Lua_ +
  _Revista Geral Jeito e Talento       _Revista Geral Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE PRESENTES
CURIOSIDADES DE PRESENTES
 
PRESENTES, EMBRULHOS, EMBALAGEM, FESTA, SURPRESA...

menu curiosidades MATRIOSKAS - SÍMBOLO DE FERTILIADE E MATERNIDADECOMO SURGIU O DIA DOS PAISCOMO SURGIU O DIA DAS MÃESCURIOSIADES SOBRE O DIA DAS MÃESA HISTÓRIA DO CHOCOLATECURIOSIDADES SOBRE COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIOCOMO SURGIU O AMIGO SECRETO?CURIOSIDADES SOBRE CHOCOLATEA TRADIÇÃO DO PRESENTE DE NATALDIA DOS NAMORADOS, NO JAPÃOO SIGNIFICADO DO PRESENTECOMO É A TROCA DE PRESENTES DE NATAL NO MUNDOO QUE É UM BEBÊ REBORN

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - CURIOSIDADES SOBRE COMEMORAÇÃO DE ANIVERSÁRIO _Silva Advogados _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral
 

Aniversários são datas que deve ser comemoradas você não acha?!
A partir do momento que a mulher sabe que está grávida começa a contar os dias, semanas, meses e em fim o nascimento. É muito comum comemorar o aniversário. Cada família segue suas tradições e com isso é muito interessante saber como surgiu os primeiros hábitos de dar presentes, cantar parabéns, assoprar velinhas, fazer brigadeiros, etc


No dia do nosso aniversário gostamos muito de ser lembrados, ganhar presentes, festas etc. O hábito de dar presentes parece ter surgido no Antigo Egito não exatamente em dias de aniversário, mas como simbolismo de desejar coisas boas. Foi incorporado pelos gregos e romanos, que parecem tê-lo associado também ao dia natalis.


O famoso Parabéns a você tem origem nos Estados Unidos. A música foi criada, em 1875, por duas professoras americanas. A versão brasileira para a letra é fruto de um concurso no Rádio TUPI, do Rio de Janeiro, em 1942.


Assoprar as velinhas é outra tradição dos aniversários. O bolo e as velas tem origem na Grécia. Para comemorar o dia de Artemis, deusa da caça, eram colocadas velas sobre uma torta redonda como a Lua cheia. As velas eram a luz do astro, símbolo dessa divindade.


Mas o que não pode faltar nos aniversários são os brigadeiros. O docinho de chocolate que marca presença nas nossas festas de aniversário é tradição brasileira mesmo. A receita se popularizou em 1940 e o nome do doce tem origem na campanha de um militar que, na época, fazia campanha para ser presidente com a rima: ”Vote no Brigadeiro, que é bonito e é solteiro.” O militar perdeu a eleição, mas a bolinha de chocolate ganhou a patente!!!

Fonte: Revista Ciência Hoje das Crianças Revista de Divulgação Científica Novembro 2011



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal DECORAÇÃO DE FESTAS_fotografando JT
 
  SUGESTÕES DE PRESENTES PARA O DIA DOS NAMORADOS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais...
 
 
06 - DIA DOS NAMORADOS, NO JAPÃO _Controller_Assessoria Contábil _Tendas Global_tendas, palcos, locação
 

 

"Você sabia que no Dia dos Namorados do Japão apenas as mulheres dão presentes para seus namorados?

Pois é, no Japão é assim… Como as mulheres japonesas são geralmente muito tímidas para expressarem seus sentimentos, o Dia dos Namorados foi pensado para ser uma grande oportunidade para as mulheres declararem seus sentimentos por seus amados.

Eles comemoram a data dia 14 de fevereiro (como em outros países), o Valentine’s Day (em japonês ” ???????? ” romaji – barentainde), e o presente preferido nesta época do ano é chocolate. Metade das vendas anuais ocorrem durante a semana antes de Dia dos Namorados. Ou seja, o Dia dos Namorados para o japonês é como se fosse uma Páscoa para nós.

No mês seguinte, dia 14 de março, eles têm o White Day (Dia Branco), que é celebrado no Japão, Coréia e Taiwan, e as mulheres também têm um dia só para elas. Os homens que receberam presentes no Dia dos Namorados (Valentine’s Day) retribuem os presentes. Isso é uma criação japonesa, e elas podem ganhar, além de chocolates, jóias, colares, bolsas.

