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Segundo o treinador americano Richard Quick, técnico da equipe feminina olímpica das últimas 3 Olimpíadas, a mais revolucionária técnica da natação nos últimos anos foi a invenção do 5om : o nado submerso, pois independente de qualquer outro estilo ele é aplicado em todas as provas.

Dessa formar, alguns fatores importantes são considerados na aplicação do nado submerso:

1) Força da impulsão de borda
A velocidade que o nadador deixa a borda é o momento mais rápido de toda a sua prova. Um dos fatores importantes é saber o momento exato de quando esta impulsão começa a perder força.
Esta fase de transição de desaceleração da impulsão para a pernada, e da pernada para o nado é um grande segredo para o nadador saber tirar proveito.

2) Streamline
O nadador mais rápido é aquele que deixa a borda com menor resistência e realmente usa a força de impulsão.
Esta posição extrema do nadador ajuda na desaceleração, é importantíssima!

3) Profundidade
O nadador se sair próximo da superfície irá encontrar resistência friccional e turbulência.
Se for muito fundo na virada vai ser como escalar para retornar a superfície e retomar o seu nado.
Uma ótima profundidade e como encontrá-la é um fator treinável e que irá determinar o "momento" exato e a profundidade correta.

4) Tipo de perna
A pernada submersa de borboleta tornou-se bastante popular nas provas de velocidade, entretanto alguns australianos já a utilizam nas provas de fundo.
Este fator deve ser muito bem praticado nos treinamentos e apenas repetido nas competições.

5) Posição do corpo
Alguns nadadores ainda gostam de deixar a parede na posição frontal, entretanto os últimos estudos biomecânicos tem demonstrado que a saída na posição lateral é mais eficiente e rápida.

6) Número de pernadas
Este fator depende diretamente da habilidade e potência da pernada de cada nadador.
Encontrar o número ideal será parte do programa a ser estabelecido. Além disso, o número de pernadas submersa também deve estar relacionado ao tipo de prova, ou seja, nas provas curtas 50-100 e 200 o nadador pode e deve abusar da pernada submersa, entrentato nas provas mais longas 400-800-1500 isso poderá lhe custar um dispêndio de energia muito grande a ser pago durante o desenrolar da prova.
7 - Recompensa a longo prazo - Não tem coisa que doa mais mas como se aprende em natação.
O que você faz no treino de hoje, na semana, no ano, irá se refletir futuramente no seu maior objetivo.
Nadadores aprendem a aceitar que os resultados levam tempo para se desenvolver.

8 - Aprender a utilizar o seu tempo - Nadadores são conhecidos como os atletas de melhores notas na escola.
Porquê? A resposta é que devido ao grande tempo dispendido em treinamentos não sobra muito tempo para os alunos que acabam administrando este tempo de forma adequada para os resultados escolares.

9 - Dedicação - Nadadores aprendem que não podem fazer todas as coisas ao mesmo tempo, mas aprendem também que com a dedicação ao esporte conseguirão resultados mais a frente.
Isto também pode ser chamado de concentração ou objetivos.

10 - Habilidade - O meio aquático é um meio diferente do nosso natural meio de vida.
Por conta disso, nadadores aprendem a desenvolver extrema atenção na melhora da técnica e sensibilidade, isso os fará nadar mais rápido.
São pequenos detalhes que são levados para o resto da vida.

11 - Amizade e respeito - Você talvez não "ame" os seus companheiros de treino todos os momentos.
Mas você aprende a respeitá-los, especialmente pelo esforço durante o programa.
Você também leva do esporte amizades que valerão para o resto de suas vidas.

12 - Traçar metas - Nadadores desde cedo aprendem a medir seu sucesso e como traçar novos objetivos para motivar-se a si mesmos.

13 - Igualdade entre os sexos - Isso você aprende no treinamento e vê que uma mulher é capaz de suportar qualquer programa de treinamento muitas vezes até a frente de muitos homens.

14 - Apreciar a ajuda do seu grupo de apoio - Seus pais o colocam e o mantém na natação.
Treinadores ajudam a inspirar você.
Seus companheiros dividem o duro trabalho diário. Tudo isso você leva para o resto de sua carreira.

15 - Coragem - Cada nadador quer ser um herói dentro da sua raia, e isso todos os dias.
Todos os dias eles tem a oportunidade de mostrar sua coragem nos treinamentos.
Coragem é um elemento a ser desenvolvido e a natação faz isso muito bem.

16 - Compaixão - Todos nadadores estão sujeitos ao fracasso.
Quem é nadador sabe como é se sentir após um resultado não muito esperado.
Eles aprendem a superar isso e como é bom receber o apoio dos companheiros.
Nesta hora eles conseguem se levantar para seguir para novas metas."

