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Algumas dicas e regras que caem bem:

A) Apenas as pessoas mais próximas devem ir à maternidade e a visita deve ser o mais breve possível. O momento também deve ser o mais oportuno para a mãe, portanto: ligue antes;

B) Para visitar o recém-nascido em casa, sempre ligue antes para saber o melhor dia e hora. Há mulheres que ficam nervosas ou sentem dor nos primeiros dias - especialmente se fizeram cesariana. Segure a curiosidade de ver o bebê e espere que a mãe se costume, na medida do possível, com a nova rotina;

C) Evite falar alto, fumar ou usar perfumes fortes perto da criança e da mãe. Vale lembrar da importância de lavar bem as mãos, já que o ato pode reduzir a transmissão de doenças contagiosas;

D) Lembre de levar um presente não só para o nenê mas também para a mamãe e até para o papai - eles vão ficar felizes de ser lembrados numa hora em que todas as atenções se voltam totalmente para a criança;

E) Se os filhos são muito barulhentos, deixe-os em casa ou deixe para o visitar o bebê quando ele estiver maior - crianças são adoráveis, mas algumas não entendem que o recém-nascido é muito sensível ainda;

F) Caso o recém-nascido já tiver irmãozinhos, não importa a quantidade é interessante que se dê um presentinho para cada um deles. Provavelmente, eles poderão sentir ciúmes pela atenção que o novo irmãozinho/irmãzinha está recebendo;

G) Se a mãe for dar de mamar, deixe-a à vontade para ficar sozinha. Muitas mulheres se constrangem por ter que amamentar diante de outras pessoas. Só fique perto na hora do banho ou da troca de fraldas, se for convidada;

H) Não se deve pedir para pegar o bebê no colo. Além de você estar trazendo os germes da rua, o que pode preocupar algumas (várias) mães, você corre o risco de ela dizer “não” (com toda a razão) e você ficar sem graça. Também não toque ou beije o bebê, pelo mesmo motivo;

I) Não fique muito tempo nem chegue muito tarde. Lembre-se de que o pequenino precisa mamar de 3 em 3 horas, trocar fraldas e tomar banho - sem falar no descanso da mamãe.



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"Práticas de um atendimento telefônico adequado e como este pode ser crucial para a manutenção dos seus clientes e amigos.

a) Ao usar uma secretária eletrônica, o certo é ser o mais breve e focado possível.

b) Sempre retorne as ligações de telefone dentro de 24 horas a menos que você esteja longe de casa ou empresa.

c) Ao fazer ligações comerciais sempre anote os principais objetivos antes de fazer uma chamada. O que você está tentando realizar? Quais os resultados que você está esperando? Como você vai lidar com objeções? Ao definir uma agenda, você estará mostrando respeito a pessoa que você está chamando e reconhecendo que ela pode estar com a sua agenda lotada. Obtenha o nome certo da pessoa com quem você quer falar. Compreenda a posição da pessoa na organização e reconheça-a em sua saudação.

d) Evite que crianças pequenas atendam o telefone. Pode ser adorável para os pais da criança, mas para a pessoa do outro lado, pode ser um pouco frustrante.

e) Em ligações comerciais permita que a pessoa que você está chamando faça perguntas e expresse seu ponto de vista. Não interrompa, e responda às perguntas diretamente e com honestidade. Mesmo se você encontre objeções, permita que o indivíduo terminar antes de entrar com sua defesa. Seja cortês e verifique a sua atitude, frequentemente. Indique que você está ouvindo, dizendo: "certo", "eu entendo", ou simplesmente "sim", mas se abstenha de comentar, até que o indivíduo tenha acabado.

f) Fale em voz baixa e clara. Ninguém gosta de ouvir gritos e berros.

g) Nunca tente apressar uma chamada, e permita que o indivíduo expresse suas opiniões, reações, etc.

h) Desligue os televisores e música e fale no momento em que as crianças estão quietas. É difícil para a outra parte ouvir com um monte de ruído de fundo.

i) Quando se fala ao telefone, nunca grite nem bata o telefone. Se você tiver colocar a outra pessoa em espera, faça-o por apenas 30 segundos. Se a pessoa tiver que esperar mais, volte à linha a cada 30 segundos ou mais para garantir à pessoa que você está cuidando dela.

j) Em ligações comerciais tem um momento que a conversa tem que ser concluída. Às vezes a pessoa que você chamou parece querer estender a conversa, e você terá que educadamente concluir a conversa, sem ofender a pessoa. Utilize afirmações positivas como "eu sei que você está ocupado, e quero agradecer-lhe por seu tempo", educadamente sinalize o fim da conversa.

k) Enfim, lembre-se sempre de tratar as pessoas da maneira que você gostaria de ser tratado e você não errará!"

