Lua_ +
  _Receitas Jeito e Talento       _Revista Geral Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA
CURIOSIDADES DA LÍNGUA PORTUGUESA
 
LÍNGUA, LIVRO, CURSOS, PORTUGUESA, GRAMÁTICA, LINGUAGEM, DICIONÁRIO, LINGUAGEM, PORTUGUÊS...

menu curiosidades PALAVRA MAIS LONGA DA LÍNGUA PORTUGUESANOVAS REGRAS DA LÍNGUA PORTUGUESACOMO SURGIRAM OS NOMES DOS DIAS DAS SEMANAA ORIGEM DE ALGUMAS EXPRESSÕES POPULARESA UTILIDADE DO DICIONÁRIOQUEM INVENTOU O LIVRO?EXPRESSÕES DA LÍNGUA PORTUGUESAQUAL O TEXTO MAIS ANTIGO DA LÍNGUA PORTUGUESA?

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - QUEM INVENTOU O LIVRO? _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Valdirart Design_design gráfico
 

 

"Livro é um volume transportável, composto por páginas encadernadas, contendo texto manuscrito ou impresso e/ou imagens e que forma uma publicação unitária (ou foi concebido como tal) ou a parte principal de um trabalho literário, científico ou outro.

"Em ciência da informação o livro é chamado monografia, para distingui-lo de outros tipos de publicação como revistas, periódicos, teses, tesauros, etc.

O formato de livro como conhecemos hoje, o chamado códice, não é e nunca foi o único existente. Antes dessa encadernação de capa e páginas montadas em sequência, houve outras formas. Atualmente, também há novidades, como o áudio-livro e o livro eletrônico (ebook).

Os primeiros livros foram criados pelo povo sumério, quando este começou a escrever em tabletes de argila, por volta do ano 3.200 a.C. na Mesopotâmia, atual Iraque. O conteúdo, naquela época, era composto por leis, assuntos administrativos e religiosos, lendas e até poesia.

"A característica fundamental de um livro é ser portátil. Por isso não valem como livros as inscrições em rochas", explica Aníbal Bragança, professor do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense e pesquisador em Produção Editorial.

Com o tempo, o livro ficou mais leve graças à descoberta de outros materiais, como o papiro, obtido a partir de uma planta egípcia, e o couro de animais, dos quais o produto mais conhecido é o pergaminho.

A região de Pérgamo (onde hoje é a Turquia) desenvolveu o pergaminho por causa de uma proibição de importar papiro. Ela e Alexandria disputavam o posto de possuidoras da maior biblioteca do mundo conhecido. Para dificultar o crescimento da concorrente, o rei egípcio Ptolomeu V proibiu a exportação do papiro para aquele local.

Nessa época, o formato comum era o rolo ou o volume, feito de folhas de pergaminho coladas lado a lado. Essa colagem era depois enrolada em dois bastões de madeira ou marfim. Assim, as pessoas poderiam ler o pergaminho da mesma maneira como estavam acostumadas com o papiro, ou seja, desenrolando de um lado e enrolando de outro.

O papel chegou à Europa trazido da China por mercadores árabes apenas no século 12 e, mesmo com o novo suporte, os livros continuavam a ser manuscritos, copiados por monges. O trabalho era cansativo e um exemplar podia levar até mais de um ano para ficar pronto.

Isso só mudou na década de 1450, quando o alemão Gutemberg inventou a prensa e os tipos móveis, o que trouxe rapidez à produção do livro. A primeira obra impressa por ele foi a Bíblia.

Foi também este o primeiro livro que chegou ao Brasil, trazido pelos colonizadores. "Depois disso, os jesuítas trouxeram obras para suas missões e seus conventos, inclusive para ensinar e catequizar", diz o professor Aníbal.

Como em todos os países, também havia censura em Portugal, especialmente por parte da Igreja, e isso se refletia no Brasil. Assim, os livros censurados só podiam circular por aqui de maneira clandestina. Os outros entravam livremente, trazidos pelos colonizadores, pelos brasileiros que iam estudar em Portugal e em outros países, e pelos comerciantes.

No entanto, os livros só puderam ser feitos no Brasil a partir de 1808, quando a família Real portuguesa se mudou para cá e trouxe uma máquina impressora. Antes disso, era crime ter uma tipografia no país."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DA LÍNGUA PORTUGUESA_dicas JT
 
  BONECOS GIGANTES DE OLINDA_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Frases JT_rimas, poemas, engraçadas, de eventos, de amor...
 
