Lua_ +
  _Revista Geral Jeito e Talento       _Piadas Jeito e Talento                  
                 
 
DICAS JEITO E TALENTO
  LUGARES E CIDADES
LUGARES E CIDADES
 
LUGARES, CIDADES, VIAGENS, DICAS, PASSEIOS, TREM, MARIA FUMAÇA, BRASIL, MUNDO, EUROPA...

menu dicas DICAS PARA VIAJAR DE TREMATRAÇÕES EM SANTA RITA DO PASSA QUATRO/SPDICAS DE COXIM/MTATRAÇÕES TURÍSTICAS EM UBATUBA/SPATRAÇÕES EM DE APARECIDA DO NORTE/SPDICAS SOBRE VIAGENS DE TREM E ESTAÇÕESDICAS PARA VIAGENSCOMO APROVEITAR MELHOR A VIAGEM DE TREMDICAS DE SEGURANÇA EM ISRAELDICAS DA SERRA DA CANASTRA/MGATRAÇÕES TURÍSTICAS EM PARATY/RJATRAÇÕES TURÍSTICAS EM TAMBAÚ/SPO QUE FAZER EM CRACÓVIA, NA POLÔNIAATRAÇÕES EM DUBAIDICAS DO QUE VER EM JERUSALÉMATRAÇÕES EM BUDAPESTEATRAÇÕES TURÍSTICAS NO AMAZONASDICAS PARA PASSAR 7 DIAS NO CEARÁ

RELACIONADOS: CURIOSIDADES RECEITAS FOTOS
 
 
05 - COMO APROVEITAR MELHOR A VIAGEM DE TREM _Vídeos Mais JT_os vídeos mais legais _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral
 

 

"Não pague a mais pela classe executiva

A primeira classe do trem não equivale à do avião. Apesar de possuir assentos mais largos e maior espaço para esticar as pernas, um bilhete de primeira classe pode custar 60% mais caro que um bilhete de segunda o que vale a pena!

Em alguns trens de alta velocidade ou de grandes distâncias, as refeições estão incluídas para quem viaja na primeira - mas podem ir de um lanche a um prato com vinho e sobremesa, caso do Eurostar de Londres a Paris.

Faça as contas para poupar dinheiro
O preço de um bilhete de trem pode ser mais salgado do que o de avião. Coloque na conta os extras. (Reservas, US$ 10 por trecho; taxas adicionais para trens de alta velocidade, de US$ 8 a US$ 30; ou para trem-leito, de US$ 11 a US$ 150.)
Não é raro encontrar as tarifas aéreas mais baratas do que as ferroviárias. Sem falar dos passes aéreos para estrangeiros e as tarifas de empresas como Go (www.go.com), Southwest (www.southwest.com) e EasyJet (www.easyjet.com), que não servem lanches nem drinques. É preciso ter em mente que ao contrário dos aeroportos, as estações ficam em regiões centrais - uma economia e tanto com táxi e ônibus. Portanto, o ideal é pesquisar sempre a opção mais em conta.

Descubra se o sistema de trem funciona bem
Vale a pena verificar pois nada é pior do que sacolejar em um vagão lotado e capenga. Caso da Índia, por exemplo. Ali, apesar de o trem ser o principal meio de transporte, a superlotação e os atrasos são recorrentes.
O mesmo acontece na América do Sul que, para piorar, ainda não apresenta linhas férreas integradas. Por outro lado, nos Estados Unidos, no Canadá, na Austrália e no Japão, andar de trem é prático e fácil. Na Europa, coberta por mais de 200 000 quilômetros de ferrovias, que interligam 27 países e 100 000 destinos, os trens também são uma ótima opção.
Alguns países são melhores que outros: enquanto na França e na Alemanha, o passageiro pode se deslocar de um lado para o outro em locomotivas de última geração, em Portugal e na Grécia, a viagem é feita em carros lentos e antigos, que não cobrem todo o território; na Espanha, faltam linhas diretas entre lugares próximos; e no Leste Europeu, as bitolas diferentes obrigam o passageiro a fazer várias baldeações no percurso.

