Lua_ +
  _Receitas Jeito e Talento       _Receitas Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  DICAS DE CONSTRUÇÃO
DICAS DE CONSTRUÇÃO
 
CONNSTRUÇÃO, CIVIL, REFORMAS, CASA, RESIDÊNCIA, MATERIAL PARA CONSTRUÇÃO...

menu dicas DICAS DE PINTURAPLANEJAR A CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIADICAS NA HORA DE CONSTRUIR OU REFORMARCOMO CONSTRUIR UM BOM TELHADOECONOMIA NA COMPRA DE MATERIAISCOMO FAZER ECONOMIA NAS OBRASCONSTRUÇÃO E REFORMA SUSTENTÁVEISA ESCOLHA DA PINTURACOMO CONSTRUIR UMA CASA NA ÁRVORE

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - COMO PLANEJAR A CONSTRUÇÃO DE UMA RESIDÊNCIA _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

 

Muita gente fica em dúvida de como proceder pra realizar o sonho de construir sua casa. A primeira decisão é a escolha do arquiteto que irá ser o parceiro e coordenador desse empreendimento.
Informe-se e procure conhecer os profissionais e seus métodos de trabalho. Essa escolha deve ser tomada com razão e emoção, pois a sintonia entre o profissional e o cliente é fundamental para que o sonho se transforme em realidade.
Segue um roteiro que considero fundamental para que essa realização seja a mais prazerosa possível!

Escolha do Terreno: Com o acompanhamento do arquiteto a escolha do terreno já define o posicionamento da residência e área de lazer em relação ao sol e a ventilação natural.

Levantamento Planialtimétrico: Feito por topógrafo, é fundamental para o conhecimento das curvas de nível e conseqüente aproveitamento do terreno na elaboração do Projeto de Arquitetura.

Projeto de Arquitetura: Elaborado pelo arquiteto, define a área, o volume e o estilo da residência. É composto por várias etapas:

Estudo Preliminar: Análise do terreno e levantamento das necessidades e desejos da família;

Ante Projeto: Esboço do projeto de arquitetura com definição do método construtivo; contém todas as informações necessárias para a execução da obra;

Projeto Completo de Arquitetura: Contém todas as informações necessárias para a aprovação no condomínio e para a execução da obra;

Maquete Eletrônica: Permite a visualização tridimensional do projeto em vários ângulos.

Projeto para Prefeitura: Exigido para a liberação do Alvará de Construção. Envolve assinaturas de responsabilidade técnica (ART) pelo Projeto de Arquitetura e pela execução da obra.

Projeto de Arquitetura de Interiores: Desenvolvido pelo arquiteto, define o lay-out (Distribuição e dimensionamento do mobiliário no espaço), a localização de pontos elétricos e hidráulicos e os acabamentos internos da residência. Podem incluir projetos específicos de Design de Interiores para banheiros, cozinha, área de lazer, etc.

Projetos Complementares: Desenvolvidos por profissionais especializados:

Projetos Elétrico, Hidráulico e Sanitário: Feito por engenheiro especializado, contém traçado, dimensionamento e distribuição da rede elétrica, hidráulica e sanitária.

Projeto Paisagístico: Elaborado por arquiteto ou engenheiro paisagista, define e quantifica a vegetação decorativa.

Lembre-se: Bom profissional ajuda a realizar seu empreendimento com um planejamento racional e viável.


Colaboração: Sérgio Barbin Arquiteto (www.arquitetosergiobarbin.jeitoetalento.com)

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas ROTEIROS DO ROTEIROS DO CHILE_fotos JT
 
  A MAIOR PONTE DO MUNDO_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Frases JT_rimas, poemas, engraçadas, de eventos, de amor...
 