 
06 - COMO SURGIRAM OS NOMES DO DIA DA SEMANA _Guardião - Segurança Eletrônica _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas
 


"Na língua portuguesa, a origem dos nomes dos dias da semana vem da Idade Média. O domingo, derivado do latim "dies Dominica", dia do Senhor, é considerado o último da semana para os cristãos. Ou seja, o sétimo, quando Deus descansou da criação do mundo. Era no dia da missa que havia maior aglomeração de pessoas e, por isso, os agricultores se reuniam em torno da igreja para vender seus produtos - o primeiro dia de feira. O dia seguinte, consequentemente, era o segundo, a segunda-feira. E daí por diante até chegar o sábado, cuja origem é o termo hebraico shabbatt, considerado o último da semana para os judeus. Essa relação da feira com a missa deu origem também a outras palavras.

"O termo latim fillius ecclesiae significa filho da Igreja, da assembléia. Ele originou as palavras 'freguesia', como ainda denominamos algumas paróquias, e 'freguês', do comércio", explica o professor José Augusto Carvalho, linguista, professor do Departamento de Línguas e Letras da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). E

m alguns outros idiomas ocidentais, o padrão adotado é diferente e segue os nomes dos planetas. Os primeiros descobertos pelos astrônomos são, na ordem, Saturno, Júpiter, Marte, Vênus e Mercúrio. Colocando a Lua por último e o Sol no centro do sistema, a ordem astrológica fica: Saturno, Júpiter, Marte, Sol, Vênus, Mercúrio e Lua.

O próximo passo é analisar como ficou então a sequência dos dias. "Quatro é considerado um número cabalístico, pois são quatro elementos da natureza, quatro estações do ano e muitas outras coisas são organizadas dessa forma", explica o professor José Augusto Carvalho. Usando, portanto, o número quatro, e contando a partir de Saturno, o primeiro planeta conhecido, chega-se ao Sol, do inglês Sun - Sunday, o primeiro dia da semana. Para o segundo dia, começa-se a conta em Sol e chega-se ao quarto que é Lua - Moon - Monday.

E assim até Saturday, sábado, de saturno. Porém, em inglês, Tuesday, Wednesday, Thursday e Friday diferem dessa lógica, oriundos da mitologia nórdica. A terça-feira, Tuesday, é um termo oriundo de Tyu - deus da Guerra, irmão de Thor. Este, por sua vez, origina Thursday, a quinta-feira. O pai de ambos, Odin, inspira Wednesday, a quarta. E, finalmente, a sexta é consagrada à deusa Fraye, de onde veio Friday. Em espanhol, francês e italiano, os dias também são contados pela ordem astrológica, mas sábado e domingo seguem a mesma lógica do português."



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal ZOOLÓGICO E BOSQUE DE RIBEIRÃO PRETO/SP _fotografando JT
 
  DICAS PARA PASSAR NO VESTIBULAR_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
07 - A UTILIDADE DO DICIONÁRIO _Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais _Guardião - Segurança Eletrônica
 










"Esse livro, que tem como sinônimos desmancha-dúvidas, glossário, léxico, léxicon, pai-dos-burros, tira-teimas, teouro e vocabulário, reúne muitos verbetes e várias outras informações importantes, embora o conteúdo de cada um deles varie conforme os autores. Geralmente, os dicionários compilam dados sobre a classe gramatical das palavras, a regência e a divisão silábica, além de trazer orientações sobre a pronúncia, os sinônimos, os antônimos e os termos derivados ou relacionados.

Também é possível encontrar na maioria deles as formas feminina, plural, aumentativa e superlativa. Tudo isso é indicado com abreviações explicadas nas primeiras páginas.