Cuidado na escolha do vagão
Esteja atento ao vagão que ocupar. É que, principalmente na Europa, muitas composições se dividem no meio do caminho, cada uma seguindo um rumo diferente, e você pode acabar na cidade errada. Foi o que aconteceu com uma amiga que, ao viajar da França para a Espanha acompanhada de uma outra amiga. "Enquanto levantei para ir ao banheiro, a composição se separou", diz. "Fui encontrar minha amiga bem mais tarde, no albergue."
Outra coisa importante é verificar se o trem é para fumantes ou não fumantes.Certa vez na Espanha, esqueci de verificar e viajei num vagão para fumantes...nossa, é impressionante, parecia um trem a vapor movido à cigarros!

Evite as refeições a bordo
Comer no trem custa caro. É por isso que tanta gente passa antes no supermercado e se abastece de lanches e bebidas. Por outro lado, há quem não abra mão de almoçar ou jantar romanticamente em um trem, enquanto acompanha a mudança da paisagem pela janela. Dependendo do trajeto, há desde carrinhos para comprar salgados e doces até vagão-restaurante que serve lagosta e vinhos da melhor qualidade. Em algumas linhas, a refeição está incluída no bilhete da primeira classe. E, por mais que os europeus torçam o nariz para os fast-food, Big Macs e McChickens já invadiram os trilhos. Há vagões McDonald's instalados em trens como o que faz a rota de Genebra a Zurique!

Use passes em viagens longas
Se você fizer mais de quatro trechos e se os destinos forem bem distantes uns dos outros, os passes de trem compensam. A economia pode chegar a 20% sobre o preço do bilhete unitário.
O raciocínio inverso é igualmente válido: se fizer poucas viagens de trem, ou se elas forem muito curtas, compre as passagens separadamente para cada trecho.
Há outras vantagens importantes para quem compra esses bilhetes especiais. Eles garantem, por exemplo, descontos em hotéis, ônibus, metrô, travessias marítimas e city-tours. Com o Eurailpass você ganha bônus de 60% no ônibus que faz a Rota Romântica, na Alemanha; de até 30% nas diárias dos hotéis da Rede Hilton; de 30% no preço da travessia de barco entre a Itália e a Grécia e tarifas especiais para aluguel de carros da Hertz.

Não perca de vista as suas malas
Estatísticas mostram que a possibilidade de ocorrer um acidente sobre os trilhos é 42,4% menor do que nas rodovias. Dentro dos vagões, porém, os incidentes acontecem com maior freqüência. São basicamente casos de furto. Como o entra-e-sai é constante, não descuide de seu dinheiro e de seus documentos. Ao dormir com estranhos, mantenha a bagagem por perto. Existem seguros que dão cobertura exclusivamente durante a viagem de trem e custam a partir de US$ 5.

Durma a bordo para economizar tempo
Ao contrário do que todo mundo pensa, dormir no trem não significa poupar dinheiro. Mesmo que você use um passe, sempre é cobrado um adicional para passar a noite a bordo - em média, US$ 11, em poltronas; US$ 20, nos vagões-dormitórios (preço da diária num albergue); e US$ 80 nas cabines privativas (quase o valor da diária de um hotel três-estrelas!).
A grande vantagem de dormir no trem, porém, é poupar tempo. Enquanto você sonha, avança algumas centenas de quilômetros e chega descansado para curtir o dia seguinte

Leve pouca bagagem
Nos Estados Unidos, os passageiros podem embarcar com até três malas de 23 quilos cada. No Canadá, com duas de 26 quilos. Na Europa, não há limite. Com poucas exceções: no Eurostar (França, Bélgica, Inglaterra e Itália), por exemplo, são permitidas duas malas e uma de mão. A tendência é abusar. Atenção: os vagões têm lugar limitado. Assim, quando os compartimentos estão ocupados, deve-se procurar outro carro - e rezar para ninguém sumir com seus pertences. Além do mais, como cada passageiro carrega as próprias coisas, quanto mais bagagem, mais difícil
o deslocamento: os corredores são estreitos e nem sempre há funcionários para ajudar.

Cheque a hora para não perder o trem
Quanto mais desenvolvido o lugar, maior a pontualidade do sistema ferroviário. Em países como Índia, Tailândia e China, há boa probabilidade de atraso. Mas na Europa, os trens são extremamente pontuais, adotando horários quebrados e cumprindo-os à risca. Nem as condições climáticas impedem o compromisso. Por isso, é bom chegar à estação com vinte minutos de antecedência e não bobear durante as paradas nas estações - até porque, quando se perde o trem, não há devolução do valor da reserva, cobrada principalmente nas composições de alta velocidade.

