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"O
cérebro é provavelmente o órgão mais fascinante do corpo humano. Ele controla
tudo: da respiração até nossas emoções e inclusive nosso aprendizado.
Se você é professor ou trabalha com pessoas, conhecimentos básicos de
neurociência são essenciais para seu trabalho, já que seu objetivo é proporcionar
mudanças e aprendizagem, de preferência da forma mais otimizada possível.
A seguir estão alguns conceitos, dicas e curiosidades que serão extremamente
úteis na hora de planejar suas aulas, reuniões, encontros ou palestras,
ou mesmo durante seus próprios estudos (e nesse aspecto esse texto será
útil para qualquer pessoa).
Você saberá, ao final, desde como o cérebro controla o aprendizado até
fatos curiosos sobre a memória. Tudo muito interessante, inclusive para
compartilhar com seus amigos e/ou alunos.
Desenvolvimento cerebral e aprendizagem
Aqui vamos aprender fatos interessantes sobre como o cérebro se desenvolve,
o que afeta esse desenvolvimento e qual é o impacto na aprendizagem.
- Leitura em voz alta: Pais e professores que leem em voz alta e falam
frequentemente com suas crianças estão contribuindo para o desenvolvimento
cerebral delas.
- Bilinguismo: Crianças que aprendem dois idiomas antes dos cinco anos
têm estruturas cerebrais diferentes das que aprendem apenas uma língua.
Evidentemente, o bilinguismo acontece com crianças que convivem com pessoas
que falam duas línguas. Nada de cursinhos para bebês, ainda ;
- Abuso infantil: Estudos revelam que o abuso infantil muda a forma como
o cérebro se desenvolve e afeta negativamente o aprendizado.
- Novos neurônios: Durante a vida, constante atividade mental faz com
que novos neurônios sejam produzidos no cérebro.
- Lateralidade: Pessoas canhotas ou ambidestras possuem o corpo caloso
cerca de 11% maior que aquelas que trabalham apenas com a mão direita.
- Crescimento do cérebro: O cérebro humano cresce até a idade de 18 anos.
- Ambiente estimulante: Se uma criança é criada num ambiente estimulante,
ela terá 25% a mais de capacidade de aprendizagem. O contrário também
é verdadeiro, se o ambiente lhe passar poucos estímulos, será 25% menos
capaz.
- Criativos x Metódicos: Cientistas demonstraram que cérebros que pensam
de forma criativa funcionam de forma diferente daqueles cujo pensamento
é mais metódico.
- Alimentação e inteligência: Um estudo com estudantes de Nova Iorque
mostrou que aqueles cujas refeições não incluem sabores artificiais, corantes
e conservantes tiveram o desempenho 14% melhor em testes de QI do que
os que comem alimentos com esses aditivos.
- Tédio: Humanos têm curiosidade inata, mas quando há falhas nos estímulos,
o tédio toma conta. -Aprendendo coisas novas: Um estudo mostrou que quando
as pessoas estão aprendendo coisas novas, seus cérebros se modificam rapidamente.
Por exemplo, pessoas aprendendo a fazer malabarismo mostraram mudanças
cerebrais em 7 dias.
- Música. Crianças que têm aulas de música mostram um considerável aumento
em sua capacidade de aprendizagem.
- Leitura facial: A área do cérebro chamada amígdala cerebelosa é responsável
por nossa habilidade de identificar os sentimentos de alguém através de
sua expressão facial.
Memória
As diferenças entre memória de curto e longo prazo, como o olfato afeta
nossa memória, e mais.
Diferentes tipos de memória: A habilidade de aprender e lembrar de coisas
novas chama-se memória declarativa e é processada numa parte do cérebro
diferente daquela onde ficam armazenadas informações do tipo “como fazer
tal coisa”.
Olfato e memória: O cheiro é um poderoso mecanismo de ativação da memória.
Um estudo demonstrou que a memória, quando relacionada a um cheiro, pode
ser resgatada mais facilmente
Novas conexões: Cada vez que uma lembrança é recuperada ou um novo pensamento
ocorre, uma nova conexão é criada no cérebro.
Crie associações: A memória é formada por associações. Por isso, para
desenvolver a memória de alunos, trabalhe com métodos mnemônicos.
Sono: O cérebro usa o período de descanso para consolidar memórias.
Falta de sono: Dormir pouco diminui sua habilidade para constituir novas
memórias.
Memória de curto prazo: Estudos sugerem que a memória de curto prazo é
o resultado de impulsos cerebrais químicos e elétricos — mudanças diferentes
daquelas associadas à memória de longo prazo, que são mais de nível estrutural.
Curiosidades sobre o cérebro
Sobre como o cérebro nos ajuda a piscar até as cirurgias cerebrais na
antiguidade.
Piscar: A cada vez que piscamos (cerca de 20 mil vezes por dia), nosso
cérebro mantém as coisas iluminadas, de forma que o mundo não se apaga
a cada piscada.
Gargalhar: Uma tarefa tão simples quanto gargalhar é, na verdade, um processo
complexo que requer atividade em cinco diferentes áreas do cérebro.
