Lua_ +
  _Receitas Jeito e Talento       _Revista Geral Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  DICAS DE CAVERNAS
DICAS DE CAVERNAS
 
CAVERNAS, CAVERNISMO, CAVING, EXPLORAÇÃO, ESPELEOLOGIA...

menu dicas EQUIPAMENTOS NECESSÁRIOS PARA O CAVINGCOMO INICIAR O CAVINGO QUE LEVAR PARA A CAVERNA DO DIABOPREVENÇÃO DE ACIDENTES EM CAVERNASDICAS DE CAVINGCOMO TIRAR FOTOS EM CAVERNASDICAS PARA VISITAR O PETARDICAS PARA VISITAR UMA CAVERNA

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
01 - COMO INICIAR O CAVING _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Portal Jeito e Talento_variedades
 

 

"Os especialsitas orientam os aamadores a fazer primeiramente um passeio guiado. Muitas cavernas grandes e conhecidas nos Estados Unidos possuem passeios auto-guiados onde você simplesmente segue um caminho de lama ou pedra por corredores e ambientes bem iluminados e facilmente acessíveis. Se você quiser explorar os cantos mais distantes das cavernas, terá que começar com um passeio guiado em grupo.
Os passeios guiados variam muito, de acordo com a dificuldade e com o preço. Todas as grandes cavernas dos Estados Unidos possuem sites onde você pode explorar suas opções. As cavernas Carlsbad, no Novo México, por exemplo, oferecem passeios guiados por guardas do Palácio do Rei e não requerem nada mais do que subidas de ladeira, e explorações guiadas da caverna Spider, onde são necessários longos rastejos por espaços apertados e empoeirados. Os passeios guiados, nos Estados Unidos, variam de US$ 8, para uma viagem de uma hora, a mais de US$ 50, para uma excursão de um dia inteiro.

Crianças e cavernas são uma excelente combinação, particularmente em viagens guiadas específicas para crianças. As cavernas exploram a curiosidade natural de uma criança e permitem que ela mostre suas habilidades de rastejar, escalar e se espremer em lugares pequenos. As cavernas também são excelentes lugares para aulas científicas em um cenário impressionante. A maioria das grandes cavernas mantém programas de educação infantil para escolas e grupos privados.

O caving vertical utiliza cordas e outros equipamentos de rapel e alpinismo para descer os exploradores por abismos profundos. Os amadores são aconselhados a tentar o caving vertical somente com guias treinados e certificados.

O mergulho em cavernas - exploração de cavernas debaixo d'água - não é para amadores. Mesmo mergulhadores acostumados a utilizar equipamento de mergulho não devem tentar mergulhar em cavernas sem o treinamento adequado e o acompanhamento de guias especialmente certificados. O mergulho em cavernas requer equipamentos e técnicas diferentes, além de um conhecimento que pouquíssimos mergulhadores têm. Embora o mergulho em cavernas possa proporcionar recompensas magníficas, ele também tem um alto grau de risco.

Nos Estados Unidos, a Sociedade Nacional de Espeleologia é responsável por mais de 200 clubes de caving conhecidos como grutas. Eles organizam treinamentos e excursões com ênfase na conservação de cavernas.

Algumas Cavernas Famosas •Com 579 km de passagens subterrâneas, o Parque Nacional das Cavernas Mammoth, em Kentucky, é o maior sistema de cavernas do mundo.
•A caverna Kazumura, no Havaí, é o tubo de lava mais longo do mundo, medindo mais de 60 km de comprimento.
•A caverna Sotano de las Golondrinas, no México, é mais funda que o edifício Empire State, além de ser a favorita entre os praticantes do Base Jumping.
•Em 1940, quatro adolescentes descobriram extraordinárias pinturas paleolíticas de cavalos, bois e búfalos nas paredes de uma caverna em Lascaux, na França."

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal REVISTA TURISMO E LAZER_revistas JT
 
  LENDAS DA GRUTA MISTERIOSA - A GRUTA QE CHORA_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas...
 
 
02 - DICAS DE CAVING _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral
 

 

"Em 2007, a Sociedade Nacional de Espeleologia recebeu 24 relatos de acidentes relacionados a caving e a mergulho em cavernas nos Estados Unidos e no Canadá. Isso representou apenas uma fração dos acidentes anuais, já que muitos não são relatados. A maioria dos acidentes informados envolveu pequenas lesões, mas cinco foram fatalidades (quatro durante o mergulho em cavernas).