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"As dicas abaixo são as dicas do Raí, jogador do São Paulo e da seleção brasileira, escreveu em seu livro "Para ser jogador de futebol, Dicas de um campeão para você se tornar um jogador profissional de sucesso".

Dicas:

•Treinar, treinar e treinar.
•Lealdade: quem é leal no futebol tem respeito permanente.
•Não se achar melhor do que os outros, mesmo que você seja.
•Sempre respeitar o adversário e a torcida adversária.
•Não temer situações adversas. Jogos duros e decisivos fazem parte da profissão. E aí que está a diferença entre um bom jogador e um jogador fora de série.
•Não revidar. Nunca.
•Focar 100% no jogo.
•Nunca, em nenhuma circunstância, achar que ganhou o jogo antes do apito final.
•Respeitar a hierarquia do clube, do qual o jogador é apenas um funcionário.
•Saber lidar com as críticas que certamente virão.
•Entender a torcida e que o futebol mexe com paixões, ou seja, não é, para a torcida, uma coisa racional.


O livro também trata com profundidade e objetividade questões fundamentais para aqueles que têm interesse na profissão:

•Como escolher a melhor posição;
•A importância de continuar os estudos;
•O que os pais devem saber para melhor orientar seus filhos;
•Como se comportar frente às portas de entrada no mercado;
•O papel dos empresários e agentes;
•Como lidar com contratos;
•Os principais pontos da legislação;
•Os sindicatos;
•Como viver de futebol sem jogar bola.
Todas estas dicas e informações servem para todas as áreas e não apenas para jogadores de futebol."



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1) - Usar sempre uma capa para proteger sua prancha tanto do sol como contra eventuais pancadas;

2) - Não deixe nunca sua prancha exposta pôr muito tempo ao sol, pois além de amarelar mais rápido pode aparecer bolhas no glass;

3) - Em hipótese alguma deixar a prancha com capa escura ou clara dentro do carro todo fechado debaixo de um sol muito forte, pois poderá ter danos irreparáveis como regressão do bloco e bolhas;

4) - Depois de um dia de surf lavar sempre a prancha e o leash

5) - Se usar parafina trocar quando estiver muito suja ou escurecida e quando for passar uma nova coloque sempre uma boa camada de parafina isto irá proteger o deck (parte de cima) da prancha contra amassões;

6) - Qualquer quebrado ou trinco, vedar imediatamente com silvertape (fita adesiva prateada) para que não infiltre água e levar o mais rápido possível em uma oficina especializada para fazer os reparos;

7) - Evite colocar uma prancha encima da outra se estiver com parafina, pois pode grudar no fundo e alterar o desempenho e fluidez nas ondas.



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Para cada faixa etária é recomendado algum tipo de exercício físico, conforme segue:

Para bebês
A natação é o esporte mais indicado por ser um esporte completo, a partir dos 4 ou 5 meses de idade o bebê já pode ser matriculado em uma escolinha de natação. É importante sempre o acompanhamento médico e de professores especializados. A natação favorece o desenvolvimento físico e mental da criança, ajuda a criança a crescer e superar os medos, ficar com o corpo mais firme e a desenvolver o raciocínio.

Para crianças pequenas
Os exercícios físicos são dados em forma de brincadeira. As crianças devem ser estimuladas a brincar com bolas, correr, pular corda, pular amarelinha, entre outros.

Para crianças de idade média
O futebol é altamente recomendado, pois estimula o convívio social e o trabalho em equipe. Além do handebol, que é um jogo de fácil aprendizado e que estimula o pensamento rápido. A peteca é uma brincadeira que exercita o corpo e trás sentimento de companheirismo quando jogada em grupos. A queimada é um jogo que ensina a obedecer a regras e movimenta o corpo.

Dependendo das características da criança, alguns esportes são mais indicados que outros, por exemplo, para crianças obesas ou muito agitadas o ideal é a prática de caminhada, natação, futebol, para que ela tenha uma perda de calorias. Para crianças mais tranquilas, o tênis de mesa, pingue-pongue, alongamento, dança.

Para adolescentes
O vôlei é um bom esporte, ele aumenta a massa muscular, aumenta a agilidade, melhora o condicionamento físico e a capacidade de racionamento rápido. Além de ciclismo, alpinismo, etc.

Para adultos
A corrida, musculação, natação, abdominais, lutas marciais, são recomendadas por melhorarem a musculatura, o condicionamento físico e por promoverem uma interação social.

Para idosos
Um dos exercícios mais indicados é a caminhada. Bastam 30 minutos diários de caminhada para que o corpo tenha saúde. A caminhada para os idosos deve ser realizada com o acompanhamento médico sempre, de preferência deve ser realizada no começo da manhã ou no final da tarde (períodos em que o sol está mais fraco). A fisioterapia também é considerada um exercício físico, e é muito recomendada para idosos que tiveram algum problema de saúde."

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