Objetivo do bocejo: Você já deve ter reparado que quando uma pessoa boceja,
as que estão próximas acabam fazendo o mesmo. Cientistas acreditam que
o bocejo pode ter sido um antigo comportamento social que sinalizava algum
evento no qual a resposta dos demais se dava através de um bocejo. Por
isso, hoje em dia nós continuamos a “dar a resposta”, mesmo que não haja
necessidade de uma.
Banco de Cérebros: A Universidade de Harvard mantém um banco de cérebros
no qual mais de 7.000 cérebros humanos estão armazenados para propósitos
de pesquisa.
Disney e desordens do sono: Os criadores da Disney usaram desordens do
sono como ronco, pesadelos e sonambulismo em vários dos personagens de
seus desenhos.
Pensamentos: Acredita-se que humanos experenciam cerca de 70 mil pensamentos
por dia.
Aristóteles: O filósofo grego pensava que as funções do cérebro eram realizadas
pelo coração.
Espaço sideral: A falta de gravidade no espaço afeta o cérebro de várias
formas. Cientistas estão estudando como e por quê, mas talvez você queira
adiar sua próxima viagem à Lua.
Shakespeare: A palavra cérebro aparece 66 vezes nas peças o dramaturgo
inglês.
Neurocirurgias: Arqueólogos encontraram evidências de que cirurgias cerebrais
primitivas já eram realizadas por volta do ano 2000 a.C. através de uma
abertura no crânio feita no paciente.
Amigos imaginários: Um um estudo psicológico na Austrália mostrou que
crianças entre 3 e 9 anos que têm amigos imaginários tendem a ser primogênitos.
Oxytocina e autismo: Oxytocina é um hormônio responsável por promover
a interação social e pode ajudar crianças com autismo a aumentar suas
habilidades de socialização e de autoconfiança.
O Cérebro fisicamente
Afinal, do que nosso cérebro é feito? Aqui vamos desmistificar alguns
fatos do senso comum e embasá-lo cientificamente sobre a constituição
de nosso principal órgão.
Água: A constituição de nosso cérebro é de cerca de 75% de água.
Mito dos 10%: Se você já ouviu falar que seres humanos usam apenas 10%
das capacidades de seu cérebro, saiba que esse é apenas um mito. Cientistas
já são capazes de atribuir função para qualquer parte do cérebro.
Peso: O cérebro humano pesa cerca de 1kg e 300 gramas.
Não há dor: Não existem receptores de dor no cérebro, portanto é impossível
ter dor de cérebro.
Telencéfalo: Também chamado de cerebrum, constitui a maior parte do cérebro,
pesando cerca de 85% do total.
Branco e cinza: O cérebro humano é formado por 60% matéria branca e 40%
matéria cinza (daí a expressão “massa cinzenta”).
Neurônios: Cerca de 100 bilhões de neurônios formam o cérebro humano.
Sinapses: Para cada um dos neurônios, há de 1.000 a 10.000 sinapses.
Córtex cerebral: Quanto mais é usado, mais largo fica o córtex cerebral.
Bocejo: Acredita-se que bocejar é uma forma de enviar mais oxigênio para
o cérebro, servindo, portanto, para resfriá-lo e estimulá-lo.
Cérebros fabulosos
Alguns exemplos de pessoas fabulosas e seus cérebros.
Daniel Tammet é um autista com Síndrome de Savant com extraordinária capacidade
de realizar cálculos, conhece sete idiomas, e está desenvolvendo uma linguagem
própria.
Albert Einstein: O cérebro de Einstein era similar em tamanho aos cérebros
de pessoas comuns, exceto na região responsável por cálculos matemáticos
e percepção espacial, que era 35% maior que a média.
Keith Jarrett é uma estrela do jazz que, aos 3 anos de idade, foi identificado
como possuidor de ouvido absoluto. Os cientistas associaram essa capacidade
à região do lobo frontal direito do cérebro.
Taxistas de Londres: Famosos por conhecerem todas as ruas de memória,
esses taxistas possuem um hipocampo maior que o normal, especialmente
aqueles que estão no trabalho a mais tempo. Isso sugere que quanto mais
memorizamos informações, maior fica nosso hipocampo.
Vladimir Ilyich Lenin: Após sua morte, o cérebro de Lenin foi estudado
e descobriu-se que era anormalmente largo, contendo numerosos neurônios
em uma região em particular. Alguns acreditam que essa estrutura cerebral
possa explicar sua famosa inteligência.
O cérebro mais antigo: Na Universidade de York, no norte da Inglaterra,
um cérebro que acredita-se ter cerca de 2000 anos foi desenterrado.
Ben Pridmore, o campeão mundial de memorização, memorizou 96 eventos históricos
em 5 minutos e a ordem de um baralho de cartas embaralhado em 26,28 segundos.
Henry Molaison: Por décadas conhecido apenas como “HM,” Molaison foi submetido
a uma cirurgia em 1953 e nunca mais pode formar novas memórias. Ele se
tornou o paciente mais estudado pelos neurocientistas. Molaison morreu
pouco mais de um ano atrás e doou seu cérebro para a ciência. Atualmente,
ele está sendo alvo de muitos estudos.
Esse texto é uma tradução livre de 50 Brain Facts Every Educator Should
Know, de Pamelia Brown."
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