O caving, como outros esportes ao ar livre, pode ser uma atividade familiar perfeitamente segura quando os exploradores são treinados, preparados e tratam a segurança do caving com a devida seriedade. Antes de mais nada, é importante conhecer as causas mais comuns de acidentes e lesões com a prática do caving.
•Ficar perdido na caverna
•Correr sem iluminação
•Hipotermia (temperatura do corpo perigosamente baixa)
•Inundação nas passagens
•Escorregão e queda
•Queda de rochas
•Queda em fendas e buracos

Dicas para praticar o caving com segurança: Primeiramente, nunca explore cavernas sozinho. Também é melhor um pequeno grupo de 4 a 6 pessoas do que um grupo muito grande com possíveis retardatários. Caso não tenha contratado um guia, tenha certeza de que pelo menos duas pessoas do grupo sejam exploradores experientes que conheçam muito bem a caverna. O mais importante de tudo, avise várias pessoas sobre seus planos de caving - exatamente onde vai, quem vai acompanhá-lo e quando pretende retornar.

Verifique se possui tudo que precisa, lâmpadas e baterias extras para as fontes de luz, bastante comida e água, bons calçados e muita roupa quente.

Quando começarem o caving, mantenham-se sempre juntos - outra boa razão para que o grupo seja pequeno e fácil de controlar. Se tiver um grupo maior, divida-o em grupos pequenos, de modo que cada um seja responsável por si próprio. Mantenha o explorador mais lento na frente do grupo, assim, você não corre o risco de deixar ninguém para trás. Até mesmo em uma caverna relativamente fácil, pare com freqüência para verificar como cada um está se sentindo.

Uma regra básica durante o caving é não correr nenhum risco desnecessário. Sempre procure a maneira mais fácil de percorrer a caverna. Se tiver que escolher entre andar 10 minutos ao redor de uma fenda ou de se jogar direto sobre ela, prefira a primeira opção. Qualquer lesão, por menor que seja, acaba se tornando maior com a dificuldade de retirar da caverna uma pessoa machucada.

Se uma pessoa se machucar e não conseguir sair da caverna, não a deixe sozinha. Peça que duas ou mais pessoas saiam para pedir ajuda à polícia ou aos paramédicos. Procure mandar pessoas que saibam exatamente onde a pessoa machucada está e a extensão das lesões. Além disso, certifique-se de que elas tenham a chave do carro ou acesso a telefones celulares. Deixe bastante comida, água, roupa extra e fontes de luz reservas com as pessoas que ficarem na caverna.

Se você se perder em uma caverna ou se a luz acabar, a melhor coisa a fazer é não arredar pé dali e tentar não entrar em pânico. É por esse motivo que é importantíssimo que várias pessoas saibam de seus planos de caving. Caso não volte, elas saberão exatamente onde a equipe de resgate deve ir. Se você se perder e continuar andando, o pessoal do resgate terá mais dificuldade para encontrá-lo."

fonte: Sociedade Nacional de Espeleologia

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte AS CAVERNAS DO PETAR_fotos JT
 
  O QUE É UMA CAVERNA_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Dicas JT_como fazer, como resolver...
 
 
03 - DICAS PARA VISITAR UMA CAVERNA _Valdirart Design_design gráfico _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie
 

 

a) Nunca entre numa caverna sem a companhia de outras três pessoas, dentre as quais, um guia experiente.

b) Jamais arrisque escalar rochas ou descer abismos sem o equipamento necessário ou sem saber como usá-lo corretamente.

c) Em nenhum momento pode faltar luz, senão o explorador acaba preso na escuridão.
Portanto, o acompanhamento de guias especializados é fundamental.

c) Previsões de chuvas e nuvens devem ser respeitadas. Em muitas cavernas passam rios que se enchem com facilidade.
Dê preferência para estações de pouca precipitação, como o inverno, ou cavernas preparadas para o turismo.

d) Escolha roupas confortáveis, resistentes em tecidos de algodão (um macacão de frentista ou de mecânico, por exemplo).
Para os pés, use um tênis para trekking ou semelhante. Não use tênis de solado liso.

e) Leve um agasalho extra, pois as travessias de rios são constantes e facilitam o resfriamento do corpo num ambiente normalmente úmido e de temperatura estável de 17 graus.

