Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Piadas Jeito e Talento                  
                 
  CURIOSIDADES DE RELIGIÃO
CURIOSIDADES DE RELIGIÃO
 
RELIGIÃO, FÉ, PELEGRINAÇÃO, CAMINHO DA FÉ, CAMINHO DE COMPOSTELA...

menu curiosidades QUAL A RELIGIÃO DOS ASTECAS?O QUE REPRESENTA O DOMINGO DE RAMOSA ÁRVORE DE NATALO ROSTO DE JESUS DE NAZARÉCURIOSIDADES DA BÍBLIAAS ORIGENS DA SEMANA SANTAA HISTÓRIA DO PRESÉPIO DE NATALCOMO SURGIU A MARCHA PARA JESUSO PAPA FRANCISCOPOR QUE A PÁSCOA NUNCA CAI NO MESMO DIA DO ANO?O PRIMEIRO PRESÉPIO MECÂNICO DO BRASILO ENVIO DE CARTAS PARA O PAPAI NOELO CAMINHO DE SANTIAGO DA COMPOSTELAO CAMINHO QUE JESUS PERCORREUCOMO SURGIU A JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE - JMJA TRADIÇÃO DO CHOCOLATE NA PÁSCOANOMES BÍBLICOS E SEUS SIGNIFICADOSO SIGNIFICADO DA PÁSCOAA LENDA DO PAPAI NOELOS SÍMBOLOS DO NATALO SIGNIFICADO DO COELHO NA PÁSCOAAS RENAS DO PAPAI NOELQUEM FOI E QUEM É JESUS DE NAZARÉA HISTÓRIA DO NATALO CAMINHO DA FÉA HISTÓRIA DE JERUSALÉM

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
25 - QUAL A RELIGIÃO DOS ASTECAS? _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

 

"Povo dedicado à guerra, os astecas habitaram a região do atual México entre os séculos XIV e XVI. Fundaram no século XIV a importante cidade de Tenochtitlán (atual Cidade do México), numa área de pântanos, próxima do lago Texcoco.

Sociedade asteca

A sociedade era hierarquizada (dividida em camadas bem definidas) e comandada por um imperador, chefe do exército. A nobreza era também formada por sacerdotes e chefes militares. Os camponeses, artesãos e trabalhadores urbanos compunham grande parte da população. Esta camada mais baixa da sociedade era obrigada a exercer um trabalho compulsório para o imperador, quando este os convocava para trabalhos em obras públicas (canais de irrigação, estradas, templos, pirâmides).

Montezuma

Durante o governo do imperador Montezuma II (início do século XVI), o império asteca chegou a ser formado por aproximadamente 500 cidades, que pagavam altos impostos para o imperador. O império começou a ser destruído em 1519 com as invasões espanholas. Os espanhóis dominaram os astecas e tomaram grande parte dos objetos de ouro desta civilização. Não satisfeitos, ainda escravizaram os astecas, forçando-os a trabalharem nas minas de ouro e prata da região.

Agricultura

Os astecas desenvolveram muito as técnicas agrícolas, construindo obras de drenagem e as chinampas (ilhas de cultivo), onde plantavam e colhiam milho, pimenta, tomate, cacau etc. As sementes de cacau, por exemplo, eram usadas como moedas por este povo.

Artes, religião e arte asteca

O artesanato a era riquíssimo, destacando-se a confecção de tecidos, objetos de ouro e prata e artigos com pinturas. A religião era politeísta, pois cultuavam diversos deuses da natureza (deus Sol, Lua, Trovão, Chuva) e uma deusa representada por uma Serpente Emplumada. A escrita era representada por desenhos e símbolos. Era comum a representação de deuses através de templos e obras gigantescas. Eles acreditavam que quanto maior a obra ou o templo maior era a adoração que esse Deus considerava. Para representar os deuses também eram criadas máscaras e objetos de cerâmica. Todo o conhecimento religioso era registrado em livros chamados de Códices, uma espécie de bíblia asteca. Os códices também continham imagens que representavam os deuses.

