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05 - PRESIDENTES DO BRASIL _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Portal Jeito e Talento_variedades
 

 

"Com a Proclamação da República em 15 de novembro de 1889, o Brasil deixou de ser governado por um monarca para ser governado por um presidente da República, pois nosso país passou a ser uma República Federativa.

Conheça abaixo a relação de todos os presidentes, desde o advento da República até os dias de hoje. Nesta lista segue o período em que o presidente governou o Brasil, seguido de seu nome completo e, entre parênteses, o nome ou apelido pelo qual ficou conhecido.

1889 - 1891 - Marechal Manuel Deodoro da Fonseca ( Marechal Deodoro da Fonseca)

1891 - 1894 - Marechal Floriano Vieira Peixoto ( Marechal Floriano Peixoto )

1894 - 1898 - Prudente José de Morais Barros ( Prudente de Morais )

1898 - 1902 - Manuel Ferraz de Campos Sales ( Campos Sales )

1902 - 1906 - Francisco de Paula Rodrigues Alves ( Rodrigues Alves )

1906 - 1909 - Afonso Augusto Moreira Penna ( Afonso Penna )

1909 - 1910 - Nilo Peçanha ( Nilo Peçanha )

1910 - 1914 - Marechal Hermes Rodrigues da Fonseca ( Marechal Hermes da Fonseca )

1914 - 1918 - Wenceslau Brás Pereira Gomes ( Wenceslau Brás )

1918 - 1919 - Delfim Moreira da Costa Ribeiro (Delfim Moreira )

1919 - 1922 - Epitácio da Silva Pessoa (Epitácio Pessoa )

1922 - 1926 - Authur da Silva Bernardes (Arthur Bernardes )

1926 - 1930 - Washington Luís Pereira de Sousa (Washington Luís )

1930 - Junta governativa: General Tasso Fragoso, Gen. João de Deus Mena Barreto e Almirante Isaías de Noronha

1930 - 1945 - Getúlio Dorneles Vargas ( Getúlio Vargas )

1946 - 1951 - General Eurico Gaspar Dutra ( Dutra )

1951 - 1954 - Getúlio Dorneles Vargas (Getúlio Vargas )

1954 - 1955 - João Café Filho ( Café Filho )

1956 - 1961 - Juscelino Kubitschek de Oliveira ( Juscelino Kubitschek - JK )

1961 - 1961 - Jânio da Silva Quadros ( Jânio Quadros )

1961 - 1964 - João Belchior Marques Goulart ( João Goulart - Jango )

1964 - 1967 - Marechal Humberto de Alencar Castello Branco ( Marechal Castello Branco )

1967 - 1969 - Marechal Arthur da Costa e Silva ( Marechal Costa e Silva )

1969 - 1974 - General Emílio Garrastazu Médici ( General Medici )

1974 - 1979 - General Ernesto Geisel ( General Ernesto Geisel )

1979 - 1985 - General João Baptista de Oliveira Figueiredo ( General Figueiredo )

1985 - 1990 - José Sarney ( Sarney )

1990 - 1992 - Fernando Afonso Collor de Melo ( Fernando Collor )

1992 - 1995 - Itamar Augusto Cautiero Franco ( Itamar Franco )

1995 - 2002 - Fernando Henrique Cardoso ( Fernando Henrique Cardoso - FHC )

2003 - 2010 - Luiz Inácio Lula da Silva. ( Lula )

2011 - Dilma Vana Rousseff (Dilma Rousseff)

2011 - 2016 - Dilma Vana Rousseff (Dilma Rousseff) - afastada por até 180 dias (desde 12/05/2016)

2016 - Michel Temer (presidente interino desde 12/05/2016)


Você sabia? - Na ausência do presidente do Brasil, o poder é assumido pelo Vice-presidente da República. Na ausência do vice, quem assume é o Presidente da Câmara dos Deputados. Na ausência deste último, quem assume o Presidente do Senado. E na ausência do Presidente do Senado, o poder é assumido pelo Presidente do Supremo Tribunal Federal.

- Para concorrer ao cargo de Presidente da República do Brasil, o cidadão deve: ter 35 anos ou mais; nacionalidade brasileira; ter o pleno exercício dos direitos políticos; ter domicílio eleitoral no Brasil e ser filiado a um partido político regularizado ."