Portanto, consultá-las para entender tudo o que está escrito sobre determinado verbete é essencial. Por exemplo: s.2g. indica um substantivo de dois gêneros, tal como ocorre com personagem e motorista. Lat. (ou lat.) é referente a palavras originárias do latim, como se vê em entender e ósseo.
No início dos dicionários, também podem constar explicações sobre formas das conjugações verbais, prefixos, sufixos, regras de acentuação gráfica, formas de tratamento, símbolos matemáticos e até tabelas de numerais.
Alguns deles oferecem como conteúdo extra um resumo gramatical que permite sanar dúvidas sobre o emprego da crase e também do hífen (o que é bastante útil atualmente, pois, com o novo acordo ortográfico, o pequeno traço não existe mais em diversos verbetes)."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal REGRAS PARA USAR S, SS, Z, X, Ç;, CH, G e J_dicas JT
 
  OS BENEFÍCIOS DOS JOGOS EDUCATIVOS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Frases JT_rimas, poemas, engraçadas, de eventos, de amor...
 
 
08 - QUAL O TEXTO MAIS ANTIGO DA LÍNGUA PORTUGUESA? _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Guardião - Segurança Eletrônica
 



"É um texto de 1175, chamado Notícia de Fiadores, mas o duro é entendê-lo! A semelhança com o português atual é pouquíssima. Até o jeito como o patrício escrevia as letras é complicado! Mas os linguistas identificam vários elementos nele que o caracterizam como português antigo, ou galego-português, e o diferem do latim, ainda muito empregado na época. O texto lista os fiadores de um tal de Pelágio Romeu, um português que, apesar de nobre, não era rico. O documento foi descoberto pela pesquisadora Ana Maria Martins, da Universidade de Lisboa, em 1999. Ela o encontrou no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, enquanto pesquisava para sua tese de doutorado. Como o local possui um imenso acervo inexplorado, ainda podem pintar outros documentos mais antigos. Confira a seguir a versão original do velho texto. E depois, claro, sua "tradução"!

Texto Original

Noticia fecit pelagio romeu de fiadores Stephano pelaiz .xxi. solidos lecton .xxi. soldos pelai garcia .xxi. soldos. Güdisaluo Menendici. xxi soldos /2 Egeas anriquici xxxta soldos. petro cõlaco .x. soldos. Güdisaluo anriquici .xxxxta. soldos Egeas Monííci .xxti. soldos [i l rasura] Ihoane suarici .xxx.ta soldos /3 Menendo garcia .xxti. soldos. petro suarici .xxti. soldos Era Ma. CCaa xiiitia Istos fiadores atan .v. annos que se partia de isto male que li avem

Versão modernizada

Pelágio Romeu lista aqui seus fiadores: para Pedro Colaço, devo dez contos; para Estevão Pais, Leitão, Paio Garcia, Gonçalo Mendes, Egas Moniz, Mendo Garcia e Pedro Soares, deve vinte contos; para João Soares, trinta contos, e para Gonçalo Henriques, quarenta contos. Agora estamos em 1175, e só daqui a cinco anos vou ter que pagar esses patrícios!"

Fonte: Mundo Estranho



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal DÚVIDAS MAIS FREQUENTES DA LÍNGUA PORTUGUESA_dicas JT
 
  DECORAÇÕES DE NATAL URBANAS 2012 (JT)_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Dicas JT_como fazer, como resolver...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 02 ... 02 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu passatempos Cruzadas Temáticas de Substantivos ColetivosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 04Cruzadas Temáticas de Locuções AdverbiaisCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 06Cruzadas Temáticas de PontuaçõesCruzadas Temáticas de AntônimosCruzadas Temáticas de AumentativosCruzadas Temáticas de AdvérbiosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 01Cruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 05Cruzadas Temáticas de Adjetivos PrimitivosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 02Cruzadas Temáticas de Adjetivos Simples no PluralCruzadas Temáticas de Pronomes IndefinidosCruzadas Temáticas de DiminutivosCruzadas Temáticas de Pronomes de TratamentoCruzadas Temáticas de Adjetivos DerivadosCruzadas Temáticas de Numerais ColetivosCruzadas Temáticas de PreposicõesCruzadas Temáticas de Numerais FracionáriosCruzadas Temáticas de Pronomes PessoaisCruzadas Temáticas de Numerais OrdinaisCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 03Cruzadas Temáticas de SinônimosCruzadas Temáticas de Numerais MultiplicativosCruzadas Temáticas de Substantivos Femininos menu passatempos

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Valdirart Design_design gráfico _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais GRIFE JEITO E TALENTO _Guardião - Segurança Eletrônica _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.portal.jeitoetalento.com)
(JT) (www.anuncie.jeitoetalento.com)