Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE MÚSICA
CURIOSIDADES DE MÚSICA
 
MÚSICA, CLÁSSICA, ROMÂNTICA, SERTANEJA, GOSPEL, POP, ROCK,...

menu curiosidades A HISTÓRIA DAS FANFARRASCOMO SURGIRAM AS BANDAS MARCIAISQUEM FOI CATULO DA PAIXÃO CEARENSEOS INSTRUMENTOS DE CORDAOS INSTRUMENTOS DE SOPROQUEM FOI ZEQUINHA DE ABREUA ORIGEM DOS INSTRUMENTOS MUSICAISOS TIPOS DE INSTRUMENTOS DE PERCUSSÃOA HISTÓRIA DA MÚSICAA HISTÓRIA DO DISCO DE VINILCOMO SURGIRAM OS NOMES DAS NOTAS MMUSICAISA HISTÓRIA DO MAESTRO ANDRÉ RIEUANDRÉ RIEU E AS SOPRANAS BRASILEIRAS

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
01 - A HISTÓRIA DO MAESTRO ANDRÉ RIEU _Valdirart Design_design gráfico _Enigmas JT_treine seu raciocínio
 

"André Marie Nicolas Leon Rieu - Nasceu em (Maastricht, Países Baixos, 1 de outubro de 1949)
É um violinista e regente dos Países Baixos. Conhecido como o "Embaixador das valsas", divide o topo das paradas classica da Alemanha, França e Holanda, junto a nomes como Celine Dion, Madonna, Britney Spears e Michael Jackson. Além disso, suas performances primorosas e modernas valeram-lhe os melhores postos das paradas clássicas da Billboard.
O resultado são 10 milhões de discos vendidos e uma carreira de sucesso em mais de trinta países. André é filho de um diretor de orquestra que fez dos seis filhos músicos, André já tocava violino aos cinco anos. Mas foi só quando tocou sua primeira valsa, enquanto estudava no conservatório, que a paixão pela música surgiu. Como violinista da Orquestra Sinfônica de Limburg, ele mantinha atividades musicais paralelas, gravando discos independentes. O CD Strauss & Co, lançado em 1994, chegou aos EUA com o título "Da Holanda, com Amor", e na França, Espanha e Brasil como "Valsas". Os vários nomes não atrapalharam em nada a trajetória do álbum que transformou o artista em um fenômeno de crítica e vendas, com repercussão em seus trabalhos seguintes, como "The Vienna I Love", "André Rieu In Concert" e "The Christmas I Love", "Love Around the World", entre muitos outros.
Ele fala com fluência neerlandês, inglês, alemão, francês, italiano e espanhol, atualmente está a frequentar aulas de português (porém acha difícil as vogais anasaladas da língua portuguesa). Em 2009 foi lançado no Brasil o CD DVD André Rieu Live in Austrália, com os melhores momentos do espetáculo. Os espetáculos de André são exibidos no Brasil através da Rede Vida de televisão.
Em 2012, Andre e sua orquestra se apresentaram no Domingão do Faustão. Nessa oportunidade, o músico inovou e surpreendeu o público brasileiro ao tocar e cantar com seu coral a música "Ai se eu te pego", de Michel Teló. André fez 22 apresentações no Brasil, em 2012, sendo a primeira em São Paulo, no ginásio do Ibirapuera. O próximo espetáculo do maestro no Brasil está marcado para outubro de 2014. Pois este agora em 2013, aconteceu em sua cidade natal e reuniu pessoas de várias partes do mundo, na Praça principal de Maastricht.

André Rieu é considerado ainda como um verdadeiro Gênio, que popularizou a música clássica."

André Rieu é casado com Marjorie desde 1975 e tem dois filhos, Marc (nascido em 1977) e Pierre (nascido em 1981). Tem ainda três netos: Ivan e as gêmeas Linde e Lieke."