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06 - QUANDO SURGIU A URNA ELETRÔNICA? _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas
 

 

"A invenção da urna eletrônica ocorreu em 1989, na cidade de Brusque, Santa Catarina, por Carlos Prudêncio. Mas, na ativa só entrou em 1996, em teste em 57 municípios. Em 2000 ocorreu a primeira votação total na urna eletrônica. Com um montade de cerca de 120 milhões de eleitores no Brasil, a invenção da urna eletrônica ajudou a facilitar a contagem. E funcionou.
A eleição brasileira, considerada a maior votação eletrônica do mundo e que atrai a atenção de observadores internacionais, passou por um longo processo de evolução até chegar à atual etapa de informatização.
Por estranho que pareça, a previsão de uma máquina de votar já constava no primeiro Código Eleitoral, em 1932. Aos 52 anos, Carlos Prudêncio foi o mentor intelectual do atual voto eletrônico.
Em 1989, ele implantou o primeiro terminal de votação por computador em Brusque, no Interior de Santa Catarina. Na época, aos 41 anos, Prudêncio era juiz da 5ª Seção Eleitoral do Estado, com sede naquele município. A adaptação do computador foi feita com a ajuda do irmão, Roberto Prudêncio, dono de uma empresa de informática. O modelo do programa de computador usado por Prudêncio é o mesmo adotado hoje pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE


A urna eletrônica pode ser definida como um conjunto de componentes como; o terminal do eleitor, o microterminal (utilizado pelos mesários, para, a partir da identificação do eleitor, liberar a urna para o voto, assim como para encerrar a votação), teclado (teclas do terminal do eleitor têm gravado o código braile), monitor, conector para fone de ouvido (para eleitores com deficiência visual), portal de disquete, impressora (para imprimir os boletins), entre outros componentes operacionais.

A urna eletrônica funciona ligada à energia elétrica (110V ou 220V), mas em caso de falta de eletricidade, continua funcionando, pois possui bateria interna com capacidade de 12 horas. Pode também ser ligada a bateria de um carro. Seu peso é de aproximadamente 8 kg.
Nas eleições municipais de 1996, a urna eletrônica foi utilizada pela primeira vez em maior escala, nos 57 municípios do país com mais de 200 mil eleitores. Nas eleições de 1998, a votação eletrônica foi ampliada, e a urna foi utilizada nos 537 municípios brasileiros com mais de 40.500 eleitores. Finalmente, em 2000, as eleições foram 100% informatizadas, ou seja, a urna eletrônica foi utilizada em todos os 5.559 municípios existentes até então.

As vantagens da utilização da urna eletrônica são inúmeras
. As principais são as seguintes: - Impedir fraudes através de: Bloqueio do número do título; Conferência da carga (das informações para a urna) pode ser acompanhada pelos fiscais, antes da urna ser lacrada; emissão da zérezima (relação de candidatos e votos zerados) as 7 h e 30 minutos, provando que não há votos registrados na urna; emissão do boletim da urna ao fim da votação, em 5 vias, sendo que uma é afixada na entrada da seção eleitoral, uma é entregue aos fiscais de partidos que estiverem presentes, e as demais à Junta Totalizadora de votos; o mapismo, ou seja, alteração de dados manualmente ao preencher o boletim da urna é eliminado; além das falhas humanas.

- Praticidade na justificativa do voto na seção eleitoral – apresentado o requerimento, o próprio mesário realiza a justificativa eleitoral.

- Não necessidade de Interpretação – Em votações manuais, era necessária uma junta para interpretar os votos não claros.

- Fotos de todos os candidatos – para a conferência.

- Resultados matematicamente corretos – voto computado a cada eleitor que vota.

- Rapidez na divulgação dos resultados.

O sistema informatizado das eleições brasileiras é um sucesso, inclusive sendo apresentado como modelo em outros países. Porém, existem algumas denúncias de fraude em eleições, por meio da urna eletrônica. Embora nenhuma fraude tenha sido comprovada, a fiscalização no dia das eleições é muito importante.


Segundo informações, na maior parte do mundo onde existe urna eletrônica, o eleitor escolhe o candidato na tela da máquina, mas o aparelho emite um impresso. Há outro modelo em que o eleitor coloca seu voto no dispositivo que o escaneia. Em ambos os casos existem os votos material e eletrônico. Esse formato permite conferir e recontar os votos.

A urna eletrônica brasileira é proibida em vários países como Holanda, Alemanha e Paraguai, além de 39 Estados norte-americanos. Na terra do Tio Sam, o jornal The New York Times publicou no ano passado editorial criticando esse tipo de votação. "Máquinas de voto eletrônicas que não oferecem um recibo em papel do que foi computado não merecem confiança", salienta texto publicado em junho.

BIOMETRIA

Ainda no pleito de 2008, o TSE testou a biometria em três cidades do País.
A nova tecnologia, que valida os documentos apresentados, pois a leitura é feita pelas digitais do eleitor, foi usada em Colorado (Rondônia), em Fátima do Sul (Mato Grosso do Sul) e São João Batista (Santa Catarina. Neste ano, cerca de 50 municípios terão esse tipo de identificação. A expectativa do TSE é de que em 2018 todo o País terá a identificação por meio da biometria, que substituirá a mera apresentação do documento de identidade e do título de eleitor no dia da votação."

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"O voto em trânsito é uma resolução que permite o eleitor fora do domicílio eleitoral, que quiser exercer o direito do voto, estar habilitado a votar em outro cartório eleitoral. Veja aqui como se habilitar ao voto em trânsito.

