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"Procure se posiconar bem na moto, assim você evita quedas e melhora sua performance, ainda que esteja em alta velocidade. Para se sair de situações difíceis melhore seu equilíbrio, ficando de pé na moto e controlando o peso do corpo para deixar a motocicleta mais estável.

Evite frear ou acelerar de forma brusca, nunca deixe a embreagem apertada, use-a apenas para a troca de marcha.

Ao pilotar em trilhas, provas de enduro e cross-country a posição mais confortável para se estar na moto é em pé, com os joelhos levemente dobrados, as pernas segurando a moto, coluna levemente inclinada para frente e cotovelos dobrados, voltados para cima. Dessa maneira as imperfeições da trilha não incomodarão tanto na pilotagem.

Sempre apóie seu peso nas pernas nunca nos braços. Quando estiver em uma subida ou em uma descida, mantenha seu corpo sempre na mesma posição de equilíbrio de quando se está no plano. Seu tronco e sua cintura deverão permanecer o mais ereto possível, a única parte do seu corpo que deverá ser inclinada é o tronco.

Os dedos indicadores devem permanecer sobre os manetes para que as reações sejam muito mais rápidas, dessa forma você evita “alicatar” o freio ao se assustar, ou deixar a moto morrer porque não apertou a embreagem a tempo.

O freio dianteiro deve ser usado progressivamente para evitar trancos, o traseiro de maneira leve, para ajudar na desaceleração.

Quando estiver em alta velocidade e se deparar com salto inesperados, se posicione corretamente na moto e quando chegar no obstáculo faça um pouco de força puxando o guidão para cima, evitando que a frente caia. Nos saltos a forma correta de cair é com a roda traseira ou com as duas juntas.

Quando pilotar no meio do barro mantenha uma velocidade reduzida, mas o giro do motor bem alto, para que seu pneu se mantenha limpo e não fique preso nas canaletas. Em terrenos de areia mantenha a roda da frente leve, inclinando seu corpo um pouco para trás, o que dará mais tração para sua moto.

Em terrenos de pedras aumente o peso na roda dianteira, para evitar que ela saia. Mas se for uma descida se posicione mais atrás do banco e freie com a roda traseira, desta maneira você evitará que a roda dianteira trave e te jogue no chão."

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"Se você for pego de supresa e descobrir que sua suspensão esta vazando, pior, em cima do seu disco de freio; não se desespere, se não der tempo de encontrar um mecânico, aqui vão algumas dicas pra você nãoperder a corrida ou o enduro.
Apesar de você estar correndo risco de ficar sem amortecimento e freio tudo pode acabar bem se você tiver material de limpeza e um pedaço do velho filme de máquina fotográfica.

1 - Use uma pequena chave de fenda para baixar / tirar o guarda-pó. Isso provavelmente será fácil já que esta tudo muito bem lubrificado.

2 - Agora limpe toda a sujeira de onde tirou o guarda-pó e do tubo da suspensão. Use uma flanéla para tirar cada grão de sujeira. Os retentores modernos são muito bons.

3 - Continue limpando. Use um escova de dentes para limpar a parte exposta do retentor.
DICA: use a escova de dentes de outra pessoa.

4 - Agora que você tirou cada fragmento de sujeira para longe do retentor é hora de achar o grãozinho que esta causando todo esse vazamento. Recorte a parte furada do filme fotográfico e prepare-se para a mágica. Use o velho pedaço de filme (quem sabe do casamento a sua sogra), enfie com cuidado entre o tubo da suspensão e o retentor. Com todo cuidado faça a volta no tubo com o filme enquanto o puxa para fora.Vai vazar um pouco de óleo no processo, mas no fim o problema deve estar resolvido.
Se não for cuidadoso pode causa mais estrago. Se após seu serviço a suspensão continuar vazando, você ia precisar de retentores novos de qualquer jeito."



