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"Este pequeno artigo não é um manual de precauções de segurança. É sim um pequeno ajudante de memória. Muitas vezes por distração acontecem situações dramáticas que podem alterar as nossas vidas em segundos".

O QUE NÃO DEVE FAZER
>> Não retire repentinamente a tampa de qualquer sistema de refrigeração. Cubra-a sempre com um pano e retire a tampa lentamente, de modo a não se queimar. Esta regra normalmente aplica-se a sistemas de refrigeração líquida mas também é válido para mudanças de óleo.
>> Nunca toque em qualquer parte mecânica da moto, por exemplo o motor, até que a máquina tenha estado um determinado tempo a arrefecer. Pode causar queimaduras graves.
>> Não respirar o pó do sistema de freios. É prejudicial à saúde principalmente se sofre de algum problema pulmonar ou respiratório. É aconselhável uma máscara protetora.
>> Nunca faça uma transferência de fluídos tóxicos como gasolina, óleo de freio, utilizando mangueiras e fazendo sucção com a boca. Se algum destes fluídos entrar em contato com a pele, lave-se imediatamente.
Não deixe no chão óleo, gasolina, ácido da bateria, ou outros líquidos escorregadios. Limpe o chão ou use areia para ajudar a "ensopar" o material. Pode ferir-se gravemente ao escorregar nestas substâncias.
>> Não deixe crianças ou animais inadvertidamente perto da sua moto.
>> Não levante pesos com os quais não pode (motores, etc)
>> Não encha os pneus acima dos valores recomendados. Podem arrebentar violentamente.

O QUE PODE FAZER
>> Use proteção para os olhos quando estiver que trabalhar com instrumentos como máquinas de soldar, etc.
>> Use um creme nas mãos antes de começar tarefas como mudança de óleo. Protegerá as mãos de infecção caso se corte e torna a limpeza muito mais fácil. Mas depois da aplicação do creme deve certificar-se que as mãos estão secas e não escorregadias para não provocar acidentes desnecessários.
>> Antes de começar a mexer na moto retire o relógio e os anéis. Não deve usar roupas largas e se o cabelo for comprido deve estar amarrado.
>> Mantenha a área de trabalho limpa e organizada, ou quando menos esperar estará tropeçando nas ferramentas.
>> Peça a alguém que de vez em quando se certifique que tudo está bem consigo quando estiver que trabalhar sozinho na moto.
>> Trabalhe numa seqüência que seja lógica para si. Depois de acabar o seu trabalho verifique que todas as peças estão corretamente instaladas e apertadas. Pode poupar muitos infortúnios a si e à sua máquina.

FOGO - a gasolina é altamente inflamável. Nunca fume ou faça outro tipo de chama enquanto trabalha na sua moto. Mas existem outros perigos. Uma faísca causada por duas superfícies de metal em contacto ou por eletricidade estática no seu corpo pode originar um vapor a gás que num espaço fechado é altamente explosivo. Desligue os fios da bateria sempre que estiver que trabalhar em qualquer parte do sistema de combustível ou elétrico. É aconselhável que ter um extintor no local onde trabalha na moto. Nunca tente apagar um fogo de origem elétrica ou ateado por combustível com água.

A BATERIA
- Nunca provoque uma faísca ou permita uma fonte de luz perto da bateria. Ela liberta uma certa quantidade de gás que é altamente explosivo. Não carregue a bateria por um período de tempo excessivo. Corre o risco da bateria queimar. Cuidado com o ácido da bateria. Nunca adicione a água ao ácido, mas sim o ácido à água. Proteja-se com luvas e óculos protetores.

GASES
- Cuidado com certos gases que, se inalados por um certo tempo, podem causar inconsciência ou até a morte. Nunca ligue a moto num espaço fechado como uma garagem. Os fumos do escape contêm monóxido de carbono em quantidades que podem ser venenosas. Se precisar de ligar a máquina faça-o em espaços abertos."

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10 - BICICLETAS E O TRÂNSITO _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Dicas JT_como fazer, como resolver
 

Os ciclistas, como os pedestres, costumam fazer movimentos bruscos, surgir inesperadamente ou trafegar no sentido contrário ao do trânsito.

À noite, o risco de acidentes aumenta, ainda mais porque a maioria das bicicletas não possui o equipamento determinado pelo Código de Trânsito.

