Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DA NATUREZA
CURIOSIDADES DA NATUREZA
 
FLORES, PLANTAS, NATUREZA, REPRODUÇÃO, CULTIVO, MUDAS, ÁRVORES, FLORES ORNAMENTAIS, MEIO AMBIENTE, FOTOSSÍNTESE...

menu curiosidades CURIOSIDADES DA NATUREZACURIOSIDADES SOBRE PLANTAS CARNÍVORASCURIOSIDADES SOBRE FLORES E PLANTASA ESTRUTURA E AS PARTES DA PLANTAO CULTIVO DE BONZAIFUNÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAISCOMO OS LÍRIOS SE REPRODUZEMAS MAIORES ÁRVORES DO PLANETAFENÔMENOS BELOS E ESTRANHOS DA NATUREZALAGOS COR-DE-ROSA DO MUNDOO SUPERJACARÉ BRASILEIROO SIGNIFICADO DAS CORES DAS FLORESQUAL PARTE DA FLOR CONTÉM O ESTIGMA E O ESTILETECOMO SE MEDE A IDADE DE UMA ÁRVORE?FLORES EXTRAORDINÁRIAS DO MUNDOO SIGNIFICADO DAS CORES DAS ROSAS

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - COMO OS LÍRIOS SE REPRODUZEM _Valdirart Design_design gráfico _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas
 

"Os lírios estão entre uma das categorias de plantas conhecidas como angiospermas, que são plantas que utilizam suas flores para se reproduzir. Nos lírios, a flor contêm órgãos masculinos e femininos que produzem sementes, as quais darão origem a mais lírios.

Estrutura masculina e feminina do lírio
Produção de pólen
O órgão masculino da planta é referido como o estame. Estames em lírios são filamentos longos, finos e inclinados com uma antera, que produz pólen, o esperma de uma flor de lírio.

Órgãos femininos
Na porção central do lírio fica localizado o órgão feminino da flor, chamado de pistilo, constituído pelo estigma, estilo, ovário e óvulo. Os óvulos, no ovário, eventualmente tornam-se de sementes, quando fertilizados.

Polinização
O estigma, no final do pistilo, é pegajoso e recebe o pólen da antera. O pólen então libera espermatozoides que percorrem o trajeto através do estilo até o ovário.

Formação da semente
Dentro do ovário, o espermatozoide fertiliza os óvulos. Uma vez que a fertilização é completada, as pétalas da flor caem e o ovário forma uma cápsula cheia de sementes.

Dispersão das sementes
Quando as sementes amadurecem, a secagem do casulo cria fissuras. As sementes, em seguida, caem para fora de sua bainha e vão parar no chão. Em seguida algumas das sementes germinam, formando novos lírios, completando o ciclo reprodutivo."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal ESPECIAL ANIVERSÁRIOS_especiais JT
 
  FRASES PARA DEBUTANTES_frases JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Loja do Sidney = calçados, enxovais, confecções em geral = Loja do Sidney...
 
 
06 - QUAL PARTE DA FLOR CONTÉM O ESTIGMA E O ESTILETE _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo
 

"Para as plantas serem capazes de reproduzir, elas precisam produzir sementes. Flores contêm órgãos masculinos e femininos que permitem a produção de sementes. O estigma e estilete são duas partes do sistema reprodutivo das plantas. Essas partes são essenciais, já que permitem que o pólen — carregado para a flor por insetos polinizadores, como abelhas e borboletas — viagem para o ovário, fertilizando a flor e resultando na formação de sementes.

Localização
O estigma, estilete e ovários formam o pistilo, que fica localizado no centro da flor. Uma flor geralmente terá mais de um pistilo. Quando eles se fundem, o grupo resultante de pistilos é conhecido como carpelo.

Função
O estilete é um tubo que conecta o estigma ao ovário. Durante suas viagens de flor em flor, os insetos coletam o pólen que é produzido pelas anteras, que são as partes reprodutivas masculinas, e transferem para o estigma. Esse pólen vai por dentro do estilete até o ovário para completar a fertilização. O ovário contém um ou mais óvulos que se desenvolvem em sementes depois da fertilização e o ovário então se torna o fruto da planta.