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas COMO SE POSICIONAR INICIALMENTE PARA PATINAR_dicas JT
 
  ROUPAS IDEAIS PARA DANÇAR_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Sartori Informática = internet, informática, cursos = Sartori Informática...
 
 
02 - ANDRÉ RIEU E AS SOPRANAS DO BRASIL _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Portal Jeito e Talento_variedades
 



"Carmen Monarcha nasceu em Belém do Pará em 27 de agosto de 1979), é uma cantora de ópera.

Nascida em uma família de artistas, seu pai é escritor e sua mãe, cantora. Ainda muito jovem, Carmen aprendeu a tocar violoncelo e piano, estudando inicialmente para tornar-se violoncelista de concerto. Recebeu o aplauso da crítica ao vencer o Concurso Internacional de Canto Bidu Sayão, competição anual realizada no Brasil, cujo nome homenageia a famosa cantora de ópera Bidu Sayão. Ao terminar seus estudos nos Países Baixos, retornou ao Brasil, mas em 2003 estava de volta à Europa, cantando como solista na turnê anual de Rieu, em cuja orquestra está até hoje. Carmen, uma soprano, participou em diversos álbuns de Rieu e apareceu em diversos programas de televisão nos Estados Unidos. Sua performance de O mio babbino caro, de Giacomo Puccini, é bastante elogiada, assim como sua Habanera de Carmen, apresentada na PBS norte-americana.



Carla Maffioletti nasceu em Porto Alegre em 1980, é cantora de ópera.
Quando era criança começou a tocar violino para depois mudar para guitarra clássica. Seus talentos eram tão notáveis que no início de sua adolescência ela já excursionava por todo o Brasil. Na universidade iniciou aulas de canto e rapidamente desenvolveu sua voz. Multilingüística, Carla decidiu estudar canto no conservatório de música Conversatorium Maastricht, em Maastricht, nos Países Baixos, assim como fez sua amiga, Carmen Monarcha. Quando estudava na academia, ela chamou a atenção de André Rieu, que a contratou como vocalista para sua Johann Strauss Orchestra."




+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer DANÇA NO GELO_fotos JT
 
  DANÇA NO GELO_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...CSC Vasos = cerâmica artística e vasos ornamentais = CSC Vasos...
 
 
03 - A HISTÓRIA DA MÚSICA _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Silva Advogados
 

"A música tem um longo histórico na humanidade. Desde os primórdios buscamos extravasar nossas emoções e sentimentos, e um dos primeiros meios encontrados pela humanidade para fazê-lo foi através da música. No entanto, sempre foi feita a pergunta: Quando surgiu a Música?

A primeira resposta que nos vem a mente talvez seja a de que a música surgiu quando a humanidade começou a tentar reproduzir sons ou produzir melodias. Bem,talvez essa não seja a resposta correta. Muitos acreditam que a música é anterior a própria humanidade,que ela esteve presente na terra milênios antes do surgimento dos seres humanos. Quando os pássaros usavam o canto para se comunicar, alguns consideram aquilo como uma forma de música,nós, apenas encontramos nossa própria forma de ''musicalizar'' nossos sentimentos e expressões. É difícil estabelecer com precisão o surgimento da música na humanidade, mas,através da análise de pinturas em cavernas que mostram cenas de dança,pode-se sugerir que a música surgiu próximo a esse período (cerca de 40 mil anos atrás),já que a sofisticação das pinturas sugerem o provável acompanhamento musical.
As primeiras manifestações musicais aconteceram através de batidas feitas com bastões em troncos de árvores, rochas e até mesmo da percussão corporal. Com o tempo foram surgindo novas formas de expressão como gritos e imitação de sons de animais e da natureza. Foram depois aparecendo os primeiros instrumentos de percussão, flautas primitivas além de vários outros instrumentos como o xilofone.

