Lua_ +
  _Revista Geral Jeito e Talento       _Grife (((JT))) - vista seu Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  DICAS DE GASTRONOMIA
DICAS DE GASTRONOMIA
 
GASTRONOMIA, COZINHA, ALIMENTOS, BRASIL, BRASILEIRA, PIZZA, CAFÉ...

menu dicas COMO CONSERVAR AS VERDURASCOMO SERVIR VINHOSOMO HARMONIZAR CERVEJA COM GASTRONOMIACOMO DESINFECTAR OS ALIMENTOSTRUQUES NA COZINHACOMO APROVEITAR MELHOR O FEIJÃOCOMO DEIXAR O ARROZ SOLTINHOCONSERVAÇÃO DE LEGUMES E VERDURAS

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
01 - COMO APROVEITAR MELHOR O FEIJÃO _Valdirart Design_design gráfico _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento
 

 

"1. O feijão cozinhará em menos tempo se você der uma primeira fervura por cinco minutos, depois escorrer e deixar cozinhar em nova água.

2. Se o feijão ficou muito salgado, adicione algumas folhas de couve. A couve absorverá o excesso de sal e dará um ótimo sabor ao feijão.

3. Para que o feijão fique mais saboroso e com o caldo mais grosso, depois de cozido retire uma concha e amasse bem os grãos. Recoloque na panela e leve de volta ao fogo por mais 15 minutos, destampado.

4. O feijão fica mais macio se vocˆ colocar algumas gotas de azeite enquanto ele estiver cozinhando.

5. Coloque o feijão de molho em agua quente por 30 minutos antes do cozimento. Assim, ele cozinha mais rápido.

6. Para tirar o cheiro de queimado do feijáo, umedeça um pano e coloque na panela como se fosse uma tampa. Quando o feijão ferver, o cheiro ficará retido no pano.

7. Coloque no feijão de molho, de véspera, uma colherinha de fermento em pó. Ele ficará màis macio.

8. Para a casca do feijão não entupir a válvula da panela de pressão, acrescente na água um pouco de óleo.

9. Para preparar um tutu de feijão bem homogêneo, sem os caroços da farinha de mandioca, faça, à parte, uma pasta não muito líquida da farinha com água. Depois, vá misturando ao feijão, já passado no liquidificador.

10. Para engrossar feijão aguado, acrescente uma mistura de água com maisena.

11. Outra forma de deixar o caldo de feijão mais grosso é acrescentar uma colher rasa de farinha de trigo.

12. Quando vocˆ cozinhar feijão, só tempere com sal no final do cozimento. Assim, o feijão não ficará duro.

13. Se o feijão queimar, transfira para outra panela a parte que não está queimada e acrescente uma cebola inteira, com casca, lavada. Leve novamente ao fogo, e ele perderá o gosto de queimado.

14. A sopa de feijão ficará deliciosa se vocˆ bater o feijão no liquidificador com tomates maduros e um pouco de água, coando depois numa peneira.

15. Para tirar o excesso de sal do feijáo, coloque junto para cozinhar uma ou duas batatas cruas.

16. Para conservar o feijão comprado em grande quantidade, guarde numa embalagem plástica, dentro da gaveta de verduras da geladeira. O feijão guardado em lata ou em vidro seca facilmente.

17. Afervente o feijão até que ele cresça. Coloque numa garrafa térmica, juntamente com a água do cozimento até a boca, e feche hermeticamente. Deixe por uma noite. Na manhã seguinte o feijão estará totalmente cozido, e você terá feito uma boa economia de gás."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer

_Dicas|dicas jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal CURIOSIDADES SOBRE O CAFÉ_curiosidades JT
 
  A COMIDA ITALIANA_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas...
 
 
02 - COMO SERVIR VINHOS _Enigmas JT_treine seu raciocínio _Receitas JT_faça você mesmo e saboreie
 

 

"Nem todos os vinhos devem ser servidos com a mesma temperatura e NUNCA com pedaços de gelo dentro dos copos. Uma ideia interessante é congelar uvas e colocar no copo, dá um certo charme e não deixa o vinho aguado.

Sugere-se que os vinhos, ao serem servidos, sejam colocados em baldes de gelo. Alguns tipos de vinhos raros, leves e suaves, levemente espumantes, frisantes ou doces, são servidos a temperatura de adega. Frescos mas não gelados, isto é, levemente resfriados.

Para se conseguir que um vinho fique com a temperatura da sala em que vai ser servido, é aconselhável retirar a rolha, apoiá-la sobre o gargalo a fim de que não se perca o perfume (Buquê) do Vinho, deixando a garrafa durante quatro a cinco horas na sala. Não é aconselhável colocar a garrafa do vinho em água morna, não é aprovado pelos entendidos no assunto, além de que sinaliza falta de planejamento de sua parte.

Servem-se primeiro os vinhos de menor teor alcoólico, depois os mais fortes, terminando com os licores ou champanhe.

Branco seco
São servidos frescos, mas não inteiramente gelados, é melhor a uma temperatura que varia de “15" a “10" graus.