Os ciclistas devem trafegar no mesmo sentido do transito, a não ser que a autoridade local baixe norma liberando o sentido de tráfego.

Diz o CTB que, se o ciclista está andando a pé e conduzindo sua bicicleta, ele é encarado como pedestre. Se achar que o ciclista está desatento, buzine de leve quando for ultrapassá-lo.
Redobre a atenção ao dobrar esquinas.
Olhe sempre pelo retrovisor e pelo espelho lateral antes de abrir a porta do carro.
Fonte: Guia Folha Veículos



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11 - USO DAS CADEIRINHAS PARA CRIANÇAS _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie
 

Desde 2010 , quem levar crianças com menos de sete anos e meio sem a
cadeirinha vai ser multado. E dessa faixa etária até os 10 é obrigatório o cinto de segurança no banco traseiro.

Os dados sobre acidentes de trânsito envolvendo crianças são preocupantes: aproximadamente duas mil mortes por ano, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Mais de 40% dessas mortes ocorrem quando a criança está a bordo do veículo. Na tentativa de diminuir o número de acidentes fatais, o Denatran (Departamento Nacional de trânsito) instituiu a nova lei das cadeirinhas. A partir de junho o uso do equipamento será obrigatório no transporte de crianças menores de 7 anos e meio. O não cumprimento da regra implicará em uma multa de R$191,54 e menos 7 pontos na carteira de habilitação do motorista.

Ao contrário do que muitos pensam a cadeirinha não serve apenas para dar mais conforto as crianças, elas são dispositivos de segurança. Por isso é fundamental escolher um modelo compatível com a altura e o peso do seu filho. Para garantir a eficiência do dispositivo você deve seguir atentamente às instruções que o acompanham. O cinto de segurança da cadeirinha tem de ficar posicionado sobre os ombros e ossos da bacia da criança.
Dessa forma seus filhos estarão mais seguros caso ocorra uma freada brusca ou uma colisão. A regra vale para uma longa viagem ou uma ida à esquina.

Veja como ficou a divisão dos equipamentos obrigatórios feita por idade.
* Bebês até um ano têm de ser transportados no bebê conforto.
* De 1 a 4 anos ficam na cadeirinha
* De 4 a 7 anos e meio no assento de elevação.



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" Para escolher sua moto – caso ainda não tenha uma –, a primeira pergunta a ser feita é: “Para que eu quero uma moto?”. Pode parecer uma bobagem muito grande, mas essa perguntinha prosaica pode evitar muitos erros. Por exemplo, se a intenção é usá-la como meio de transporte diário, para se deslocar no trânsito intenso, sem pretensões aventureiras nas longas estradas, uma moto de baixa cilindrada (entre 115 e 300 cc), pequena e confortável pode ser uma solução. Ou mesmo um scooter, veículos cada vez mais aperfeiçoados, confortáveis, versáteis e econômicos.

Por outro lado, se o plano é utilizá-la como meio de transporte, mas também fazer viagens, acompanhado de garupa, a melhor pedida é uma moto média ou grande (entre 400 e 1.000 cc).

Para aqueles que gostam de pegar estradas de terra, as motos recomendadas são as de uso misto cidade-campo. Já os motociclistas de espírito esportivo, as superesportivas são as indicadas. Enfim, os chamados românticos, que veem na moto um objeto de lazer puro e ainda têm um leve espírito de rebeldia ao estilo Easy Rider, as motos custom são a melhor opção.

Nessa escolha devem ser levadas em conta as dimensões do motociclista. Não adianta sonhar com uma moto grande e pesada, se as dimensões do motociclista forem pequenas e leves. Ao escolher uma moto, ela deve servir como uma luva, não pode ficar nem larga, nem apertada. Um motociclista de baixa estatura pode não agüentar o peso da moto e gastar um bom dinheiro em manetes e funilaria do tanque.

As principais categorias de motos são:

On ou off

As chamadas motos de uso misto, ou trail, on-off road, fazem muito sucesso pela sua versatilidade. São correspondentes aos automóveis chamados de SUV – Sport Utility Vehicle. As principais características das motos on-off são:

Maior curso de suspensão, o que permite rodar em estradas de terra, ou de asfalto detonado, sem massacrar a coluna do motociclista.

Maior distância entre banco e solo e grande vão livre ao solo. Ou seja, elas são altas, o que combina com motociclistas com mais de 1,85 m.