Aposte nos mais novos
Os trens antigos costumam ter assentos mais duros e banheiros menores - além de serem mais barulhentos e balançarem mais. Já as versões modernas exibem um ajuste automático da poltrona, que é mais larga do que a da classe econômica dos aviões e com muito mais espaço para esticar as pernas. Alguns trens novos têm telefone público, serviço de fax, telas individuais de vídeo, tomada para laptop, máquinas automáticas de café expresso e até chuveiro nas cabines, caso do espanhol Talgo. Enquanto isso, o lendário Orient Express, apesar de reformado, não oferece aos passageiros a comodidade de um banho a bordo - a higiene tem de ser feita em uma trivial pia de banheiro.

Tire todos os vistos
Se precisar atravessar um país para chegar ao seu destino final, providencie o visto, mesmo que não pretenda ficar ali mais do que cinco minutos. Muita gente foi posta para fora do trem por falta do documento. Há outros cuidados importantes em uma viagem. Por exemplo: fazer reserva na alta temporada.

Fique de olho nas promoções para estudantes e idosos
Há diversos descontos no preço de passagens avulsas e nos passes para passageiros
especiais. Nos Estados Unidos, por exemplo, quem tiver mais de 62 anos ou a carteira de estudante local e viajar com a Amtrak, a principal empresa ferroviária do país, paga 15% a menos. No Canadá, maiores de 60 anos têm entre 15% e 20% de abatimento e jovens com carteira internacional, 25%. Na Europa, há passes mais baratos para menores de 26 anos (a economia supera 40%), que viajarem de segunda classe. Com o BritRail, válido para a Grã-Bretanha, maiores de 60 anos pagam 20% a menos e estudantes, 25%. Crianças também ganham vantagens, que variam da cortesia para os muito pequenos à meia tarifa. Os descontos valem para quem comprar os bilhetes no Brasil.

Experimente as marias-fumaças
Há diversas locomotivas a vapor fazendo trajetos curtos em todo o Brasil. Elas ligam cidades como Campinas e Jaguariúna, em São Paulo (Tel.: 19/ 3207-3637); São Lourenço e Soledade de Minas (Tel.: 35/ 3332-3011), e São João del Rey e Tiradentes (Tel.: 32/ 3371-8485), em Minas Gerais; Bento Gonçalves e Carlos Barbosa (Tel.: 54/ 451-2788), no Rio Grande do Sul; Tubarão e Imbituba, no verão, e Urussanga, no inverno (Tel.: 48/ 622-0091), e Rio Negrinho e Rio Natal, em Santa Catarina (Tel.: 47/ 633-6726). Com equipamento moderno, há os trechos Curitiba a Paranaguá (Tel.: 41/ 323-4007); Pindamonhangaba a Campos do Jordão (Tel.: 12/
243-2233) e Belo Horizonte a Vitória (Tel.: 31/ 3279-4389). Em Pernambuco, veja o Trem do Forró (Tel.: 81/ 3423-5000) que vai do Recife a Caruaru, com forrozeiros, em junho.

Conheça os expressos de sonho
Há viagens que são mais do que trajetos entre destinos. São a própria viagem. Algumas ganharam fama pelo glamour da locomotiva. Outras, pelos cenários espetaculares que atravessam. O exemplo dos exemplos? O Orient Express, que, na verdade, faz rotas pela Europa, percorrendo Paris, Londres, Veneza, Praga, Istambul etc. A empresa já estendeu os serviços para a Ásia (Cingapura, Tailândia e Malásia), Austrália (Sydney, Brisbane e Cairns) e Inglaterra. Há outros expressos como o Orient: os africanos Rovos Rail e Blue Train, o indiano Palácio sobre Rodas, o espanhol Al-Andalus Expreso (Interpoint, Tel.: 11/3081-9400 e Queensberry, Tel.: 11/ 255-0211), o canadense Rocky Mountaineer (na GSA Tel.: 11/257-1177), os suíços Glacier e o Golden Pass, o austríaco Arlberg Line, os noruegueses Flam e Rauma e os italianos Bernina Express e Centovalli Railway (Carlson Wagonlit, Tel.: 11/3066-4381 e na Cit, Tel.: 11/257-0099)."