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"Uma das situações mais difíceis de se enfrentar é a perda de um ente querido. E para algumas pessoas se torna difícil também saber se comportar em um velório. Pois a situação é tão delicada, que não se sabe como agir nem tão pouco o que dizer. A emoção, às vezes prevalece e as pessoas acabam se vestindo de forma inadequada para aquela situação ou dizendo coisas que não podem ser ouvidas naquele momento. Por esse motivo, elaboramos aqui, algumas dicas que podem favorecer e muito, na hora de enfrentar uma situação como essa.

1) Cumprimentos às pessoas enlutadas antes, durante e logo após o funeral:
Nunca se deve dar três beijinhos e perguntar: “Tudo bem? Como vai? Você viu se esta ou aquela pessoa chegou?
Como vai sua tia, prima, cunhada? Onde está o café?”
Pois a pessoa que perdeu um ente querido, está atravessando um momento muito delicado e obviamente não está nada bem. Por essa razão, não vai encontrar muito sentido para contabilizar presenças e muito menos verificar se as pessoas ali presentes estão ou não na moda.
Beijinhos, só aos muito íntimos, mesmo que os funerais sejam oportunidades rápidas para se reencontrar pessoas, seja sempre muito discreto.
É sempre de bom tom oferecer água, café ou algo que agrade aos presentes, mas não é obrigatório.

2) Trajes:
Nunca use roupas extravagantes e que chamem a atenção, como roupas de banho, mini saias ou sandálias de dedo. Lembre-se de que você é apenas um convidado e não convém querer aparecer mais que o homenageado, no caso, o defunto. Use preto de preferência. Pois em nossa cultura o preto significa sinal de luto. Você pode combinar os tons de preto/pastel ou mesmo preto/branco, que funcionam muito bem pelo equilíbrio.
Onde o inverno for muito rigoroso, por exemplo, você pode usar: Saia em tecido leve revelando "sobrei do verão passado" com botas de cano longo e saltos finos sem taquinho, combinando com o topete. Agora, Barriga de fora, costas de fora, ombros de fora estão completamente fora.
Vale lembrar que os mais exóticos, podem fazer referência a algum estilo em especial, porém, evite camisas de bandas de rock. Mas, se for o caso, evite as camisas de bandas como Iron Maiden com frases como “Hell aint a bad place, hell is from here to eternety”, ou AC/DC com “highway to hell”.

3) Frases que devem ser evitadas e outras situações:
- Isso logo passa! Logo você está casado (a) novamente! Não consigo acreditar que essa pessoa está mais entre nós... ou ainda: “Ele parece estar apenas dormindo!”

Bem, é necessário se colocar no lugar do outro para perceber que: naquele momento o pesadelo parece não ter fim e o que o viúvo (a) desejaria era não precisar substituir aquela pessoa. Creia, existem casais que ainda se amam.
- Não chore. Pois isso vai provocar saudade. Mas, se não tiver outro jeito e você não conseguir suportar, o faça com muita discrição... Claro, a saudade dói, consome, incomoda e chorar é natural. Mas, evite fazer escândalo, pois isso só traz uma certeza: Pensam que o ente falecido ou seu Criador sofrem de alguma dificuldade auditiva.
-Esteja sempre preparado para qualquer tipo de situação, pois pode acontecer por exemplo que, a outra mulher, o outro marido ou outros filhos compareçam no local... Lembre-se, funerais são eventos públicos, salvo raríssimas exceções, por isso essas pessoas podem aparecer sim, então, nada de exclusão. No entanto, se você foi o amante da falecida, nunca demonstre mais emoção do que o viúvo. Mas, se for o caso, evite pelo menos dizer para o recém viúvo: “eu também sei como ela fará falta.”
- Nunca pergunte quanto custou o funeral nem faça compração com o de outrras pessoas. Pois é a família que deve avaliar se pode ou não arcar com as despesas.