DEUSES ASTECAS

Anahuac Deus da morte.
Centeotl Deus com chifre.
Chalchiuhtlicue Deusa da água, esposa de Tlaloc.
Chicomecoati "Sete serpentes", associado com o governo.
Coatlicue Mulher Serpente. Deusa da terra.
Colibri Azul Deus do sol, do reino Dia.
Ethecatl Deus do vento.
Huitzilopochtli Deus da guerra e tempestade.
lxtlilton Deus da medicina e cura. Irmão de Macuilxochitl.
Macuilxochitl Deus do bem-estar e da boa sorte.
Metztli (ou Yohualticitl) "Senhora da Noite": deusa da Lua.
Mictlantecuhtle "Senhor do Inferno" era o deus da morte e do reino da maldade e das sombras. Está representado nas pinturas como um monstro horrível com a boca enorme, onde caíam os espíritos da morte. Sua horrenda morada se conhecia como Tlalxicco (o umbigo da Terra).
Nanahuatl (ou Nanauatzin) Deus das enfermidades da pele, como a lepra.
Omacatl Deus da alegria e da diversão. Era venerado principalmente por aqueles que viviam bem e pelos ricos, que celebravam grandes festas e orgias.
Ometochtli Deus da bebida e embriaguez.
Ometecutli Sua esposa era Omeciuatl. Pai e mãe dos humanos. Os nomes significam "Senhores dos sexos". Eram representados pela água, terra, céu e fogo.
Opochtli Deus sagrado dos pescadores e caçadores de pássaros.
Quetzalcoati "Serpente-Plumada" deus da civilização e aprendizado, um dos mais significativos deuses dos astecas. Representava a força da natureza.
Tepeyollotl Deus dos movimentos sísmicos e terremotos.
Tezcatlipoca Deus da noite e da magia, deus supremo. Associado também com o destino dos homens e com a realeza.
Tlaloc Deus da chuva e da tempestade. Esposo de Chalchiuhtlicue.
Tlazolteotl Deus da imundice, comedor de porcaria. Erradicava o pecado humano.
Tonatiuh Sol, considerado como primeira fonte de vida.
Tonantzin A Terra, a "honorável avó".
Xilonen Jovem espiga-de-milho, associado com o governo.
Xite Totec Deus da primavera e do replantio.
Xiuhtecuhtle Deus do fogo.
Xochiquetzal Deus da sensualidade
Xolotl Deus do sacrifício humano.
Yacatecutli Deus dos viajantes da classe mercantil.
Os membros do clero pertenciam às classes superiores. Estudavam em suas próprias escolas, a escrita e a astrologia, além de praticarem a mortificação e os cantos rituais. Sua vida era de austeridade e permaneciam celibatários. Os dois sumos sacerdotes dependiam do rei. Este era inacessível - governava por intermédio de um delegado - e, segundo os espanhóis, era transportado em liteira porque seus pés não podiam pisar a terra. Os templos mantinham asilos e hospitais.

Sacrifícios
Os ofícios religiosos, freqüentemente celebrados ao ar livre nos arredores dos templos, reproduziam fenômenos cósmicos e, dada sua estreita relação com os ciclos vegetativos, regiam-se por um complicado ritual, centrado nos sacrifícios.
Estes podiam ser de flores e de animais, mas com freqüência eram humanos.
Em geral sacrificavam-se prisioneiros de guerra, mas usavam-se voluntários também.
As vítimas eram executadas pelos sacerdotes, de formas diversas, segundo o deus a quem se oferecia o sacrifício.


O calendário maia foi utilizado com modificações pelos astecas. Desenvolveram diversos conceitos matemáticos e de astronomia.

Na arquitetura, construíram enormes pirâmides utilizadas para cultos religiosos e sacrifícios humanos. Estes, eram realizados em datas específicas em homenagem aos deuses. Acreditavam, que com os sacrifícios, poderiam deixar os deuses mais calmos e felizes."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas ESPECIAL ANIVERSÁRIOS_especiais JT
 
  MODELOS DE VESTIDOS DE DEBUTANTES_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais...
 
 
26 - COMO SURGIU A MARCHA PARA JESUS _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo
 

 

"A Marcha para Jesus é um evento internacional e interdenominacional (ou seja, realizados conjuntamente por diversas denominações evangélicas) que ocorre anualmente em milhares de cidades do mundo. Entre 1994 e 2000 foi realizada como um evento global, ocorrendo em cerca de 170 países na mesma data.


Histórico

A primeira Marcha para Jesus aconteceu em 1987 na cidade de Londres, no (Reino Unido), chamada de "City March",1 foi criada pelo pastor Roger Forster, da Ichthus Christian Fellowship, pelo cantor e compositor Graham Kendrick, Gerald Coates do movimento Pioneer e Lynn Green, de Youth with a Mission. A expectativa inicial de 5 mil pessoas foi largamente superada pela presença de 15 mil participantes, motivando a realização de um novo evento1 .

Marcha na cidade de Bordeaux, França.
Em 1990, a Marcha já havia se espalhado por 49 cidades em todo o Reino Unido e também em Belfast (capital da Irlanda do Norte), onde 6 mil católicos e protestantes se reuniram. A estimativa foi de cerca de 200 mil religiosos participando do evento. A Marcha logo se expandiu para os demais continentes. No ano de 1993 o evento foi realizado pela primeira vez no Brasil.