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Tendas Global|tendas palcos gradios

 
  Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte OS TIPOS DE PASSAPORTE_curiosidades JT
 
  PIADAS DE TURISTAS E TURISMO_piadas JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Receitas JT_faça você mesmo e saboreie...
 
 
06 - DICAS SOBRE VIAGENS DE TREM E ESTAÇÕES _Dicas JT_como fazer, como resolver _Guardião - Segurança Eletrônica
 

 

"Estações são tão seguras quanto aeroportos? Aeroportos são mais seguros do que estações. Isso acontece porque um número mínimo de estações instaura zonas de segurança, onde apenas passageiros com tíquetes válidos possuem acesso. Qualquer um pode andar livremente em quase toda estação, inclusive dentro de trens, aproveitando assim os minutos que antecedem a partida.

Quais os perigos em uma estação de trens? De maneira geral, o maior risco em uma estação é ser furtado. Assaltos são raros e costumam acontecer tarde da noite nas proximidades das estações e não exatamente nelas.

Lembre-se que geralmente estações não são pontos turísticos, por isso, fique apenas o tempo necessário para o embarque e desembarque. Não é preciso muita antecedência para isso: se você já tem o tíquete em mãos, vinte minutos é mais do que bastante – a plataforma de embarque só é divulgada minutos antes do horário de partida do trem.

E se eu ainda não tiver a passagem? Caso você ainda tenha que comprá-la, chegue com uma antecedência maior ou faça isso em qualquer outro momento de sua viagem e não no último dia.

Existem escaninhos trancados com chaves ou segredos eletrônicos? Sim, existem, e sinta-se livre para usá-los, principalmente se você não pretende dormir na cidade visitada; mas cuidado para não passar do horário limite e a porta ser aberta sem que você esteja presente.
Onde procuro ajuda em uma estação de trens? Em vários guichês, mas é importante saber se o que você escolheu é adequado para o seu tipo de dúvida.

Quem trabalha em estações europeias atende centenas de passageiros todos os dias sendo que grande parte deles não sabe sequer o que perguntar. Por isso, não espere encontrar ali as pessoas mais cordiais do mundo.

Primeiramente, certifique-se de que você está na fila certa. Existem guichês para viagens nacionais, internacionais e alguns apenas para reservar assentos (quando for necessário). Lembre-se que a companhia ferroviária ou a estação podem dispor de um guichê de informações que é diferente do centro turístico (e eles não darão as informações do outro). Chegue sempre com a pergunta preparada.

Sugiro entrar em filas depois de tentar os computadores, quadros e guichês de autoatendimento.

Toda estação tem um balcão de informações turísticas? Acredito que toda estação principal de qualquer cidade turística tenha seu próprio centro de informações.

Que informações preciso ter antes de comprar uma passagem? É preciso saber o número ou o horário do trem, a classe (primeira ou segunda), se será ida ou ida e volta (“one-way” ou “round trip”) e o dia em que pretende viajar. Se for necessário reservar assento, você provavelmente o fará ali mesmo ou o atendente irá encaminhá-lo para o guichê correto.

O que preciso saber sobre preços, descontos e taxas? Saiba que geralmente os trens no sul da Europa são mais baratos do que os do norte. Se existir mais de uma forma de fazer determinada viagem, quanto mais rápido é o trem mais cara será a passagem. Estudantes e pessoas com até 26 anos costumam pagar preços diferenciados, pergunte antes de fechar a compra (“do you have any specials?” é a melhor pergunta).

Para viajar em algumas companhias que oferecem trens de alta-velocidade é necessário reservar assento (e isso requer o pagamento de uma taxa extra, o que nem sempre pode ser feito pela internet). Confira no site de cada uma delas a possibilidade de viajar sem reserva.

Lembre-se: ser um passageiro Eurail não te isenta do pagamento de eventuais taxas de reserva.

Mas, caso não haja reserva de assento, apenas entre e sente em uma poltrona qualquer (desde que você esteja no vagão correspondente a sua classe). Se você estiver viajando em um trem que mescle assentos reservados ou não, escolha as poltronas que não estejam marcadas.
É preciso entrar exatamente no vagão do meu assento? Se possível, sim. Assim você evitará atravessar vagões carregando mala, o que pode ser uma coisa complicada – mas, na falta de tempo, não pense duas vezes: entre o mais rápido possível e caminhe até ele.