f) Antes de seguir em direção a alguma caverna, comunique a várias pessoas o local para onde vai sua expedição e horário previsto para o retorno.

g) O cuidado com a preservação é fundamental. Não se pode deixar sequer um papel de bala ali dentro.
Também não é permitido levar souvenirs. Cada espeleotema cresce apenas 1mm por ano.

h) Procure relaxar antes de entrar numa caverna. Lembre-se de que estará num mundo de silêncio e escuridão, onde com cuidado se observará melhor cada detalhe.
i
) Não retire ou quebre nada das cavernas, tomando cuidado especial com as formações (espeleotemas) que preenchem o teto, paredes e pisos destas. Ao caminhar, fique atento para não pisar em espeleotemas, quebrá-los ou esfumaçá-los com capacete, evitando ao máximo tocá-lo.

j) Não fume no interior das cavernas. A fumaça é prejudicial a esse delicado ambiente e às pessoas que o acompanham.

k) Qualquer tipo de resíduo orgânico ou inorgânico deve ser transportado para o exterior da caverna em sacos plásticos e depositados nos latões de lixo. Ex. carbureto já utilizado, pilhas, papéis, cascas de frutas, etc. Desta forma, tenha sempre sacos plásticos na sua bagagem.

l) Respeite a fauna cavernícola apenas observando-a: (aranhas, grilos, opiliões, morcegos, peixes, etc).
m) As cavernas apresentam obstáculos naturais. Não se arrisque, assim como não exponha pessoas inexperientes e sem preparo físico às situações de risco.

n) Caso você se perca na caverna, não se desespere, fique no local e aguarde por auxílio. O trabalho de resgate será facilitado se forem respeitadas todas as instruções.
.

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Fotografando JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer PIADAS DE CONSTRUÇÃO_piadas JT
 
  PIADAS DE CONSTRUÇÃO_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Tendas Global = tendas, palcos, locação = Tendas Global...
 
 
04 - O QUE LEVAR PARA A CAVERNA DO DIABO _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie
  "Agência Bancarias - Em Eldorado temos apenas duas agencia de banco Santander e Bradesco não há caixa 24hs em vários lugares não tem disponibilidade de cartão como no caso da Pousada Arapassu e Restaurante no nucleo da Caverna do Diabo então venha preparado.

Lanterna - Para conhecer as cavernas é recomendável que traga a sua própria lanterna, irá aproveitar muito mais o passeio.

Tênis - Amaciado e com solado antiderrapante. Além de evitar bolhas nos pés, você pode evitar uma eventual torção de tornozelo, escorregões, etc. Traje - Evite caminhar com calças jeans. Se chover ela pesará "uma tonelada" e vai demorar a secar. Idem para os agasalhos de moletom. Prefira shorts, bermudas ou calças de lycra, cotton-lycra, ou tactel folgada.

Nas cavernas, é recomendável calças. Chapéu / boné - Para proteger a cabeça e o rosto do sol excessivo.

Maiô ou sunga - Para aquelas paradas deliciosas e sempre esperadas, e cachoeiras, rios piscinas naturais, etc. Não se esqueça de incluir uma toalha pequena.

Mochila pequena e forte - Para você não andar torto nem se cansar com rapidez, evite tudo que for a tiracolo, cheque as costuras antes de sair de casa.

Repelente - O seu sangue é precioso. Mas, entre doar voluntariamente e ser sugado contra a sua vontade, qual opção você escolhe? Nunca se sabe onde e quando os borrachudos (entre outros) atacarão.

Filtro solar - O sol das montanhas é o mesmo da praia. Proteja sua pele.

Medicação - Se você toma algum medicamento de uso regular, leve-o consigo na viagem."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer CAVERNAS NO BRASIL_curiosidades JT
 
  CASAS ESQUISITAS E CURIOSAS_fotos JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Anuncie Aqui!
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
  PÁGINAS << 01 ... 01 01 02 ... 02 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu revistas jt REVISTA TURISMO E LAZERREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTEREVISTA ENSINO - CULTURA - ARTEREVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA EVENTOS E FESTASREVISTA TURISMO E LAZER menu especiais jtportal Jeito e Talento

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Guardião - Segurança Eletrônica _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Frases JT _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Guardião - Segurança Eletrônica _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.eletroserv.jeitoetalento.com)
(JT) (www.burinautocenter.jeitoetalento.com)