Posteriormente foram se desenvolvendo instrumentos afináveis e com outros materiais além da madeira , como o cobre o e ferro.
A Flauta de osso, de aproximadamente 35 mil anos; talvez um dos instrumentos musicais mais antigos.

A própria noção de música se desenvolveu e as propriedades do som foram aos poucos sendo entendidas. Com isso surgiram os sistemas de escalas e harmonia (duas ou mais notas tocadas simultaneamente). Sabe-se que os Gregos tinham um sistema primitivo próprio de notação.

A música passou a ser utilizada em cerimônias como festas em comemoração a colheitas e casamentos, acompanhados pela dança e pelo canto. Civilizações como a Egípcia e a Grega possuíam forte tradição musical, que ficou gravada em várias pinturas, mostrando a ligação que as sociedades antigas tinham com a música. No Antigo Egito já havia se desenvolvido a noção da harmonia, o que permitia que fossem tocados mais de um instrumento de cada vez, sendo que um fazia a voz principal e o outro uma melodia para acompanhá-lo.
Os próprios Gregos foram influenciados pelos egípcios, a palavra música, que para os Gregos faz referência as musas gregas (originalmente espíritos da água), vêm da palavra egípcia mos = água. Em Roma, a música já estava bem enraizada em sua cultura, sendo citada por filósofos como Platão e Euclides. Apesar de que a música romana foi fortemente influenciada pela música grega, que era em geral superior.

Na Suméria, cerca de três mil anos antes de Cristo, já existiam instrumentos musicais bem elaborados e desenvolvidos, o que prova a forte ligação desta sociedade com a música. Foi descoberta uma tábua suméria de 1400 a.C., que por muito tempo manteve seu conteúdo indecifrável, porém,concluiu-se depois que se tratava de uma canção com notação musical.

Mas a principal utilização da música feita pelas sociedades antigas era na religião. Os músicos eram preparados para tocar em rituais em homenagem aos deuses ou nos seus templos. Essa foi uma das primeiras, senão a primeira, utilização da música pela humanidade. Um excelente arquivo que demonstra essa utilização da música é a Bíblia,que em vários trechos nos da idéia da ligação daquele povo com a música (como nos Salmos,de Davi). Assim começa o histórico da música na sociedade humana. Pretendo iniciar uma série de postagens a respeito da Música, a próxima postagem abordará a musica na Idade Média e sua importância para a sociedade daquela época".



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal COMO SE POSICIONAR INICIALMENTE PARA PATINAR_dicas JT
 
  DANÇA NO GELO_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Marmoraria Padre Donizetti = granito, mármore e ardósia = Marmoraria Padre Donizetti...
 
 
04 - A HISTÓRIA DAS FANFARRAS _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Ao Ganha Pouco_materiais para construção, constutora
 

 

"As fanfarras (do francês fanfare) se dividem em dois grupos de acordo com sua composição:

fanfarra com um pisto, uma válvula nas cornetas para aumentar as possibilidades sonoras do grupo;

fanfarra simples é mais limitada que a anterior, possui mais instrumentos de percussão e alguns de sopro (cornetas e cornetões lisos). Executa marchas e dobrados e é composta basicamente por 50 integrantes. Os grupos mais elaborados acrescentam tubas e bombardinos em sua formação para obter uma melhor marcação nos tempos executados.

A extensão das notas nos instrumentos das fanfarras é mais limitada que o das bandas marciais, que utilizam quase todos os instrumentos de sopro e de percussão e dessa forma executam qualquer tipo de música. Dessa forma, a melodia das fanfarras torna-se mais limitada e algumas vezes alterada em comparação a das Bandas Marciais.Porém, mesmo com características bem definidas, as duas formações musicais se superam com arranjos e melodias cada vez mais modernos, diferente das antigas bandas que se limitavam à execução de hinos e marchas cívicas. a esponjosa instrumentos das fanfarras com um pisto possuem um gatilho, que nada mais é do que uma volta de afinação maleável que funciona como uma válvula adicional aumentando a extensão das notas em um mesmo instrumento. Sua função é como a da segunda posição dos instrumentos de bandas marciais. Na ópera, o termo "fanfarra" se refere a um trecho executado em cena por instrumentos de metal.