Onde despacho minha bagagem? Sua mala não é despachada, ela viaja com você, seja em cima das poltronas, embaixo ou em um pequeno compartimento no fim e no início de cada vagão. Se não houver espaço para guardar a sua, caminhe até o próximo. Use um cadeado com barbante de metal para prender a mala à estrutura de ferro do trem, principalmente se for deixar a bagagem em um vagão diferente do seu.

Apenas o Eurostar e possivelmente uma ou outra exceção possuem vistoria e procedimento de segurança antes do embarque.

Existem lanchonetes a bordo? Isso dependerá da companhia, da duração da viagem e da classe escolhida. Para viagens longas sempre existirá alguma forma de alimentação, seja em vagão-restaurante ou em carrinhos que passam pelos corredores. Confira pela internet ou no guichê correto de informações. Você sempre poderá levar comida a bordo.

O que significa “validação de tíquete”? Em algumas viagens é necessário validar o tíquete antes do embarque em máquinas de autoatendimento, mas na maior parte das vezes um funcionário passará pelos vagões com um furador em mãos. Informe-se com antecedência e evite o pagamento de multas.

Se for necessário validar antes do embarque, procure por uma pequena máquina (amarela, laranja ou outros tons de vermelho) onde coloca-se a passagem na direção indicada para que ela seja marcada. Máquinas de validação costumam ficar na entrada de cada plataforma.

Qual o melhor horário para viajar? Nem sempre você terá várias possibilidades de escolha. A grande diferença está entre viajar durante o dia ou durante a noite. Em viagens noturnas você ganha um tempo maior de passeio no último dia de viagem e ainda economiza na hospedagem (mas isso só acontece em viagens longas, com mais de dez horas de duração).

Em um trem noturno você tem várias opções de viagem, seja cadeira reclinável, cama, beliche duplo, triplo… Se a viagem for muito longa, a opção “cadeira” provavelmente será eliminada.
É seguro viajar em trens noturnos? Sim, é seguro, mas você deve tomar algumas precauções. Como você pode dividir uma cabine com até cinco estranhos, aconselho a trancar a porta que só pode ser aberta por dentro ou por um funcionário do trem (eventuais policiais de fronteira baterão na porta ou estarão acompanhados por alguém que possa abri-la).

Ignore se alguém disser que você não deve trancar a porta porque alguém embarcará em breve. A obrigação do agente de trem é abri-la sempre que um novo passageiro embarca.

E vale combinar com o pessoal da cabine que é preciso trancar a porta sempre que alguém voltar de um passeio pelo trem.

Se possível, escolha a cama de cima (que provavelmente será mais quente que a de baixo). Assim você ficará bem próximo de suas malas (que ficam logo acima da porta) e em uma altura difícil de ter a bagagem de mão furtada.

Viaje usando seu cinto porta-dólar. Seu passaporte e passagem provavelmente ficarão com algum funcionário da companhia até que você chegue a seu destino final. Caso isso não aconteça, mantenha-os em segurança, não desgrude deles em momento algum. Usar a mochila ou mala de mão como travesseiro também é aconselhável.

Lembre-se: evite viajar em vagões com beliches sem assento reservado. Neles as portas não possuem tranca e o entra e sai é incessante!

A primeira classe de trens é tão luxuosa quanto a dos aviões? Longe disso. A primeira classe de trens pode custar até 70% a mais e geralmente as diferenças são mínimas, algumas vezes imperceptíveis.

Mas, em grande parte dos casos, pessoas com mais de 26 anos não podem adquirir passagens em classes inferiores. Por outro lado, se você se enquadra aqui, lembre-se que a reserva de assento poderá ser feita em uma classe inferior por um preço mais baixo."

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Frases|frases jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas JERUSALÉM_fotos JT
 
  DESPEDIDAS DO TRABALHO_frases JT
Especial Jeito e Talento - Carnaval  
  ...Guardião = Segurança Eletrônica...
 