- Evite perguntar pelo celular para avisar outras pessoas, pois geralmente, as empresas funerárias se encarregam de avisar nos obituários locais e até na internet. Para a família fica a incumbência de avisar aos mais próximos. Mesmo porque é compreensível que há muitas providências aserem tomadas e nem todos serão lembrados de imediato.
Mas o celular toca muito, a todo instante, até no banheiro: Aquele que não chegará em tempo, aquele que ficou sabendo por terceiros, mas quer ouvir de você, aquele colega de trabalho que pergunta se poderá ter uma xerox do atestado de óbito para abonar a falta, aquela tia idosa que precisa saber como chegar. No entanto,provure deixar o celular desligado: Você não vai querer receber uma ligação no meio das palavras de consolo do padre. Mas, se for o caso, evite usar ring tones exagerados ou deixe-o no vibra call.
Você viu que magnífica coroa de flores enviamos?
Não fique querendo se fazer notar. Pois há tempo para tudo e carinho é importante. Mas, na maioria das vezes, e neste momento em especial; um olhar amigo, a presença silenciosa ou um abraço sincero dizem muito mais.
-Nunca tente levantar o astral do evento. Pois você está em um enterro, portanto, não conte piadas. Nem mesmo aquelas que o defunto costumava contar, não faça homenagens cantando as músicas que ele gostava de ouvir. Mas, se for o caso, evite canções exageradas demais.
-Não peça uma lembrança do seu amigo falecido aos pais dele durante o funeral.
-Não tente amenizar a situação enumerando formas piores de se morrer. Mas, se for o caso, evite comparar com as mortes de animais atropelados nas estradas. Por fim, nunca peça favores aos parentes próximos do morto tais como carona para o enterro.
Mas, se for extremamente necessário, evite abusar da boa vontade alheia."

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"Uma boa dica antes de fazer é uma viagem, é procurar se informar sobre a cultura e os costumes do local para evitar situações constrangedoras e até desrespeitosas. O que é comum ou simples por aqui, pode ser estranho ou ter conotação totalmente inversa lá.

China, Índia, Albânia e Argélia: o arroto depois das refeições é uma agradável homenagem às habilidades do cozinheiro.

Índia: Lugares de culto, qualquer que seja a religião, não devem ser fotografados.

Países islâmicos: É proibido o contato físico em público entre pessoas de sexos opostos. Não deve-se olhar demoradamente nos olhos. Carregar revistas femininas com editoriais de moda pode ser considerado pornográfico (e a pornografia é punida severamente). É falta de

educação olhar uma pessoa comendo, a menos que não se esteja à mesa com ela.

Países da ex-URSS: Cuspir no chão é um hábito comum. Depois de uma frase de elogio, é normal cuspir três vezes por cima do próprio ombro para afastar o mau-olhado. Se oferecermos algo a alguém, como cigarros ou bombons, é comum que este pegue três, colocando um na boca e dois no bolso. Segundo um dos ditos populares mais citados, “Deus ama a Trindade”, e quem nos oferece algo ficará decepcionado se nos servirmos uma única vez.

Grã-Bretanha: Em jantares é falta de educação falar sobre assuntos relativos a negócios ou trabalho (isso fica reservado para os almoços de trabalho). Cartas, bilhetes e postais escritos com tinta vermelha é grosseria.

Holanda: Atenção à linguagem gestual, apoiar a ponta do polegar nos lábios significa mentiroso e alisar o nariz com o indicador enquanto significa que a pessoa de quem se fala é má e avarenta.

Grécia: Fazer o V da vitória significa ‘vá para o inferno’ e recusar algo colocando diante de si com a mão aberta e os dedos estendidos é um insulto violento e vulgar.

Japão: Beijar uma mulher em público, mesmo no rosto, é considerado muito descortês.

Austrália: Não se deve apontar uma pessoa com o dedo indicador. Assuar o nariz em público é considerado desrespeito.

Indonésia: Os funerais são momentos de festa, em que se come, bebe, conversa e se arranjam casamentos. Em Bali, quem aceita um convite para o almoço deve levar um presente para cada um dos componentes da família. Espera-se que o presente traga a etiqueta do preço bem visível.

Espanha: Usar o celular, pentear-se em público, sentar-se incorretamente (inclusive apoiando o tornozelo no joelho oposto) são coisas que não se deve fazer.

Finlândia: Em todos os lugares vige o horário contínuo das 8 horas às 16h, e o almoço consiste num sanduíche no local de trabalho ou na escola. O jantar é às 17 horas, tanto nos restaurantes como nas residências.

África: Evite fotografar banhistas, soldados, quartéis, aeroportos, pontes, fábricas, ferrovias, instalações militares ou administrativas (nem mesmo agências de correio), palácios presidenciais e, nas regiões islâmicas, mulheres e escolas muçulmanas.

Nepal: A pior das ofensas consiste em serem tocados com os pés ou com a mão esquerda. Como os pés são a partes mais indignas do corpo, a cabeça é a mais sagrada. Portanto não devemos tocar a cabeça e os ombros de ninguém, sequer ao acariciar as crianças.

N.B.: Apesar das situações aqui citadas, sempre você pode encontrar pessoas com outras experiências e vivências. Gente que até abomina tais costumes, porém saber nunca é demais e cuidado evita desagrados posteriores."

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