Características
O estigma é grudento para ajudar na coleta do pólen. Ele consiste em um nódulo saliente no final do estilete com uma abertura que permite que o pólen entre. O estilete parece um caule em sua aparência, mas é maior em diâmetro do que os filamentos da antera que ficam ao seu redor. O estigma e o estilete variam em cor conforme a variedade da planta, mas eles geralmente são brancos ou amarelos.

Auto-polinização
Alguns tipos de plantas com flores são capazes de se auto fertilizarem, mas muitas delas têm medidas que impedem que isso aconteça, o que promove a diversidade genética. Os mecanismos usados para prevenir a auto-polinização incluem o desenvolvimento de estigma e estame bem separados, assim não conseguem se tocar facilmente; carpelos e estames que amadurecem em épocas diferentes e um reconhecimento químico no qual o estigma reconhece e rejeita o pólen da mesma planta. Um número menor de plantas não contêm os órgãos femininos e masculinos na mesma flor, o que torna a auto-polinização impossível. "



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte MODELOS DE BOLOS DE ANIVERSÁRIOS_fotos JT
 
  FRASES PARA DEBUTANTES_frases JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Enigmas JT_treine seu raciocínio...
 
 
07 - A ESTRUTURA E AS PARTES DA PLANTA _Frases JT _Portal Jeito e Talento_variedades
 

 

Cultivar uma planta sem conhecer o seu "corpo" é o mesmo que tentar chegar a algum lugar sem conhecer o caminho, pode dar certo ou não. A planta, ser vivo assim como o homem, é dividida em partes, cada uma com funções definidas, que devem ser muito bem cuidadas.

A planta é composta de raiz, caule, folha, flor, fruto e semente, que precisam ter todas as suas necessidades satisfeitas.

Raiz
Esta é a parte responsável pela alimentação. É através da raiz que a planta absorve água, sais minerais e conduz matéria orgânica até o caule. Ela funciona também como "dispensa", guardando reservas de nutrientes. As raízes podem ser subterrâneas (sob o solo), aquáticas (submersas na água)ou aéreas(nem na terra, nem dentro da água).

Caule
É a espinha dorsal da planta, mantendo-a ereta. O caule tem várias denominações. Nas árvores, chama-se tronco; haste nas plantas rasteiras e tenras; estipe, nos coqueiros e palmeiras; e colmo, quando dividido em nós e entre-nós. O caule pode, ainda, ser chamado estolão, nas suculentas e trepadeiras e, quando modificado, é conhecido por rizoma, bulbo, gavinha ou espinho.

Folhas
As folhas são responsáveis pela fotossíntese, respiração e transpiração, funções primordiais de um ser vivo do reino vegetal. Geralmente são constituídas de lâminas e pecíolo (cabinho que a une ao caule), e apresentam-se de várias formas; lineares, oblíquas, lanceoladas, etc. Uma folha pode ainda ser simples (só uma lâmina) ou composta. A distribuição no caule é normalmente, alternada, composta ou verticulada. Em alguns casos suprindo a planta, até que ela consiga produzir seu próprio alimento, ou servindo como proteção (assume a forma de espinhos), a folha para bem cumprir sua função deve estar viçosa, limpa e bem nutrida.

Flor
Quando uma flor desabrocha significa que está pronta para reproduzir-se. Com a parte masculina (estames) e a feminina (pistilo ou estigma e ovário) perfeitamente estruturadas, os agentes da natureza conseguem depositar o pólen no estigma fecundando óvulo e ovários. Quando uma planta "dá flor", está em sua fase mais crítica, pois direciona toda a energia à esta atividade.

Fruto
É o ovário fecundado que incumbe-se de proteger a maior riqueza de uma planta, a semente, guardando-a em seu interior. Homens e animais que se alimentam dele, transportam sementes para outros locais, ampliando a proliferação das espécies.