Em 1994 foi realizada a primeira versão global do evento, alcançando 170 países e com a presença de 10 milhões de participantes. A última versão global da "marcha" aconteceu em 10 de junho de 2000. Desde então, o grupo organizador original se dispersou e a organização do evento tem ocorrido por parte de iniciativas locais distintas .

Brasil
O evento chegou ao Brasil, através da iniciativa de lideranças evangélicas, principalmente da Igreja Renascer em Cristo e de outras igrejas neopentecostais, apoiada também por igrejas tradicionais e pentecostais.

A maior das Marchas para Jesus é realizada na cidade de São Paulo e reúne anualmente milhões de pessoas. Além desta, centenas de cidades pelo mundo e no Brasil, incluindo as principais capitais do país, possuem a sua edição do evento.

Fazendo parte do calendário oficial de diversas cidades, a Marcha para Jesus conta com a participação de trios elétricos de diversas comunidades e igrejas cristãs, envolvendo diversas denominações. Em setembro de 2009 o presidente Lula sancionou lei que transformou a data da Marcha para Jesus. Por força desta lei a Marcha passa a ser comemorada anualmente no sábado seguinte ao 60º dia após o domingo de Páscoa.

São Paulo


Praça Heróis da FEB e Avenida Santos Dumont em Santana, palcos do evento paulistano.
A primeira edição brasileira do evento, ocorrida em 1993, levou cerca de 350 mil pessoas às ruas do centro da cidade de São Paulo, com destino ao Vale do Anhangabaú, onde ocorreu um show gospel e foram arrecadados agasalhos. Desde lá o evento foi transferido para algumas localidades da cidade, a maioria na zona norte da mesma. Ano após ano reúne multidões de participantes, no ano 2000 chega a 1 milhão de evangélicos. Em 2005 foi transferida para a Avenida Paulista, onde fora realizada por mais um ano. No ano de 2007, após um termo assinado entre o Ministério Público de São Paulo e o governo do prefeito Gilberto Kassab (DEM), houve uma limitação na realização de eventos na via, que a partir da data abrigaria apenas três eventos por ano.

A partir deste ano a marcha passou a ser realizada nos distritos de Bom Retiro e Santana, reunindo acima de três milhões de participantes a cada ano. O trajeto da marcha começa na região central da cidade, na estação Tiradentes do Metrô, segue pela Avenida Tiradentes, Ponte das Bandeiras, Avenida Santos Dumont, Praça Campo de Bagatelle, e termina na Praça Heróis da FEB, zona norte. Após a caminhada, seguida por mais de 10 trios elétricos, os participantes reunem-se na concentração do evento, um palco montado na Praça Heróis da FEB, onde são realizados shows de música gospel.

Em 2008 Gilberto Kassab, prefeito da cidade, diz que está em estudo a transferência do evento para o Autódromo de Interlagos, e que a versão de 2009 seria realizada lá devido às reclamações da população que vive na região da Praça Campo de Bagatelle. Esta situação causou descontentamento da Igreja Renascer em Cristo, organizadora da marcha.

A 19ª edição, de 2011, foi considerada por alguns seguimentos da sociedade como um ato de afronta ao Supremo Tribunal Federal e de ameaças aos políticos, por ações de líderes evangélicos. Silas Malafaia criticou, com palavras duras, a aprovação da união estável entre pessoas de mesmo sexo, orientando seus fiéis a não votarem em parlamentares defensores do PL 122.29 Também questionou a decisão do STF de liberar marchas a favor da maconha, insinuando que após isto seriam aprovadas marchas a favor de crimes."

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas COMO EMBRULHAR UM PRESENTE_dicas JT
 
  DECORAÇÃO DE FESTAS_fotografando JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
27 - NOVAS DESCOBERTAS SOBRE A CRUCIFICAÇÃO DE JESUS _Dicas JT_como fazer, como resolver _Anuncie Aqui!
 

 

Decifrado recentemente, um texto egípcio de 1,2 mil anos conta que Jesus teria celebrado a Santa Ceia
com Pôncio Pilatos (o juiz que autorizou sua crucificação), numa terça-feira e não numa quinta,
e que Jesus era capaz de mudar sua aparência (uma explicação para a maneira que Judas teria usado para ajudar soldados romanos a identificá-lo na hora da prisão).


De acordo com o pesquisador Roelof van den Broek, que publicou a tradução em seu livro “Pseudo-Cyril of Jerusalem on the Life and the Passion of Christ” (“Pseudo Cirilo de Jerusalém sobre a Vida e a Paixão de Cristo”, sem edição no Brasil), é importante ressaltar que, embora a existência do relato não possa garantir que as coisas ocorreram dessa maneira, poderia haver pessoas na época que acreditavam nele.

