Lua_ +
  _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento       _Receitas Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  DICAS DE CULTURA E FOLCLORE
DICAS DE CULTURA E FOLCLORE
 
CULTURA, FOLCORE, FESTEJOS, FESTAS, CARNAVAL, JUNINAS

menu dicas COMO FAZER UMA FANTASIA DE TIRADENTESCOMO FAZER UMA FANTASIA DE LOBISOMEMCARNAVAL EM CONDOMÍNIO FECHADODICAS DE ROUPAS PARA O CARNAVALCOMO ESCREVER UM JOGRAL EVANGÉLICOSEGURANÇA DAS CRIANÇAS DURANTE O CARNAVALCOMO ESCREVER UMA PEÇACOMO FAZER UMA FANTASIA DE RATOCUSTOMIZAR UM CHAPÉU INFANTIL PARA FESTA JUNINACUSTOMIZAR UM VESTIDO INFANTIL PARA QUADRILHACOMO CURTIR O CARNAVAL COM SEGURANÇACOMO CURTIR O CARNAVAL COM SAÚDEDICAS DE MAQUIAGEM PARA O CARNAVALDICAS GERAIS PARA UM BOM CARNAVALCUSTOMIZAR UM TÊNISINFANTIL PARA FESTA JUNINACOMO FAZER UMA FANTASIA DE SACI PERERÊCUSTOMIZAR ROUPA DE MENINOS PARA FESTA JUNINA

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
13 - COMO ESCREVER UMA PEÇA _Guardião - Segurança Eletrônica _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

 

"Como Escrever uma Peça

Uma peça de teatro envolve drama e ação em seus atos mais puros. Tudo de que você precisa é uma linguagem e atores. Se você deseja se juntar a Shakespeare, Ibsen e Arthur Miller, será preciso desenvolver uma história ousada, focada nos personagens e que seja própria para ser interpretada no teatro. Com um pouco de sorte, você sentirá a animação de ver sua peça finalizada sendo dirigida e atuada.

1 - Comece com os personagens.
Peças são roteiros focados em personagens. Já que o que vai acontecer basicamente é um monte de conversa entre as pessoas, quanto mais críveis seus personagens forem, melhor. Em peças boas, as tensões internas entre os personagens refletem neles externamente. Em outras palavras, os personagens precisam ter problemas que sejam aparentes em seu comportamento.
O que o seu personagem quer? O que está impedindo ele de conseguir algo? O que está atrapalhando?
Pensar em trabalhos interessantes pode ser uma boa forma de desenvolver um personagem. Qual o trabalho mais difícil que você conhece? Há algum emprego que você sempre teve curiosidade de saber como é? Que tipo de pessoa é um podólogo? Como alguém se torna um profissional desses?
Não se preocupe com o nome ou a descrição física do seu personagem. Não significa nada ter um personagem chamado Rafa, que tem 2 metros de altura, abdômen definido e usa camiseta de vez em quando. Fique com apenas um atributo físico notável. Talvez seu personagem tenha uma cicatriz na sobrancelha, devido a uma mordida de cachorro ou talvez nunca use saias.

2 - Pense no cenário. Esse é o lugar onde a história se passa. Colocar seu personagem em uma situação ou cenário tenso é uma forma importante de criar drama. Combinar o personagem com o cenário é uma boa forma de desenvolver o personagem e descobrir como a história vai se desenrolar. Se ser um podólogo é interessante para você, que tal ser um podólogo em Paris, Texas? Que tipo de pessoa trabalha como podóloga em um lugar desses? Por que uma pessoa faria isso?
Seja o mais específico possível ao detalhar o cenário. Quanto mais específico você for, mais você terá para trabalhar em cima.
Considere quais outros personagens virão com o cenário. Quem trabalha na recepção da clínica de podologia? Se for um negócio familiar, pode ser a filha do podólogo. Quem tem um horário marcado na sexta? Quem está aguardando? Para que eles vieram?

3 - Pense nas histórias internas. Essas histórias são os conflitos psicológicos dentro dos personagens. Isso é amplamente escondido ao longo da história, mas é importante para ter algum sentido conforme você escreve a peça. As histórias internas guiarão os personagens em suas decisões ao longo do enredo. Quanto mais concreta a história interna, mais fácil será escrever sobre os personagens. Eles tomarão as próprias decisões.
Talvez o podólogo desejasse ser um neurocirurgião, mas não tinha estômago para lidar com isso. Talvez o cronograma de um podólogo seja o menos extenuante e permita que a versão estudante de medicina do seu personagem frequente muitas festas, mas sempre tenha boas notas. Talvez seu podólogo seja uma pessoa triste e incompleta por nunca ter saído de Paris.