Branco suave
Devem ser mais gelados e servidos numa temperatura de no máximo “4" graus.


Vinhos brancos, secos ou suaves
São indicados indicados para servir gelados com pratos de peixe, crustáceos, etc…

Champanhe e Vinho Espumante
São servidos gelados, em balde com gelo picado a volta e nunca em geladeira.

Vinhos Tintos
Os mais leves, devem acompanhar os primeiros pratos de carnes com molhos, massas, legumes e aves. São servidos a temperatura natural da sala.

Tintos Velhos
São servidos com os assados, um pouco mais quente. Famosos, devem ser servidos em suas garrafas originais.

Vinhos Tintos Secos
São servidos frescos.

Vinho Rosê
Suave Servidos frescos, para qualquer tipo de carne, ave ou peixe.

Vinhos Frisantes ou espumantes
Saborosos e adocicados, servidos gelados, são próprios para sobremesa e também para certos pratos de peixes e carnes.


Se não quiser se atrapalhar, saiba que as regras básicas são as seguintes: O vinho branco, sempre servido bem gelado, acompanha os peixes e ostras. O vinho tinto, servido resfriado, acompanha as carnes, etc. A seguir, um roteiro de como e com qual vinho se servem os seguintes pratos:

SOPA: Xerez ou vinho madeira

MARISCOS E OUTROS CRUSTÁCEOS: Vinho branco seco, verde ou ainda vinho branco doce

CARNES: Conforme o tipo de carne serve-se vinho tinto mais encorpado ou mais leve

À SOBREMESA: Vinho do Porto ?

AO CAFÉ: Brandy (aguardente velha) e licores."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Portal A COMIDA ITALIANA_curiosidades JT
 
  A PÁSCOA, OVOS E SEUS SIGNIFICADOS_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Casamentos  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
 
03 - COMO HARMONIZAR CERVEJA COM GASTRONOMIA _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas
 

 

"Cervejas são versáteis e diversas em estilo, sabor, aroma, corpo, cor, amargor, acides, teor alcoólico, entre outras características. Essa diversidade nos permite ter grandes experiências tanto complementando quanto contrastando com os sabores da comida. A cerveja certa melhora o sabor do seu prato. Aqui vão algumas dicas para que você atinja a maior satisfação possível durante uma refeição regada a cervejas tradicionais:

1 - Pratos leves, cervejas leves: procure equilibrar o nível de complexidade, peso e intensidade do prato com o da cerveja. Pratos de sabor leve e suave devem combinar com cervejas também leves. Cervejas encorpadas tendem a “apagar” e se sobressair sobre o sabor de pratos leves. Pratos de sabor forte devem ser armonizados com cervejas encorpadas e de sabor intenso. Por exemplo, camarão combina com Weizenbier ou Kölsch (cervejas suaves, de baixo amargor). Feijoada combina com Dunkel, Rauchbier e Weizenbock (sabores fortes tostados, terrosos, defumados e caramelizados).

2 - Combine sabores semelhantes: procure unir doce ao doce e ácido ao ácido. Harmonize uma levemente ácida Weizenbier com um Ceviche (peixe marinado no limão). Pato com molhos adocicados (de frutas e/ou redução de vinhos) combina bem com Doppelbock, Bock, Weizenbock e Cream Stouts (doces).

3 - De vez em quando ignore as dicas anteriores e faça novas experiências. Teste o contraste de sabores (Stout com ostras), assim como novas formas de complementação. Você vai se surpreender com o que pode descobrir.

4 - Se você é conhecedor de vinhos, pense em uma Ale escura como um vinho tinto e em uma Lager clara como um vinho branco. Pense em cervejas de alto amargor como vinhos bem ácidos ou com bastante taninos.

5 - Gosto é subjetivo. Cada pessoa percebe sabores e aromas de uma forma muito particular. Não fique restrito a regras. Se estiver bom pra você, relaxe e aproveite. Mas esteja sempre aberto a sugestões.

6 - Em um "Beer Dinner" (jantar com cerveja), procure servir as cervejas e pratos mais leves primeiro, crescendo em peso e intensidade no decorrer da refeição, para que as mais encorpadas não façam com que as leves pareçam “aguadas”. O mesmo vale para cervejas secas (amargas) e doces. Comece pelas secas.

7 - Carbonatação: o CO2 presente na cerveja tem a capacidade de limpar os sabores fortes e gordurosos da comida e deixar sua boca pronta para a próxima garfada, como se cada uma fosse a primeira. Prove uma Dunkel com uma costela ou feijoada e verá o resultado. O CO2 refresca o paladar e concentra os aromas da cerveja, fazendo-os chegar ao seu nariz.

8 - Amargor: o amargor estimula o apetite e é o contrapeso para o açúcar residual deixado pelo malte. Com uma função parecida com a da carbonatação, o amargor tem a capacidade de limpar o paladar, cortando a gordura e os sabores de pratos pesados. Prefira pratos apimentados e gordurosos com cervejas de alto amargor, como as IPA (India pale Ale), Pale Ale e Amber Lager.