Voto em trânsito no exterior

Para um eleitor brasileiro com domicílio eleitoral no Brasil, estar apto a votar no exterior, é necessário transferir seu domicílio eleitoral para a Zona ZZ (zona do exterior), solicitação que teve como data limite o dia 07 de maio de 2014.

Os eleitores que estarão fora do país no dia do pleito podem apenas justificar a ausência do voto, já que não serão disponibilizadas mesas receptoras habilitadas para receber o voto em trânsito no exterior.

O eleitor pode justificar sua ausência entregando o formulário de justificativa em qualquer órgão diplomático ou repartição consular no exterior, até 60 dias após o pleito, ou 30 dias após o retorno ao Brasil, diretamente no Tribunal Regional Eleitoral.

Como se habilitar para o voto em trânsito

Para o eleitor que estiver fora do domicílio eleitoral se tornar apto ao voto, é necessário que apresente em qualquer cartório eleitoral um documento oficial com foto, o cadastro só será permitido àqueles com situação eleitoral devidamente regularizada.

O prazo para se apresentar na Justiça Eleitoral vai de 15 de julho até 21 de agosto, e uma vez cadastrado, estará desabilitado para votar na sua seção original. Caso seja necessário, a alteração ou cancelamento da habilitação só poderão ser solicitados também dentro do prazo para o pedido.

A possibilidade do voto em trânsito permite apenas a eleição para Presidente da República.

Municípios com direito ao voto em trânsito

Aplicado pela primeira vez nas eleições de 2010, inicialmente estava limitado somente às capitais. Nas eleições de 2014, no entanto, cidades com mais de 200 mil eleitores terão direito a voto em trânsito.

A disposição das urnas especiais dependerá da quantidade de eleitores, e a seção destinada a este tipo de voto deverá conter no mínimo 50 e no máximo 600 eleitores.

Veja abaixo a lista dos municípios habilitados a receber o voto em trânsito.

Acre: Rio Branco
Alagoas: Maceió
Amazonas: Manaus
Amapá: Macapá
Bahia: Salvador, Feira de Santana e Vitória da Conquista.
Ceará: Fortaleza
Distrito Federal: Brasília
Espírito Santo: Vila Velha, Serra, Vitória e Cariacica.
Goiás: Goiânia, Aparecida de Goiânia e Anápolis.
Maranhão: São Luís
Minas Gerais: Belo Horizonte, Uberlândia, Contagem, Juiz de Fora, Betim, Montes Claros e Uberaba.
Mato Grosso: Cuiabá
Mato Grosso do Sul: Campo Grande
Pará: Belém e Ananindeua.
Paraíba: João Pessoa e Campina Grande.
Pernambuco: Recife, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
Piauí: Teresina
Paraná: Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel.
Rio de Janeiro: Rio de Janeiro, São Gonçalo, Duque de Caxias, Nova Iguaçú, Niterói, São João de Meriti, Campo dos Goytacazes, Belford Roxo, Petrópolis e Volta Redonda.
Rio Grande do Norte: Natal
Rio Grande do Sul: Porto Alegre, Caxias do Sul, Canoas e Pelotas.
Rondônia: Porto Velho
Roraima: Boa Vista
Santa Catarina: Joinville, Florianópolis e Blumenau.
São Paulo: São Paulo, Guarulhos, Campinas, São Bernardo do Campo, Santo André, Osasco, são José dos Campos, Sorocaba, Ribeirão Preto, Santos, Diadema, São José do Rio Preto, Mauá, Mogi das Cruzes, Piracicaba, Carapicuíba, Jundiaí, Bauru, São Vicente, Barueri, Franca, Guarujá, Taubaté, Itaquaquecetuba e Limeira.
Sergipe: Aracaju".

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"Cada país tem uma forma diferente de eleger seus representantes. Países democráticos, como o Brasil, convocam eleições gerais onde todos os cidadãos são obrigados a votar. No entanto, mesmo entre os países democráticos, existem diferenças quanto aos métodos de contagem de votos e sistema representativo (presidencialismo, parlamentarismo e monarquia)."

Nos Estados Unidos, por exemplo, o presidente não é eleito através do voto direto, mas sim por um colégio eleitoral, formado pelos delegados estaduais, esses sim eleitos pelo povo. Cada estado é responsável por seu próprio código eleitoral, o que causa bastante confusão na apuração final dos votos.

Já o Canadá pratica o sistema parlamentarista, onde não há divisão de poderes (executivos, legislativo e judiciário) e o voto é dado pelo povo a um partido que irá escolher seus representantes.

A Inglaterra, diferentemente dos exemplos anteriores, é adepta da monarquia parlamentarista, onde o Parlamento governa sob orientação do Monarca, em beneficio da população. O Parlamento é formado pela Câmara dos Comuns (eleitos) e pela Câmara dos Lordes (indicados).

Em países totalitaristas ou ditatoriais, como já foi o Brasil durante o regime militar, a população não possui direito ao voto. Os governantes assumem o poder e suprimem qualquer tipo de manifestação contrária ao seu governo."




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