 
07 - DICAS DE COXIM /MT _CSC Vasos_cerâmica artística e vasos ornamentais _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas
 

COXIM:
Fica a 240 km de Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul. A cidade é a principal porta de entrada para a parte leste do Pantanal Sul. Apesar da diminuição da piscosidade nos rios do município, as bacias do Coxim e do Taquari ainda são frequentadas por pescadores em busca de pintados, dourados, surubins e piraputangas. Há também safáris fotográficos nas matas nativas da região pantaneira.

Observação da piracema
De agosto a outubro os peixes sobem os rios em cardumes para a desova, sendo obrigados a saltar para vencer as corredeiras, no fenômeno conhecido por piracema. Um dos locais para a observação é a cachoeira das Palmeiras.

INFRA-ESTRUTURA
Há alojamentos para pescadores, os chamados pesqueiros, às margens dos rios. Hotéis convencionais no cento da cidade. Agências bancárias.

COMO CHEGAR
Coxim fica a 240 km ao norte de Campo Grande, pela rodovia BR-163. O terminal rodoviário recebe ônibus da capital e de cidades do interior e de outros estados.

Saiba mais sobre Coxim em:
Fundação de LUGARES E CIDADES do Mato Grosso do Sul

Fonte: EMBRATUR

 



+
Revista Jeito e Talento - Ensino - Cultura - Arte

_Enigmas JT

 
  Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas PONTE SOBRE O MAR_piadas JT
 
  DUBAI_curiosidades JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Anuncie Aqui!
 
 
08 - ATRAÇÕES EM SANTA RITA DO PASSA QUATRO/SP _Sartori Informática_micros-cursos-internet à rádio _Curiosidades JT_saiba tudo sobre tudo
 

 

"CACHOEIRA TRÊS QUEDAS:
A água que percorre a cachoeira, é a do Córrego Passa Quatro. Além da belíssima cachoeira, no local se encontra também as ruínas da Casa de Força da primeira usina hidroelétrica de Santa Rita.
Em 27 de setembro de 1879 o Sr. José Alves Villa Real comprara as terras pertencentes à Capela de Santa Rita.

Situada na parte sul da Vila de Santa Rita e percorridas pelo Córrego Passa Quatro.

Em 29 de janeiro de 1895, por documento, faz concessão ao Sr. João Baptista de Carvalho Andrade, para construção de uma Casa de Força e assentamento de turbina e gerador de energia em sua propriedade.
Permitindo também ao Sr. Carvalho de Andrade o uso e gozo da queda d'água, fazer uso de caminhos pertencentes à sua propriedade, implantar postes, fornecidos estes pelo cedente e tirados de sua mata a custo do concessionário Sr. Carvalho Andrade.
Este por sua vez, obrigava-se a fornecer gratuitamente luz elétrica à sua casa de morada e ao terreiro de café do Sítio Boa Vista.

Com este empreendimento, o Sr.Carvalho Andrade tornou-se pioneiro em Santa Rita e sua pequena usina hidroelétrica foi construída, situando-se entre as primeiras do Estado.
A falta de documento não permitiu saber quando foi inaugurada. Mas há documentos de contrato datado de 03 de janeiro de 1895, da Câmara Municipal de Santa Rita com o Sr. Andrade, para fornecimento de iluminação pública e particular.

Naquele tempo, 1903, a cidade de Santa Rita era iluminada à luz elétrica por 180 lâmpadas de 16 velas. O número de lâmpadas na iluminação particular era de 300 lâmpadas.

A força motora proporcionada pelo córrego era de 60HP, para um dínamo de 16 ampéres, cuja tensão era de 2.200 volts, havendo 5 transformadores.

Na casa de força trabalhavam, como maquinista, o Sr. Antonio Gômara Rúbio e, como ajudante, "o Sr. Pedro Andreotti.

DESERTO DO ALEMÃO:
Formado por grandes erosões e por dunas, proporciona aos visitantes paz e tranqüilidade. Normalmente é usado na prática de off-road por jipeiros e motoqueiros.

JEQUITIBÁ ROSA:
A árvore tem aproximadamente 40 m de altura, uma circunferência de 11, 30 m, 3,6 m de diâmetro e cerca de 3.025 anos de idade.
Localização: Fica localizado no Parque Estadual de Vassununga (Km 243 da Via Anhanguera), reserva florestal onde se encontra uma das maiores quantidades de Jequitibás Rosa do mundo.
A quantidade de madeira é de aproximadamente 190 metros cúbicos , o que daria para construir uma média de 15.000 cadeiras.
Reserva florestal onde se encontra uma das maiores quantidades de Jequitibás Rosa do mundo.
Estima-se que a árvore é do ano de 1020 a.c.