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"A transferência efetuada depois deste prazo ocasiona a aplicação de infração de trânsito ao atual proprietário (adquirinte), já que falsidade documental é crime, assim como o uso de tais documentos, sendo passível de pena de reclusão e multa. É cobrado pela transferência o valor de R$114,13
Para fazer a transferência, o novo proprietário deverá emitir a ficha de cadastro, devidamente preenchida e assinada e se dirigir a uma das unidades de atendimento do Departamento de Trânsito (Detran). Depois, o veículo passará por uma vistoria no município de domicilio, ou seja, a que se refere a placa. Com a documentação necessária (que está listada abaixo) o novo proprietário deve dirigir-se ao balcão de atendimento para solicitar o serviço com a emissão do CRV e CRLV.

Se o automóvel for reprovado no processo de vistoria, o dono deverá providenciar os reparos necessários apontados na reprova, podendo retornar à unidade de atendimento para repetir o procedimento, sem ter que pagar nova taxa. O pagamento da taxa de licenciamento do ano vigente deve ser paga antecipadamente, assim como o IPVA vencido (valor integral) para se conseguir fazer a transferência.
Automóveis com restrição financeira deverão ser inclusos ou baixados via SNG( Sistema Nacional de Gravames ). O comprador tem o prazo de 30 dias corridos contados a partir da data da compra e não do reconhecimento de firma para realizar a transferência. Todos os casos não previstos deverão ser analisados pela unidade de atendimento do município.

Listagem de documentos necessários para a realização desse procedimento:

Ficha de Cadastro devidamente preenchida e assinada pelo proprietário do veículo;
Documento de Arrecadação Estadual (DAE) devidamente quitado (disponível no site do Detran de seu Estado);
Originais e cópias da carteira de identidade atualizada, além do CPF do proprietário adquirente;
Certificado de Registro de Veículo – CRV (Recibo) devidamente preenchido com firma reconhecida em cartório do vendedor e do comprador ( de acordo com art.369 CPC) ( modalidade autentica, verdadeira ou presencial).
Pessoa Física: Representação por parentes de 1º grau (pai, mãe, filho(a), marido e esposa) com documento de identidade atualizada (conforme Art.3 da lei nº12037/09) e certidão de casamento comprovando o parentesco(cópias e originais ou cópias autenticadas ).
Representação por terceiros, mediante procuração pública (lavrada em cartório) original ou cópias autenticadas acompanhada dos documentos do proprietário e do procurador (cópias e originais ou cópias autenticadas).
Pessoa Jurídica: Cartão do CNPJ com menos de 90 dias; Contrato social ou cópia autenticada; Procurador público com o documento de identidade atualizada (conforme Art.3 da lei nº12037/09) (cópia e original) e procuração original ou cópia autenticada;
Caso o vendedor seja pessoa jurídica, promitente deverá apresentar além dos documentos solicitados, cópia autenticada do contrato social ou ata e estatuto autenticados ou 1º nota fiscal.
Veículo táxi ou transporte escolar, carta de autorização do órgão competente."

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"Se você pega muita chuva com o carro e escuta um barulho de água no lado do pasageiro, quando freia ou acelerao, ou se escuta o barulho do deslocamento de um certo volume de água como por exemplo em uma garrafa de água pela metade.

Pode ser que sua porta esteja cheia de água.

Para descobrir é muito fácil: com o carro parado faça o seguinte, abra a porta suspeita e de umas balançadas rápidas, se voce ouvir novamente o barulho de agua, pode ter certeza que tem água na porta. Assim você poderá proceder da seguinte maneira, você mesmo pode retirar o painel da porta para ter acesso ao laguinho, ou leva num tapeceiro que poderá executar este serviço. Além disso, embaixo da porta tem umas borrachinhas por onde essa água deve sair, elas têm um furo, e se po acaso estiver entupido,o certo é desintupir com uma chave de fenda.

Mas caso não se comprove que exista água na porta, mas o barulho persista, creio que você deva procurar por mais pistas deste elemento, como tapetes molhados, e perceba, se, logo após a lavagem do carro, se existe alguma goteira ou algo mais caudaloso e persistente abaixo do carro. Água dentro de carro no volume suficiente para fazer barulho não deve ser dificil de encontrar, mas deve ser resolvido rápido, pois o cheiro tende a ficar insuportável em pouco tempo.



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