9 – Identifique o elemento mais forte. Procure encontrar no prato o ingrediente de sabor e aroma mais intenso. Ele pode ser a carne, o molho ou o acompanhamento. Combine a cerveja com esse elemento mais forte.

10 – Evite cervejas muito alcoólicas com pratos apimentados. O álcool intensifica a força da pimenta.

11 – Dois sabores iguais presentes no prato e na cerveja, quando combinados, tem a sua percepção reduzida. Cerveja defumada combinando com prato defumado diminui a percepção de defumação em ambos. Prato doce com cerveja doce diminui a percepção adocicada em ambos.

12- Cervejas doces e sabores torrados: cervejas com bastante açúcar residual (Bock, Weizenbock, Barley Wine, Cream Stout) combinam com pratos com molhos adocicados e molhos agridoces, presentes na comida chinesa, por exemplo. Cervejas feitas com malte torrado apresentam sabores de torrefação, parecidos com o de um café expresso (Schwarzbier, Dunkel, Stout). Esses sabores combinam perfeitamente com comidas grelhadas e com sobremesas de chocolate.

13 - Cerveja com sobremesa: a cerveja certa pode combinar maravilhosamente bem com sobremesas. Imperial Stouts (açúcar residual, malte torrado), combina bem com chocolates meio amargos. Kriek belga (cerveja feita com cereja, frutada) combina bem com sorvete de baunilha ou com cheesecake.

SUGESTÕES DE HARMONIZAÇÃO

Kölsch - Saladas, peixes delicados, molhos de base cítrica, lagostas, mariscos, camarões e siri.

Dunkel - Feijoada, carne de porco com molhos com frutas; chucrute,carnes assadas, combinações doces e salgadas, lingüiças , frango assado, peixes encorpados, molhos funghi e comida Chinesa.

Weizenbock - Pato, carne de cervo, carne de vitela, goulash.

Weizenbier - Comidas mexicana, tailandesa, indiana e chinesa; salsicha de carne de vitela branca com mostarda doce; carne de porco assada, frutos do mar ao vapor e lagosta.

Pilsen Orgânica - Valem as mesmas sugestões que acompanham a cerveja Pilsen.

Pilsen - Pratos com peixes delicados, mariscos, crustáceos, sushi, lingüiças e saladas.

Pale Ale - Combina com carne de carneiro, de porco e de gado. Queijo Roquefort, salsichas alemãs e pratos condimentados.

Rauchbier - Pratos com carnes assadas, peixes defumados e carnes defumadas. Produzida especialmente para harmonizar com charutos.

Weihnachts Ale - Combina com carne de carneiro, de porco e de gado. Também com peru grelhado ou assado. É perfeita para a ceia de Natal.

Eisenbahn Strong Golden Ale - Combina com massas com molhos pesto ou de mexilhões, com frutos do mar, comida indiana, tailandesa e ostras. Lust - Ideal como aperitivo ou acompanhando entradas e sobremesas."

www.dicas.jeitoetalento.com



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte CURIOSIDADES DA COZINHA JAPONESA_curiosidades JT
 
  CAMARÃO COM CATUPIRY_receitas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Burin Auto Center = pneus, alinhamento, balanceamento = Burin Auto Center...
 
 
04 - COMO DESINFECTAR OS ALIMENTOS _Anuncie Aqui! _Marmoraria Padre Donizetti_granito, mármore e ardósia
 



"Para não colocar nossa saúde em risco, os especialistas orientam cuidados especiais com a higiene e isso inclui principalmente, a lavagem correta dos alimentos. Por isso vamos destacar aqui cuidados especiais para você desinfetá-los muito bem. Tirar folha por folha separando as partes estragadas, fazer essa seleção também para legumes e frutas.

Lavar as folhas, legumes e frutas um a um. Deixar de molho, na solução com cloro (1 colher de sopa (10ml) de água sanitária e 1 litro de água), por no mínimo 15 minutos, mergulhando todo o lote ao mesmo tempo. Enxaguar as folhas, legumes e frutas em água corrente. Frutas não manipuladas, cujas casas não são consumidas, podem ser higienizadas em água potável, uma a uma, dispensando o uso da solução clorada."



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Grife JT

 
  Revista Jeito e Talento - Turismo e Lazer CAFÉ DA MANHÃ PELO MUNDO_fotos JT
 
  FRITOS DE QUEIJO_receitas JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Eletroserv = material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas = Eletroserv...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS (JT)

DICAS (JT)
 
    ANTERIORES - PRÓX. DICAS    
    << 01 ... 01 01 02 ... 02 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu fotos Cheerleaders LatinasCheerleaders AmericanasCheerleaders AcrobáticasCheerleaders de Biquini e MaiôCheerleaders Russas menu fotografando

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Portal Jeito e Talento_variedades _Marmoraria Padre Donizetti_granito, mármore e ardósia _Controller_Assessoria Contábil _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Eletroserv_material e instalações elétricas em geral, alarmes e antenas _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.controller.jeitoetalento.com)
(JT) (www.jogosmais.jeitoetalento.com)