USINA HIDRELÉTRICA SÃO VALENTIM:

Patrimônio Arquitetônico Usina de São Valentim - Área total: 60.000 m2

A Usina de São Valentim está implantada à margem esquerda do Rio Claro, aproveitando o desnível de 80 metros da Cachoeira de São Valentim. A casa de máquinas está situada próxima ao salto e um de seus acessos se faz através de uma escadaria com 352 degraus. Construída pela Companhia Força e Luz de São Valentim, suas obras foram concluídas em 1911. Sua concessão foi comprada pela Companhia Prada de Eletricidade em 1923 e em 1973 é transferida à Companhia Energética de São Paulo - CESP. Em 1976 a usina é desativada e em 1998 passa a integrar o acervo da Fundação Patrimônio Histórico da Energia de São Paulo."

MURAL CERÂMICO EM HOMENAGEM A ZEQUINHA DE ABREU:

Inaugurado dia 19 de Setembro de 2010, o Mural Temático “Tributo à Zequinha de Abreu”, está localizado na Praça Central que leva o nome do genial compositor santarritense.
A obra do renomado artista plástico Waldomiro de Freitas Sant’Anna, o Mirinho, como é conhecido, está localizado ao lado do busto do compositor e onde também estão depositados os restos mortais de Zequinha de Abreu.
A inauguração do mural temático Tributo à Zequinha de Abreu, enraíza ainda mais o nome do autor de Tico-Tico no Fubá à praça que leva o nome do compositor, que está sendo totalmente remodelada pelo governo municipal."

www.dicas.jeitoetalento.com.br



+
Revista Jeito e Talento - Eventos e Festas

_Curiosidades|curiosidades jeito e talento

 
  Revista Jeito e Talento - Portal RECEITAS DE CARNES_receitas JT
 
  ESPECIAL CARNAVAL_especiais JT
Especial Jeito e Talento - Aniversários  
  ...Loja do Sidney = calçados, enxovais, confecções em geral = Loja do Sidney...
 
 
     
Recomende: facebook | twitter | orkut | msn (contato@jeitoetalento.com)
 
 
 
DICAS JT

DICAS JT
 
    << 01 ... 02 03 04 ... 05 >> MENU  
VEJA TAMBÉM...

menu dicas CHÁ-DE-LINGFERIECOMO MANTER UM CASAMENTO FELIZA ESCOLHA DA LUVA PARA A NOIVAO VESTIDO DA NOIVA CERTO E IDEALCOMO ESCOLHER A COR DO SEU CASAMENTOOS PREPARATIVOS PARA O CASAMENTOCOMO FAZER UM CASAMENTO SIMPLESDÚVIDAS FREQUENTES SOBRE CASAMENTOACESSÓRIOS PARA NOIVASENTRADA E SAÍDA DOS NOIVOS, NA IGREJAO CORPO DA NOIVA E O VESTIDO DE CASAMENTOA ESCOLHA DO BUQUÊ IDEALPREPARATIVOS PARA O CASAMENTO NO CARTÓRIOETIQUETA EM CASAMENTOSO QUE PEDIR EM UMA LISTA DE CASAMENTO?COMO ECONOMIZAR COM O VESTIDO DE NOIVACOMO ESCOLHER OS ACESSÓRIOS PARA O CABELODICAS DE ETIQUETA NO CASAMENTOREGIME DE BENSDICAS DE MÚSICAS PARA CASAMENTO EVANGÉLICOROUPAS PARA AS MÃES DOS NOIVOSDICAS DE CONVITE DE CASAMENTOQUE LINGERIE USAR NO CASAMENTO

_anuncie_ __________ PORTAL __________ _anuncie_
_Frases JT _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas _Burin Auto Center_pneus, alinhamento, balanceamento _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Piadas JT_sorria para vida, anedotas, o que é, o que é, adivinhas

Painel Jeito e Talento Painel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e TalentoPainel Jeito e Talento

(www.dicas.jeitoetalento.com)
(JT) (www.enigmas.jeitoetalento.com)