Só lembrando, que no Japão, o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) é comemorado de uma forma muito doce. As mulheres presenteiam os homens com chocolates! Pode ser o namorado, marido, amigo, colega, chefe ou enfim… um homem. A data foi introduzida no Japão em 1936, por uma fábrica de doces que importou a idéia dos Estados Unidos.

O Dia dos Namorados é uma grande oportunidade para que as mulheres expressem seus sentimentos, tradicionalmente entregando chocolates. A este tipo de oferta, dá-se o nome de “Honmei-Chocco” ( ????? – Chocolate de Intenção Verdadeira). É oferecido à pessoa por quem está apaixonada. Se ainda não estão juntos, é um meio de declarar o seu amor à pessoa.

Existe também outro tipo de oferta em forma de agradecimento, chama-se “Giri-Choco” Giri Choco ( ????? – Chocolate de Convivência Social), é o chocolate oferecido aos homens como chefes, colegas ou amigos do sexo masculino que as mulheres não tem nenhum interesse romântico, apenas por amizade ou gratidão. O conceito de giri é muito japonês. É uma obrigação mútua que os japoneses seguem ao lidar com outras pessoas.

Se alguém faz um favor a você, então você se sente obrigado a fazer algo para aquela pessoa. Family Choco (???????? – Chocolate de Família) – Com o amor e afeto maternos, é oferecido ao marido, filhos, pais,irmãos, avôs. Para os amigos é oferecido o “Tomo Choco “ -(???? ? Chocolate de Amizade) como demonstração de amizade.

As garotas costumam caprichar nos presentes de chocolates que elas oferecem aos meninos que estão curtindo. Aquelas que têm dotes culinários preparam seu presentinho na beira do fogão. Porque os doces caseiros são tão ou mais importantes que chocolates caros, ou qualquer coisa que se compre?

No Japão é valorizado o produto caseiro, “feito em casa”, pois se demonstra a intensidade da afeição, amor ou paixão,pelo esforço e dedição em confeccionar o presente especialmente para a pessoa que ama. O Valentine’s Day é comemorado pelos adultos, pelas crianças e pelos idosos também.

O chocolaate não é o único presente, o comércio lança no mercado infinitos produtos para presentear, como roupas, doces, jóias, adornos, etc, dependendo do orçamento de cada um.

Também é frequente encontrarmos reservas em restaurantes, hoteis, agências de viagem para esta data."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal PIADAS DE CONSTRUÇÃO_piadas JT
 
  PIADAS DE DECORAÇÃO_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Controller = Assessoria Contábil = Controller...
 
 
07 - COMO SURGIU O AMIGO SECRETO? _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Valdirart Design_design gráfico
 

"O amigo secreto, amigo oculto ou invisível é uma brincadeira comum entre familiares e amigos, que teve origem no natal. Acredita-se que a brincadeira venha dos povos nórdicos. No dia 24 de dezembro esperavam o amanhecer para trocar presentes e nesta troca diziam: “Que você jamais esqueça dos deuses sobre nós”. E o presente trocado é para eternizar o pacto.

Porém, é também uma brincadeira de costumes e tradições de povos pagãos. A brincadeira se popularizou no ano de 1929, em plena depressão, quando não havia dinheiro para comprar presentes para todos, daí se fazia a brincadeira para que todos pudessem sair com presentes. Tempos depois a brincadeira se estendeu pelo mundo e passou a ter outro sentido.

Para jogar o amigo oculto é muito simples. Primeiro você deve reunir as pessoas que irão participar e definir o valor do presente. Depois que todos estiverem de acordo, basta anotar o nome de todo mundo em papéis – não se esqueça de ninguém. Dobre os papéis em tamanho igual e bem pequeno e faça o sorteio, passe na roda e peça para que cada um pegue o seu. Não vale espiar, muito menos deixar alguém saber quem você tirou. Caso aconteça da pessoa tirar ela mesma, volte tudo e sorteie novamente. Depois de todos sorteados, você escolhe uma data para a troca dos presentes.

No dia, a pessoa vai dando dicas – engraçadas, de preferência sobre a pessoa que ela tirou até que alguém adivinhe. Repita o processo até que todos tenham trocado os presentes. Quanto mais engraçado a discrição mais divertido a brincadeira será, então é a hora de soltar a imaginação.