 
06 - DICAS IMPORTANTES NA HORA DE CONSTRUIR OU REFORMAR _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Tendas Global_tendas, palcos, locação
 

 

Espaço aberto
Quando reformar ou construir, ilumine seus cômodos com luz natural, evitando paredes ou biombos desnecessários. A ausência das paredes não compromete a estrutura e ainda permite que o ambiente permaneça iluminado e ventilado. Além de sustentável, a idéia está super na moda e confere ainda mais leveza aos seus espaços, que podem ser separados pela disposição dos móveis em seu interior.

Planejando a garagem
Quem vai construir deve ter em mente que o planejamento da garagem deve ser feito juntamente com o restante da casa. Nada de deixar para depois, como muitas pessoas costumam fazer. Do contrário, você corre o risco de deparar com problemas estruturais, como uma entrada estreita, espaço apertado para fazer manobras e até mesmo rampas inclinadas demais. Por isso, na hora de conversar com o engenheiro que planejará a sua construção, não se esqueça deste pedido.

Caminho para pedestres
Para preservar o seu gramado, experimente fazer caminhos de concreto para a passagem de pedestres. Primeiramente, determine o quão longo e largo será a estrutura e demarque-a dos dois lados com uma estaca de madeira. Com uma corda fina confira o nivelamento da área demarcada para que não haja declives e, dessa forma, problemas de escoamento para dentro da casa. Cave o espaço entre as estacas e insira novas estacas em cada lado demarcado a cada meio metro, aproximadamente, e coloque sobre elas peças de madeira compensada para segurar o cimento, que será colocado dentro da área, até secar.

Por onde começar uma reforma
O passo principal para iniciar uma reforma é ter consciência do tamanho da obra que será realizada, com um projeto que inclua um cronograma físico e financeiro e que considere possíveis imprevistos. As primeiras ações devem considerar a legalização da ação com órgãos fiscais e o estudo da planta original do imóvel, avaliando todas as estruturas do local. Também é importante definir os serviços de mão de obra – pintores, eletricistas, pedreiros – e os produtos que serão utilizados durante todo o processo. No caso de apartamentos, é indicado atentar às regras do condomínio.

Modelos de janelas
As janelas em uma residência servem para iluminação, ventilação e proteção. Atualmente, existem janelas de diversos materiais: aço, madeira, ferro, alumínio, vidro temperado e PVC. Para escolher o modelo ideal na hora de construir, devem ser consideradas as necessidades de cada ambiente e, claro, a estética do projeto. Cabe a você decidir se quer uma janela basculante, de correr, sanfona ou outra das inúmeras opções de modelos que estão disponíveis no mercado.

Tijolos vazados e blocos de vidro
Os tijolos ou blocos vazados são mais indicados para as áreas externas, como jardim, lavanderia e churrasqueira. Como é parte da estrutura do projeto, o tijolo vazado permite a entrada de luz e ar e ainda dão um toque retrô ao espaço. No interior da casa, como em corredores, você pode usar blocos de vidro para obter maior entrada de luz.

Atenção aos muros
O muro, muitas vezes, costuma passar despercebido em obras. Mas você pode usar alguns recursos para fazer dele um complemento na construção. Texturas, azulejos, tijolos vazados e até vegetação são alguns dos artifícios que podem ser usados. Outra ideia é usar ripas de madeira, uma tendência. Largas ou estreitas, de um tipo só ou de vários de madeira, você escolhe o estilo. O importante é verificar se a qualidade da madeira (ou qualquer outro material que será usado) é resistente e suporta as variações climáticas."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte A CONSTRUÇÃO DAS ESCADAS_curiosidades JT
 
  A MAIOR PONTE DO MUNDO_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Loja do Sidney = calçados, enxovais, confecções em geral = Loja do Sidney...
 
 
07 - COMO CONSTRUIR UMA CASA NA ÁRVORE _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais
 

"1 - O primeiro passo é escolher o número de árvores, pois algumas construções podem ocupar até três árvores. Pense em quem irá usar esta moradia, se adultos ou crianças. Casas nas árvores para os pequenos podem ficar bem próximas ao solo, numa altura mínima de 30 centímetros. A árvore perfeita para uma casa não deve ser muito nova, nem muito velha, além de saudável. Figueiras e eucaliptos são boas escolhas. Além disso, o diâmetro do tronco precisa ser algo próximo de 80 centímetros, pelo menos. Evite também as árvores com raízes curtas ou plantadas em um declive.

