equipe". Sobre ela, a aparecia a inscrição, em inglês, "A time to make friends" ("É tempo de fazer amigos"). Demorou três anos para ser desenvolvida e tinha uma configuração de 14 gomos.

ÁFRICA DO SUL - 2010: JABULANI
A bola sul-africana foi protagonista ao arrancar críticas em série de jogadores envolvidos na competição, em razão da instabilidade no momento do chute. A Jabulani possuía 11 cores, em menção a cada dialeto oficial do país. O termo significa “celebrar” em Bantu isiZulu.

BRASIL 2014: BRAZUCA
O desenho da bola da Copa de 2014 foi revelado em um evento no Rio de Janeiro. Para a Fifa, o termo Brazuca expressa o orgulho nacional dos brasileiros, anfitriões do Mundial. Simboliza ainda emoção, orgulho e boa vontade com todos."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer O QUE LEVAR PARA UMA TRILHA?_dicas JT
 
  MELHORES TÉCNICOS DE FUTEBOL DO MUNDO_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Enigmas JT_treine seu raciocínio...
 
ÁRBITRO, ASSISTENTE, PARTIDA, GOL, FALTA, TABELA, PRORROGAÇÃO, JOGADOR, NEYAMAR, CRAQUES, COPA DOMUNDO 2014 NO BRASIL
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 03 04 05 ... 06 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu vídeos MÚSICASSTOP MOTIONARTES GERAISCHEERLEDERSMOVIMENTO SEQUENCIAL DE DOMINÓDECORAÇÕESEXPOSIÇÕESO MUNDO DA DANÇAFENÔMENOS

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
GRIFE JEITO E TALENTO _Anuncie Aqui! _Portal Jeito e Talento_variedades GRIFE JEITO E TALENTO

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.tendasglobal.jeitoetalento.com)
(JT) (www.frases.jeitoetalento.com)