O guidão largo e a roda dianteira de maior diâmetro (19 ou 21 polegadas) facilitam a pilotagem em baixa velocidade e pisos irregulares.

Grande distância entre as pedaleiras e o banco. Ótimo para pilotos altos e muito bom para quem vai na garupa, porque pode se posicionar com as pernas menos dobradas.

Mas também tem suas características negativas:

Pneus com câmara, menos seguros em caso de perfurações.

Motor geralmente monocilíndrico, que emite mais vibração e ruído.

Desempenho limitado.

Geralmente têm o pára-lama dianteiro alto, que gera mais arrasto aerodinâmico.

Falta de proteção aerodinâmica (carenagem, pára-brisa) .

Fun-bike

Nos anos 1990 surgiu uma nova categoria de moto, inaugurada pela BMW F 650GS e batizada de fun-bike, algo como “moto-divertida”. Esta categoria revelou-se muito interessante e rapidamente ganhou adeptos e variações sobre o tema. Trata-se de uma mistura entre uso misto e esportivo. Ou seja, aparentemente ela tem características de fora-de-estrada (guidão largo, suspensões de curso longo, banco largo), mas os pneus são de desenho esportivo, a roda dianteira é de 19 ou 17 polegadas e pequeno vão livre do solo. Tem as vantagens da versatilidade de uma trail com as vantagens de uma esportiva. Em suma, é praticamente uma moto dois-em-um.

Utilitárias

São aquelas pequenas motos entre 100 e 150cc que normalmente estão debaixo de um moto-boy. Geralmente são utilizadas dentro de perímetro urbano, embora tenha visto alguns motociclistas que rodaram o Brasil inteiro nestas pequenas e valentes utilitárias. São muito práticas na cidade e extremamente econômicas, chegando a fazer, facilmente, mais de 30 km com um litro de gasolina. No entanto têm uma grande desvantagem: são muito visadas por ladrões. Como são as mais vendidas – representam mais de 80% do mercado – são alvo de muitos roubos, furtos e assaltos.

Custom

Representam o sonho de consumo da maioria dos motociclistas acima dos 40 anos e alguns poucos jovens também. Sua principal representante é a Harley-Davidson, ícone americano que inspirou esta categoria de motos, hoje dominada pelos japoneses. Elas passam uma impressão de motos antigas, clássicas, sem preocupações com baixo peso e alto rendimento. O importante é dar ao motociclista a sensação de uma grande poltrona sobre duas rodas. Elas têm grande distância entre-eixos, o que as deixam péssimas de se fazer curvas, mas muito estáveis nas retas.

O principal na custom é representar um estilo de vida. O mais interessante é que este estilo de vida tem muito charme por misturar antigo com moderno. Mas verdade seja dita, somente as motos de grande cilindrada (acima de 1.000) conseguem proporcionar algum conforto, porque as pequenas têm menor curso de suspensão, o que acaba sacrificando a coluna do motociclista. Quanto à posição de pilotagem, se as pedaleiras estiverem muito avançadas (pra frente), o piloto ficará mais vulnerável às irregularidades do solo, porque a resultante do impacto na suspensão segue diretamente para o traseiro do piloto!

Esportiva

Fica entre 600 e 1.000cc e se caracterizam por alta potência (entre 120 e 200 cv). São ótimas para curtir track-days em autódromos, mas horríveis para rodar na cidade, especialmente no trânsito porque o motor aquece muito. São extremamente prazerosas nas estradas cheias de curvas. Mas pelo alto desempenho – chegam a passar de 300 km/h – podem levar motociclistas novatos à tentação de correr demais onde não deve. Também são péssimas para levar garupa, aliás, a bem da verdade, motos esportivas NÃO foram feitas para levar ninguém na garupa!

Antes de se decidir por um modelo é sempre conveniente dar uma voltinha. Comprar “no escuro” pode trazer muitos aborrecimentos. A primeira lição é: jamais compre uma moto usada sem conhecimento de causa. Se o leitor for do tipo que anda de calculadora debaixo do braço, é bom reservar um dinheirinho extra para o pós-compra. A saber: licenciamento (no caso de moto nova), seguro e as tralhas que acompanham a vida de um motociclista (leia-se, equipamentos como capacete, luvas, botas, casaco, calça etc.)."

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