2 - Quando escolher a árvore, observe a altura, os galhos, a idade e o seu estado de saúde. Árvores doentes ou danificadas são instáveis, não oferecem durabilidade, nem segurança. As árvores podem apresentar doenças nas raízes (no nível do solo ou do subsolo), no tronco ou no durame. Outros sinais da instabilidade são as possibilidades de queda de raios ou de ventanias.
3 - Se as árvores naturalmente balançam com o vento, e sua casa também balançará. Com o design e construção apropriados, a estrutura irá sobreviver aos ventos fortes. Se você reside em uma área onde os ventos podem ser perigosos, especialistas recomendam que a casa seja construída na sua parte inferior, para minimizar potenciais danos.

4 - As casas podem ser feitas de madeira de lei, demolição ou de reflorestamento. Devem ser usados materiais que resistam às intempéries. Já na escada que dá acesso ao imóvel podem ser utilizadas pedras. As telhas devem ser impermeáveis e de forte resistência.
5 - A casa construída para adultos pode ficar a uma altura do solo que varia entre 10 metros e 23 metros. Já o tamanho do imóvel pode ser entre 70 metros quadrados e 450 metros quadrados. O tempo de construção é lento. Uma casa de 100 metros quadrados leva, em média, oito meses para ficar pronta.
6 - O preço de um imóvel na árvore varia. O custo médio do metro quadrado gira em torno de R$ 2 mil. No entanto, se o local de construção for de difícil acesso, o valor e o tempo de construção podem ser maiores."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal PIADAS DE CONSTRUÇÃO_piadas JT
 
  A MAIOR PONTE DO MUNDO_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Guardião = Segurança Eletrônica...
 
 
08 - COMO CONSTRUIR UM BOM TELHADO _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais
 

"Para construir um bom telhado, é preciso planejar. Não basta apenas aplicar as telhas e o telhado estará pronto. Existem outras coisas que podem ser aplicadas também, para fácil manutenção e qualidade da construção.


Manta Asfáltica
Deve ser aplicada antes das telhas. Pode servir para junções e remates, evitando infiltrações d’água. A manta asfáltica também traz benefícios ao meio-ambiente e controla a temperatura da casa.

Ripas
Elemento que faz parte da estrutura do telhado, podendo ser feito de madeira ou aço, serve para distribuir melhor as cargas geradas pela cobertura.

Caibros
Localizado abaixo das ripas, os caibros são componentes do madeiramento do telhado. Atua na ajuda da queda d’água do telhado.

Tirante
Parte inferior do telhado, peça composta por um ou mais materiais, para resistir a esforços, forças e tensões de tracção.

Telhas Modernas
O telhado não precisa mais ser apenas uma proteção para casa. Também pode servir para abastecimento de energia solar para o ambiente. Basta definir pontos estratégicos de luz e a casa ficará iluminada enquanto houver sol.

Seguindo essas dicas é possível ter um bom telhado, com qualidade e longa duração."



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer PRÉDIOS A PROVA DE TERREMOTOS_curiosidades JT
 
  PRÉDIOS A PROVA DE TERREMOTOS_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Portal Jeito e Talento_variedades...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
    << 01 ... 01 02 03 ... 03 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu vídeos EXPOSIÇÕESMOVIMENTO SEQUENCIAL DE DOMINÓO MUNDO DA DANÇASTOP MOTIONFENÔMENOSDECORAÇÕESMÚSICASCHEERLEDERSARTES GERAIS

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Tendas Global_tendas, palcos, locação _Portal Jeito e Talento_variedades _Vizioli Imóveis_compra, venda, administração e locação _Guardião - Segurança Eletrônica

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.videos.jeitoetalento.com)
(JT) (www.portal.jeitoetalento.com)