O amigo oculto também já ganhou outras versões que não a natalina. O chocreto é feito geralmente durante a páscoa e em vez de trocar presentes, as pessoas trocam chocolates; o resto da brincadeira continua igual. Há quem faça amigo oculto no ano novo, é o amigo caneca; aqui as pessoas trocam canecas. Cada um inventa o amigo oculto que achar melhor. E vale até amigo da onça, onde você dá um presente inusitado, para brincar com a pessoa.

Para facilitar a compra do presente você pode estipular um valor para o mesmo, e fazer uma lista com o nome de todos os participantes e escrever ao lado do nome de cada um o que eles gostariam de ganhar. Mas lembre-se, mais do que um presente sofisticado, o melhor do amigo oculto é a diversão e o pensamento de que você lembrou-se da pessoa e tirou alguns minutos do seu dia especialmente para comprar o presente. E é claro que amigo oculto sempre gera expectativa e curiosidade para saber quem tirou quem e o que vai ganhar. "



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal COMO FAZER UM CISNE_dicas JT
 
  DICAS E TÉCNICAS DE ORIGAMI_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Anuncie Aqui!
 
 
08 - COMO SURGIU O DIA DAS MÃES _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação
 

"No segundo domingo de maio comemora-se o dia das mães.
A história da criação do Dia das Mães começa nos Estados Unidos, em maio de 1905, em uma pequena cidade do Estado da Virgínia Ocidental. Foi lá que a filha de pastores Anna Jarvis e algumas amigas começaram um movimento para instituir um dia em que todas as crianças se lembrassem e homenageassem suas mães. A idéia era fortalecer os laços familiares e o respeito pelos pais. Para Anna, a data tinha um significado mais especial: homenagear a própria mãe, Ann Marie Reeves Jarvis, falecida naquele mesmo ano, e que havia trabalhado na guerra civil do país. Ann Marie tinha almejado um feriado especial para honrar as mães.

Durante três anos seguidos, Anna lutou para que fosse criado o Dia das Mães. A primeira celebração oficial aconteceu somente em 26 de abril de 1910, quando o governador de Virgínia Ocidental, William E. Glasscock, incorporou o Dia das Mães ao calendário de datas comemorativas daquele estado. Rapidamente, outros estados norte-americanos aderiram à comemoração.

Em 1914, a celebração foi unificada nos Estados Unidos, sendo comemorado sempre no segundo domingo de maio. Em pouco tempo, mais de 40 países adotaram a data. O primeiro Dia das Mães brasileiro foi promovido pela Associação Cristã de Moços de Porto Alegre, no dia 12 de maio de 1918.

Em 1932, o então presidente Getúlio Vargas oficializou o feriado. Mas Anna não foi a primeira a sugerir a criação do Dia das Mães. Antes dela, em 1872, a escritora Julia Ward Howe chegou a organizar em Boston um encontro de mães dedicado à paz.


Com o passar dos anos, o dia das mães aqueceu o comércio de todo o mundo, pois os filhos sempre compram presentes para agradá-las. Nas diferentes localidades do mundo, a comemoração é feita em dias diferentes.

Na Noruega é comemorada no segundo domingo de fevereiro; na África do Sul e Portugal, no primeiro domingo de maio; na Suécia, no quarto domingo de maio; no México é uma data fixa, dia 10 de maio. Na Tailândia, no dia 12 de agosto, em comemoração ao aniversário da rainha Mom Rajawongse Sirikit. Em Israel não existe um dia próprio para as mães, mas sim um dia para a família.
No Brasil, assim como nos Estados Unidos, Japão, Turquia e Itália, a data é comemorada no segundo domingo de maio."



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal ESPECIAL ANIVERSÁRIOS_especiais JT
 
  COMO REGAR AS PLANTAS EM VASOS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas...
 
...PRESENTES, CURIOSIDADES, INUSITADOS
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 01 02 03 ... 04 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu revistas jt REVISTA TURISMO E LAZERREVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTEREVISTA TURISMO E LAZERREVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTE menu especiais jtportal Jeito e Talento

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Anuncie Aqui! _Marmoraria Padre Donizetti_granito, mármore e ardósia _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Frases JT _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.dicas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.portal.jeitoetalento.com)