Sementes
Possuem reservas de alimento, para possibilitar que a planta germine e cresça até ter folhas e poder realizar a fotossíntese. Para brotar, algumas dividem-se em duas, como o feijão e a soja, outras se mantém inteiras, como o milho e o arroz. Sua função é de preservar a espécie, através da multiplicação seminal. Ligadas entre si, todas as partes da planta trabalham em um sincronismo perfeito. Assim, procure tratá-las com o devido cuidado, garantindo a vitalidade e o bom desenvolvimento de sua planta.

Fonte: Revista Natureza

www.curiosidades.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte MENSAGENS PARA DEBUTANTES_dicas JT
 
  GAFES E MICOS EM FESTAS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo...
 
 
08 - FUNÇÃO DAS PLANTAS MEDICINAIS _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Anuncie Aqui!
 

Os homens utilizam os poderes curativos das plantas desde os tempos mais remotos. As sociedades primitivas, em busca de alimentos ou cura para problemas de saúde, foram descobrindo as ervas venenosas, as poderiam ser consumidas e aquelas que tinham propriedades medicinais. Esse conhecimento foi passado de geração em geração, até que chegasse até nós.

No Brasil, os indígenas foram os principais responsáveis por desvendar as propriedades de nossa flora. Até os dias atuais, os índios utilizam as plantas e ervas para tratamento de doenças, em rituais realizados pelo pajé de cada tribo.

Hoje em dia, as pesquisas científicas buscam comprovar a eficiência do uso de plantas no tratamento de doenças. Diversos estudos revelam que uma vasta gama de ervas possui substâncias que podem sim atuar no combate e prevenção de problemas de saúde. Nessas pesquisas, os cientistas analisam as substâncias encontradas nessas plantas e isolam seus princípios ativos. Desse modo, conseguem descobrir para que servem as diferentes plantas.

Para que servem as ervas
Com o intuito de facilitar o conhecimento sobre as plantas medicinais, é comum dividi-las em grupos, tomando como base suas funções em nosso organismo. As substâncias ativas das plantas vão atuar diretamente em alguns órgãos ou sistemas do corpo humano. Determinada erva pode ser mais eficiente no tratamento de problemas respiratórios, enquanto outra vai combater doenças relacionadas ao sistema digestivo, por exemplo. Claro que uma mesma planta pode atuar em diferentes partes do organismo, mas conhecer bem as propriedades e funções das plantas possibilita que façamos um melhor uso dessas riquezas naturais.

Propriedades das plantas
De acordo com essa propriedades, podemos classificar as plantas. O coentro, por exemplo, é uma planta aperiente, pois desperta o apetite. Já a hortelã é carminativa, ou seja, combate o acúmulo de gases no intestino e no estômago. O alho, por sua vez, é expectorante, uma vez que suas substâncias ajudam a eliminar a mucosa das vias respiratórias. As plantas também podem ser: antissépticas, adstringentes, béquicas, calmantes, carminativas, diuréticas, emenagogas, emolientes, estimulantes, febrífugas, laxativas, resolutivas, sudoríficas, tônicas, vulnerárias, entre outras funções. Cada uma dessas propriedades diz respeito a uma parte ou sistema do organismo, e serve para o tratamento de doenças específicas. Nos próximos textos, falaremos um pouco mais sobre cada uma dessas propriedades, explicando como funcionam, em que doenças devem ser utilizadas e quais plantas possuem essas características."



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal COMO SURGIU A FESTA DE 15 ANOS_curiosidades JT
 
  COMO EMBRULHAR UM PRESENTE_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Eletroserv = material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas = Eletroserv...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 04 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu jogos EMBAIXADASBUSCA NA SELVA5 ERROSINTERFACE ESPACIALBOLA DE TENIS4D PIMBALLBREAK DANCECÃES - SIMILARIDADES6 DIFERENÇASESTILO LIVREDIFERENÇAS NAS CENASEQUILÍBRIOPEPSI - PIMBALLSHOW DE LUZESDJ MIXERCAVALOS CANTORES

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento GRIFE JEITO E TALENTO GRIFE JEITO E TALENTO _Tendas Global_tendas, palcos, locação

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.enigmas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.dicas.jeitoetalento.com)