4 - Combine a história interna com a externa. Enredos ruins olham para o passado, enquanto enredos bons olham para o futuro. Seria bem chato ter uma peça onde o personagem basicamente reclama o tempo todo sobre como ele não queria ser um podólogo para depois decidir se matar com cera de sapatos. Em vez disso, encontre uma situação dramática para colocar seu personagem, de forma que ele seja testado e mude de alguma forma.
Se for Sexta-feira Santa, talvez os pais do podólogo (aposentados, também eram podólogos) venham para um jantar de Páscoa. Mas o seu podólogo é mesmo religioso? Ele vai à igreja? Ele terá que ir para casa e limpar tudo antes do fim de semana? O pai dele vai querer que ele olhe as joanetes DE NOVO? Essa vai ser a gota d’água? O que vai acontecer?

5 - Entenda as limitações do palco. Lembre-se: você não está escrevendo um filme. Lembre-se: você não está escrevendo um filme. Uma peça é, basicamente, uma série de diálogos entre pessoas. O foco precisa ser voltado à tensão entre os personagens, linguagem e desenvolvimento deles em pessoas críveis. Esse não é o ambiente para tiroteios e perseguições com carros.
Alternativamente, escreva cenas impossíveis para uma peça de teatro de forma a explorar a produção do roteiro. Se você não tem planos de realizar a peça em um palco, trate-a como uma forma diferenciada de um poema. Bertolt Brecht, Samuel Beckett e Antonin Artaud foram todos inovadores no que diz respeito à peças experimentais no estilo avant garde. Eles incorporaram a participação do público e outros elementos absurdos e surreais em suas dramatizações.

6 - Leia alguns dramas e veja algumas produções. Assim como você não escreveria um romance sem antes ter lido algum, é uma boa ideia familiarizar-se com o mundo do teatro contemporâneo. Confira as peças que você leu e gostaria de ver no palco. David Mamet, Tony Kushner e Polly Stenham são roteiristas de teatro populares.
É importante ver peças novas se você quiser escrever uma. Mesmo que você já tenha um bom conhecimento técnico e adore Shakespeare, é importante familiarizar-se com o que está em alta. Você não vive na era de Shakespeare, então não faz sentido escrever peças como se vivesse.


Escrevendo Rascunhos

1 - Escreva um rascunho exploratório. Mesmo que esteja nos seus planos ganhar um prêmio Tony com “A Páscoa com os Podólogos”, você ainda pode se surpreender na escrita. Pode ser que você tenha a melhor ideia do mundo, mas ainda será preciso escrevê-la e permitir que a surpresa entre na equação.

No roteiro exploratório, não é preciso se preocupar em formatar ou escrever a peça corretamente. Apenas deixe as ideias fluírem. Escreva até ter um começo, meio e fim para a peça.

Talvez um personagem novo apareça na história e mude tudo. Deixe rolar.

2 - Tente manter a peça curta. Ela é apenas um fragmento de uma vida, não uma biografia. Enquanto pode ser tentador avançar dez anos ou fazer o personagem principal largar o emprego e se tornar um ator famoso em Nova York, uma peça não é o melhor ambiente para essas mudanças drásticas nos personagens. Sua peça pode terminar com a tomada de uma simples decisão ou com um personagem confrontando algo inédito para ele. Se sua peça termina com um suicídio ou um homicídio, repense o final.

3 - Siga sempre em frente. Nos primeiros rascunhos, você provavelmente vai escrever diversas cenas que parecem não ir a lugar algum. Não tem problema. Às vezes, é preciso deixar o personagem ter uma conversa longa e desconfortável com seu cunhado durante o jantar, e isso pode dar uma nova perspectiva à peça. Isso é ótimo, significa que você está escrevendo bem, mas também não quer dizer que o jantar inteiro seja importante para a peça.

Evite cenas onde o personagem ficará sozinho. Nada pode acontecer no palco com ele no banheiro se olhando no espelho, por exemplo.

Evite uma introdução muito longa. Se os pais do podólogo vão chegar, não leve vinte páginas para dizer isso. Faça a cena acontecer logo para que você tenha mais material para trabalhar em cima. Facilite as coisas.

4 - Encontre as vozes dos personagens. Seus personagens se revelarão na linguagem. A forma com que eles escolhem dizer as coisas é até mais importante do que o que estão dizendo.[

Quando a filha do podólogo perguntar “O que houve?”, a forma como ele responderá dará o tom do conflito. Talvez ele faça um drama, revire os olhos e diga “Tudo!”, jogando um monte de papel no ar, fazendo a filha rir. Mas sabemos que ele está criando caso sobre o que está errado. Se ele dissesse “Nada. Volte ao que você estava fazendo.”, veremos o personagem de um jeito diferente.