Instrumento musical usado na polônia pelos esquimós norte americanos. Bombo, Atabaque. (Tendo como presença o colarinho de metal que faz som mais do que o Atabaque), Caixa Tarol, Surdo Prato, Lira, Xilofone, Marimba (Glockenspiel), Timpanos, Corneta simples ou com um Pisto, Cornetão simples ou com um Pisto

Atualmente os grupos de fanfarras evoluíram muito: novos instrumentos foram incorporados, com o intuito de melhorar a qualidade de execução das peças. Hoje em dia, além de cornetas e cornetões (que se aproximar dos sons do trompete e trombone, respectivamente), vários outros instrumentos foram introduzidos no cartel de instrumentos possíveis em uma fanfarra, tais como: Melofones. Flugelhorns. Eufónios. Trompas. Tubas, Barítonos.

Antigamente os instrumentos de fanfarra, a exemplo das cornetas e cornetões, eram lisos, ou seja, não possuíam nenhum tipo de válvula ou ajuste para a execução de diferentes notas. Hoje em dia, esses instrumentos podem ter gatilhos de semitom e um tom (com mecânica semelhante à de um trombone, em que a vara desliza para frente e para trás, alterando o percurso do ar dentro do instrumento) e pistos (também chamados pistões ou válvulas) de quaisquer tons (semelhantes aos do trompete).
Atualmente as fanfarras utilizam além de instrumentos de bandas adaptados(eufônios, tubas, barítonos, flugelhorns e melofones), instrumentos de percussão sinfônica (bombo sinfônico, tímpanos, gongos, pratos suspensos etc.) e instrumentos de percussão popular (pandeiros, triângulos, tumbadoras etc.).

Histórico

Fanfarra era como antigamente se chamava o toque de trompas e clarins, nas caçadas. Posteriormente, a designação foi estendida às bandas marciais que acompanhavam os cortejos cívicos ou regimentos de cavalaria.

Corporações

Nos últimos 40 anos o cartel das fanfarras com pisto brasileiras foi recheada de grandes corporações que até hoje são lembradas por seus feitos e também por se tornarem referências em vários aspectos.

Década de 70 até 87: Fanfarra do Colégio Técnico Paralelo Talvez a primeira corporação "show". Com a regência do Mto. Antonio Domingos Sacco e auxiliado por Milton Pereira Lelis (Chocolate), esta fanfarra dominou sua categoria até se tornar banda marcial em 1988.
O Paralelo chegou a gravar um disco mostrando toda sua importância para o meio. Ainda na década de 80 teve o prazer de virar referência no guia cultural para passageiros da antiga VASP. Como Banda Marcial teve relativo sucesso se tornando por vários anos seguidos campeã do tradicional concurso de Caieiras. Encerrou suas atividades em 1995. Em 2001 houve uma tentativa de reerguer a banda mas em 2003 foi definitivamente encerrada.

de 1988 até 1995: Fanfarra Noé Azevedo Sob a regência do Mto. Marco Antonio Rodrigues, o Marquinhos, o Noé Azevedo dominou a categoria de 1988 até 1995 perdendo apenas 1 concurso nesse período. Executou músicas que se tornaram clássicos e até hoje fazem sucesso em vídeos que podem ser encontrados no youtube como Fanfarra Olímpica, O Espirito Olímpico, Super Man, Galactica, Ruby Tuesday, entre outras. Em 1995 tornou-se Banda Marcial alcançando em 1997 o posto de melhor Banda Marcial do Brasil, mantendo-se de forma invicta até 2002. Encerrou suas atividades em 2010.