Pilatos Jantando com Jesus Cristo

“Sem maior tumulto, Pilatos preparou a mesa e comeu com Jesus. E Jesus abençoou Pilatos e toda a sua casa (…) Pilatos então disse a Jesus para ele fugir antes de sua cruciação pois ele havia de dar o único filho que tinha para que não matassem a Jesus”.
De acordo com o texto, Jesus teria agradecido a Pilatos por sua boa vontade, mas recusado a oferta e mostrado que, se desejasse, poderia escapar de outras formas, desaparecendo em seguida.

Van den Broek lembra que, na Igreja Copta e em igrejas da Etiópia, Pilatos é considerado um santo, e isso explicaria o retrato mais amigável que ele recebeu nesse e em outros textos.

Durante o Momento de Inlealdade de Judas os Judeus Disseram:

“Como vamos prendê-lo [Jesus], pois ele não tem uma única forma, sua aparência muda. Às vezes ele é corado, às vezes ele é branco, às vezes ele é vermelho, às vezes ele tem cor de trigo, às vezes ele é pálido como um asceta, às vezes ele é um jovem, às vezes um velho…”

Se Jesus era capaz de mudar radicalmente de aparência, uma simples descrição física não bastaria para que os guardas romanos o identificassem, o que teria motivado Judas a escolher um sinal.

www.curiosidades.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas MENSAGENS PARA DEBUTANTES_dicas JT
 
  GAFES E MICOS EM FESTAS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Valdirart Design = design gráfico = Valdirart Design...
 
 
28 - POR QUE O CÉREBRO DÁ PREFERÊNCIA A CIÊNCIA OU A RELIGIÃO? _Dicas JT_como fazer, como resolver _Enigmas JT_treine seu raciocínio
 

 

O mundo parece estar dividido entre pessoas religiosas e pessoas que acreditam na ciência. De acordo com um novo estudo, essa divisão não é acidental: o nosso cérebro se comporta de forma diferente quando vê o mundo através dos dois posicionamentos.
Os pesquisadores da Universidade Case Western Reserve e da Faculdade Babson (EUA) chegaram à essa conclusão através de oito estudos independentes que envolviam questionários e experimentos. Cada um tinha entre 159 e 527 adultos e comparava os resultados daqueles com crenças em um deus ou em um espírito universal e aqueles sem religião.

Pensamento crítico x empático

A pesquisa indica que aqueles com crenças espirituais ou religiosas aparentam suprimir uma rede cerebral usada para o pensamento analítico. Assim, podem se engajar no pensamento empático. Igualmente, os não religiosos suprimem o pensamento empático para usar o analítico.

Tony Jack, o principal pesquisador desse trabalho, explica que deixar de lado o pensamento crítico para acreditar no sobrenatural faz sentido para nos ajudar a atingir a compreensão social e emocional.

Essas duas redes do cérebro se revezam para encarar as diferentes situações do nosso dia a dia. Apesar disso, os pesquisadores afirmam que nenhum dos dois tem o monopólio para trazer as grandes respostas da vida. A natureza humana permite que exploremos nossas experiências usando os dois padrões de pensamento.

“A religião não deve nos falar sobre a estrutura física do mundo; esse é o trabalho da ciência. A ciência deve informar nossa razão ética, mas não pode determinar o que é ético ou como devemos construir sentido e objetivo para nossas vidas”, acrescenta Jack.

Os pesquisadores também argumentam que a ciência e religião não devem ser sempre vistas como forças opostas. O estudo aponta que vários grandes cientistas tiveram crenças religiosas, incluindo 90% dos ganhadores do Prêmio Nobel. Entender a interação entre esses dois tipos de pensamento, porém, pode enriquecer os dois lados.
“Longe de estar sempre em conflito com a ciência, dentro das circunstâncias corretas as crenças religiosas podem promover a criatividade científica”, conclui o pesquisador.

Fonte: HypeScience

www.curiosidades.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte FESTA DE 15 ANOS_dicas JT
 
  FESTA DE 15 ANOS_dicas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Sartori Informática = internet, informática, cursos = Sartori Informática...
 
CURIOSIDADES SOBRE RELIGIÃO DE MODO GERAL
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
CURIOSIDADES (JT)

CURIOSIDADES (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. CURIOSIDADES    
  PÁGINAS << 01 ... 04 05 06 ... 07 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu jogos SHOW DE LUZESDJ MIXEREMBAIXADASEQUILÍBRIO6 DIFERENÇASBOLA DE TENISCÃES - SIMILARIDADESBUSCA NA SELVAPEPSI - PIMBALLINTERFACE ESPACIAL4D PIMBALLBREAK DANCEESTILO LIVREDIFERENÇAS NAS CENASCAVALOS CANTORES5 ERROS

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Portal Jeito e Talento_variedades _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Guardião - Segurança Eletrônica _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Valdirart Design_design gráfico _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.anuncie.jeitoetalento.com)
(JT) (www.videos.jeitoetalento.com)