Não deixe os personagens mostrarem seus conflitos internos. Um personagem nunca deve bradar “Eu sou apenas um fragmento de homem desde que minha mulher me deixou!” ou qualquer outra coisa explícita que entregue todos os segredos. As ações devem falar pelos personagens, então não é interessante que você os force a se explicarem para o público.

5 - Revise. O refrão do roteirista? “Mate seus queridos”. Você precisa ser duramente crítico em relação aos seus rascunhos para pegar os primeiros esboços e colocá-los no drama que você deseja escrever. Elimine cenas que enrolam demais e os personagens inúteis. Deixe a peça tão sucinta e concisa quanto puder.

Volte aos seus rascunhos e, com um lápis, marque todos os momentos que pausam o drama com um círculo e sublinhe os momentos que desencadeiam o drama. Corte tudo que está circulado. Se acabar eliminando 90% do que você escreveu, paciência. Preencha os espaços vazios com coisas que façam a história avançar.

6 - Escreva quantos rascunhos for preciso. Não há uma quantidade certa a ser feita. Continue nesse processo até a peça ser finalizada, ficar satisfatória ao ler e preencher todas as expectativas da história.

Salve cada versão do rascunho para que você possa arriscar novas abordagens, mas sempre podendo voltar ao original. Os arquivos dos processadores de texto comuns são leves, vale a pena.

3 - Formatando Sua Peça

Quebre o enredo em cenas e atos. O ato é uma peça menor dentro da peça principal, composto de diversas cenas. As peças costumam ter, em média de três a cinco atos. Geralmente, uma cena tem um conjunto determinado de personagens. Se um personagem novo aparece ou se um personagem sai de cena, significa que a peça está entrando em uma cena nova.

Um ato é difícil de distinguir. A história do podólogo pode terminar seu primeiro ato com a chegada dos pais e a introdução do conflito principal. O segundo ato pode envolver o desenvolvimento do conflito, incluindo cenas onde os pais discutem com a filha do podólogo, o jantar de Páscoa acontece e eles vão à missa. No terceiro ato, a filha pode se reconciliar com o pai, dando um fim ao conflito. Fim.

Quanto mais experiência você tiver em escrever peças, mais fácil será para pensar em atos e cenas conforme você esboça seus primeiros rascunhos. Não se preocupe com no começo com a formatação — é mais importante acertar no drama.

2 - Inclua direções de palco. Cada cena deve começar com direções de palco, nas quais você descreve brevemente os componentes físicos do palco. Dependendo da história, essa parte pode ser bem elaborada ou simples. É a oportunidade de influenciar o ambiente em que se passará a peça. Se é preciso ter uma arma ou parede no primeiro ato, acrescente na peça.

Além disso, inclua direcionamentos para os personagens a respeito dos diálogos. Os atores tomarão liberdade em relação aos diálogos como bem entenderem, assim como o diretor fará o mesmo. No entanto, é bom ter alguns movimentos durante os diálogos. Um beijo, por exemplo, é bom para direcionar, mas não exagere. Não é preciso descrever cada momento de movimentação física de um personagem, porque os atores ignorarão essas instruções de qualquer jeito.


3 - Marque os diálogos de cada personagem. Em uma peça, cada diálogo é marcado com o nome do personagem em letras maiúsculas, com uma tabulação de pelo menos 10 cm. Alguns dramaturgos centralizam os diálogos, mas você é quem decide. Não é preciso usar aspas ou outras ferramentas de distinção, apenas separe usando os nomes de cada personagem a cada vez que eles tiverem uma fala.


4 - Inclua um prólogo. Isso inclui qualquer introdução que você queira acrescentar à peça, uma lista de personagens e uma descrição breve deles, notas do que você gostaria de incluir na montage do palco ou outras diretrizes sobre a direção e, possivelmente, um resumo básico da peça se você tem a intenção de enviá-la para concursos teatrais.

Dicas

Não desenvolva os personagens antes de escrever a peça. Conforme vai escrevendo, você saberá onde é necessário acrescentar alguém e o que o personagem deverá fazer.

Dê tempo entre as cenas para mudanças de cenário e para os atores ficarem a postos.

Não se preocupe com nomes. É possível mudá-los depois.
Se a peça não for uma comédia, cuidado com o humor. As pessoas se ofendem com facilidade se não se tratar de uma comédia. Mas, se for, você uma amplitude maior de coisas para dizer. No entanto, não exagere (com piadas racistas ou machistas, por exemplo). Nada de usar a palavra com “F” na frente de crianças. Isso só funciona em filmes. Piadas com religião podem até dar certo, mas há quem leve bem a sério.