DE 1991 até 2005: Fanfarra Irmã Dina de Sion Sob a regência do Mto. Marco Antonio Rodrigues, o Sion foi imbatível do começo ao fim. Foram 14 anos de invencibilidade até o encerramento da categoria sênior (acima de 21 anos) em 2005. Marquinhos levou o Sion a um patamar que dificilmente será igualado.

No período em questão foi campeão nas categorias infanto, juvenil e senior. Já como juvenil atingia pontuações superiores a da categoria senior. Na categoria senior atingia pontuações superiores as de bandas marciais seniors. Ben Hur, O Fantasma da Ópera, Exodus, On Eagles Wings, Pocahontas, Celtic Ritual, Da Vincian Visions foram algumas das peças que essa brilhante corporação teve a oportunidade de executar. Em 1997 na final do Concurso Estadual de São Paulo, atingiu a impressionante marca de 140 pontos em 140. Pontuação máxima e execução de brass band. Em 2000 executou a peça mais técnica que uma fanfarra já tocou até então: On Eagles Wings. Com um show dos trompetes (Pedro e Junior) o Sion se tornava novamente campeã estadual.
Em 2001 após ficar 1 ano sem aparições em concursos o Sion trouxe novamente O Fantasma da Ópera para seu repertório. Ganhou na primeira nota da música. O ataque do tema principal do "Fantasma" foi impressionate e certeiro. Em 2005 em seu último concurso na categoria o Sion trouxe um grande desafio ao seu repertório: Da Vincian Vision. Uma peça impossível para se tocar com os instrumentos de fanfarra. Mas não para o Sion que deu um show no concurso do município de Poá-SP. Execução magistral e um grand finale a altura da maior fanfarra de todos os tempos 8 vezes seguidas campeã paulista e outros tantos títulos. Em 2005 tornou-se banda marcial e reiniciou o seu trabalho formando novos músicos.

Atualmente No momento várias fanfarras se destacam no cenário como a tradicional Fanfarra Municipal de Tremembé (Famutre), Fanfarra Rogério Levorin (Franciso Morato), Fanfarra Municipal de Nazaré Paulista, Fanfarra Amigos de Santa Bárbara do Oeste, Fanfarra Col. A. Einstein, Fanfarra Profº Albert Salotti e a fanfarra que vem animando muito a FANFARRA MUNICIPAL METEOROS DO VALE (F.M.M.V.) de Russas-ce, coordenada por Roberto Medeiros. Na Bahia há uma padronização, varias fanfarras participam de concursos a nível estadual e interestadual. Normalmente o nome dessas corporações começam com "FAN", abreviatura da palavra fanfarra, e se completam com as iniciais do nome da corporação, exemplo: Fan-IEED (Fanfarra do Instituto de Educação Euclides Dantas)."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer SEGURANÇA DAS CRIANÇAS DURANTE O CARNAVAL_dicas JT
 
  ESPECIAL CARNAVAL_especiais JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
CURIOSIDADES SOBRE MÚSICA PELO MUNDO
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 04 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu passatempos Cruzadas Temáticas de Teoria dos ConjuntosCruzadas Temáticas de Numerais ColetivosCruzadas Temáticas de Numerais OrdinaisCruzadas Temáticas de Figuras GeométricasCruzadas Temáticas de Numerais MutiplicativosCruzadas Temáticas de AritméticaCruzadas Temáticas de Numerais FracionáriosCruzadas Temáticas de Geometria PlanaCruzadas Temáticas de FunçõesCruzadas Temáticas de Matemática FinaceiraCruzadas Temáticas de ConjuntosCruzadas Temáticas de Termos Matemáticos 02Cruzadas Temáticas de Termos Matemáticos 01Cruzadas Temáticas de Termos Matemáticos 03 menu passatempos

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
GRIFE JEITO E TALENTO _Controller_Assessoria Contábil _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação GRIFE JEITO E TALENTO

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.piadas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.piadas.jeitoetalento.com)