Você pode escrever momentos em que os personagens entram na casa (a casa é o público). Isso é mais comumente usado em musicais, mas caso seja necessário, não exagere. Seja criativo!"

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer ESPECIAL CARNAVAL_especiais JT
 
  ENSINO - CULTURA - ARTE_revistas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Vizioli Imóveis = compra, venda, administração e locação = Vizioli Imóveis...
 
 
14 - CUSTOMIZAÇÃO DE VESTIDO INFANTIL PARA FESTA JUNINA _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas
 

Materiais:

1 Vestido de preferência com tecido simples
renda de sua preferência
flores de cetim
fitas de cetim
pedaços de chita
tesoura
agulha
linha


Olá pessoal, só pra avisar que customizar é um trabalho artesanal fascinante. No fim você vai se surpeender com a sua criação e o mais importante com a economia que você vai fazer.

Bom, eu achei que não teria tempo pra fazer o vestidinho de minha filha de 3 anos e resolvi ir às lojas para comprar. Mas os preços dos vestidos são de assustar, o mínimo sairia por R$ 35,000. Porém, a criança só vai usar essa peça uma vez, pois o ano seguinte, com certeza não servirá mais, não é verdade? Então, eu resolvi customizar.

Esse vestido foi muito fácil e rápido de fazer, não levei nem 2 horas. Verdade! Só precisei encontrar um vestidinho usado dela. Depois eu cortei a renda na largura da barra do vestido e a costurei à mão, com a gulha mesmo. Em seguida peguei um outro retalho de tecido para fazer o laço. Como o tecido não tinha o comprimento para o tamanho do laço fita que eu precisava fazer, que seria de 70cm, eu o cortei em um quadrado e fui retirando 3 pedaços cada um com 5cm de largura e 24cm de comprimento, depois eu uni todos eles com costura à mão, formando o laço de 72cm de comprimeto. Para que as emendas da costura desse laço ficassem invisíveis eu as cobri com quadradinhos de 5m também; só que de chita, repare nas imagens que passam ao lado, (aperte a tecla F5 que as imagens atualizarão).

Costurei toda a chita à mão, repare que o acabamento fica chique porque remete a customização. Então, não se preocupe com a costura que você está fazendo. Pois é ela quem vai personalizar o seu trabalho.

Em seguida, decidi colocar umas flores de cetim na costura do ombro do vestido. Mas isso é opcional. No meu caso, achei que ficaria mais estiloso.

Fiz todas essas flores à mão também. Elas são muito simples de fazer. Se quiserem podem mandar um e-mail que ensino como fazê-las.

E para finalizar resolvir cortar tirinhas de cetim de 12cm e emendar na barra do vestido acompanhando a renda. Ficou uma belezinha e minha filha verena Vast adorou. Beijos a todos e se sentirem dificuldades podem me passar um e-mail.



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer PINTURA CORPORAL DE CARNAVAL_fotos JT
 
  PALAVRAS-CRUZADAS DE PATINAÇÃO_passatempos JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
15 - CUSTOMIZAR ROUPA DE MENINOS PARA FESTA JUNINA _Valdirart Design_design gráfico _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio
 

Materiais:

1 Camisa usada
pedaços de chita
tesoura
agulha
linha



Olá pessoal, hoje vou ensinar como deixar seu filho adolescente chique e na moda junina sem gastar praticamente nada!

Dessa vez, a camisa vai para o meu filho Daniel de 13 anos. Como sempre fui às lojas verificar o preço de uma camisa xadrez. A mais barata que encontrei não saía por menos de R$ 90,00. Então se quiserem aprender, vamos lá, mãos à obra!

Encontre uma camisa que seu filho já não usa mais, caso ainda quiera usá-la, não se preocupe porque toda a costura pode ser desfeita logo após os festejos juninos. Afinal será tudo feito à mão.

Para fazer a customização é esssencial termos uma pedaço de chita. Mesmo que você só tenha um pedaço pequeno, não se preocupe, sempre serve.


No caso dessa camisa eu recortei a chita seguindo o modelo da pala das costas e em seguida costurei tudo com agulha e linha deixando um espaço considrável entre um ponto e outro pra que a costura ficasse bem visível.

Logo em seguida recortei mais duas tiras e costurei um pouco mais abaixo da pala em simetria. Viram só, é tudo muito simples e fácil de fazer.

Os desenhos seguem a seu critério sem ordem necessária, como fiz na frente da camisa, onde recordei um círculo e o costurei em um dos lados da frente dela. Depois cortei outro pedaço da chita em forma de triângulo desigual só para cobrir a marca que estava em cima do bolso da camisa.

Detalhe para customizar essa camisa eu não levei nem 20 minutos.

Só isso, mais nada, simpes assim e olhem só que charmosa que ficou a roupa do Daniel! Espero que gostem, beijos e até mais!



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal LENDAS E MITOS MARANHENSES_curiosidades JT
 
  ADIVINHAS_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...CSC Vasos = cerâmica artística e vasos ornamentais = CSC Vasos...
 
 
16 - CUSTOMIZAR UM CHAPÉU INFANTIL PARA FESTA JUNINA _Dicas JT_como fazer, como resolver _Portal Jeito e Talento_variedades
 

Materiais:

01 Chapéu de qualquer cor, mas de preferência de palha
fitas de cetim
01 for para enfeitar
linha
agulha ou cola quente
tesoura

Oi queridos, voltei aqui para ensinar como customizar um chapéu infantil para festa junina
. Esse vai para a Verena Vast, pra acompanhar o vestidinho que já fiz para ela, antes, certo?

Bem, nas lojas, conforme as pesquisas que faço, os chapéus de palha custam entre R$ 5,00 e R$ 8,00, do mais simples até um mais sofisticado. Então, decidi aproveitar esse que tinha em casa porque achei que combinava bem com esse modelo de vestido dela.

Então vamos lá, seguem as dicas.

Se você quiser costurar à mão, a vantagem é que depois poderá voltar a colocar os enfeites que chapéu tinha antes (como comprou), caso contrário, use cola quente e poderá aproveitá-lo, quem sabe até memso na festa do ano que vem.

Bem, tire os enfeites de fitas, se tiver, no caso desse chapéu eu deixei essa rendinha que ele tinha nas bordas, para combinar com o vestido. Em seguida, corte uma fita cetim de aproximadamente uns 60cm ou mais, desde que haja espaço para fazer as amarrações no pescoço da criança, primerio meça e veja de quanto vai precisar.

Você pode empurrar a fita para dentro do chapéu co a ajuda de uma agulha de crochê. Costure a fita no chapéu dando apenas um pontinho pra que ela fique bem centralizada e em baixo.

Você vai perceber que a fita só deu meia volta no chapéu, a outra parte que ficou faltando você vai medir e cortar o tamanho de fita de cetim que precisa e vai costurar ou colar uma parte na outra.

Observe que é necessário também queimar as pontas da fita para que não desfiem, certo? E se tiver uma florzinha ponha na frente e ao meio para enfeitar e ficar ainda mais elegante.

Se preferir você pode fazer as florzinhas e colar ou costurá-las na frente e ou cobrir as laterais onde ficaram as emendas das fitas. Fica a seu critério.

Lembre-se, use sempre a fita de cetim da mesma cor das fitas que usou no vestido, tudo combinando,ok?

Bem, espero que tenham gostado. Assim que puder vou fazer vídeos pra vocês. Bjs e até mais.



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Portal BONECOS GIGANTES DE OLINDA_fotos JT
 
  O SIGNIFICADO DA MITOLOGIA_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Futebol  
  ...Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
  PÁGINAS << 01 ... 02 03 04 ... 05 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu passatempos Cruzadas Temáticas de Numerais OrdinaisCruzadas Temáticas de AumentativosCruzadas Temáticas de AntônimosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 03Cruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 06Cruzadas Temáticas de Numerais ColetivosCruzadas Temáticas de Substantivos ColetivosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 02Cruzadas Temáticas de Numerais MultiplicativosCruzadas Temáticas de Substantivos FemininosCruzadas Temáticas de Numerais FracionáriosCruzadas Temáticas de Adjetivos PrimitivosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 04Cruzadas Temáticas de Pronomes IndefinidosCruzadas Temáticas de PontuaçõesCruzadas Temáticas de Locuções AdverbiaisCruzadas Temáticas de SinônimosCruzadas Temáticas de DiminutivosCruzadas Temáticas de Pronomes PessoaisCruzadas Temáticas de Pronomes de TratamentoCruzadas Temáticas de Adjetivos Simples no PluralCruzadas Temáticas de Adjetivos DerivadosCruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 01Cruzadas Temáticas de Conjugação de Verbos 05Cruzadas Temáticas de PreposicõesCruzadas Temáticas de Advérbios menu passatempos

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio _Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Guardião - Segurança Eletrônica _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Jogos Mais JT_os jogos mais divertidos _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.cscvasos.jeitoetalento.com)
(JT) (www.receitas.jeitoetalento.com)