"Além
das características físicas necessárias, para triunfar
como modelo é necessário desenvolver a personalidade que
define um bom profissional.
Ninguém ‘nasce’ com estas características, mas
cada um deve ter consciência de que tem que fazer um esforço
por desenvolvê-las.
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Adorar o trabalho.
Quando se adora o próprio trabalho, estudar, trabalhar longas horas
e fazer sacrifícios custa menos e o resultado é muito melhor.
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Saber vender-se a si próprio.
O mundo da publicidade ou da moda é um mundo de negócios,
no qual os modelos vendem os seus serviços. Não quer dizer
que utilize as técnicas dos vendedores de enciclopédias,
mas deve proceder de forma a que as pessoas queiram continuar a trabalhar
consigo; como profissional e como pessoa.
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Trabalhar arduamente.
Para alguns trabalhos específicos pode ser necessário viajar
ao outro lado do mundo, chegar lá estar disponível 12 horas,
comer comida rápida no intervalo e regressar depois de dormir apenas
4 ou 5 horas. Este não é o trabalho típico, mas pode
acontecer e nesses casos um bom profissional não dificulta o trabalho
dos outros nem desiste de dar o seu melhor.
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Inteligência e organização.
Quando se quer progredir em qualquer carreira, a capacidade de aprender
coisas novas e de se adaptar é essencial. Seja organizado, recorrendo
á agenda, para não esquecer reuniões, sessões,
dias de pagamento, números de telefone e outros pormenores.
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Ser extrovertido e descontraído
Provavelmente trabalhará com pessoas diferentes em diversas situações.
Nas sessões estará muitas vezes a ser observado pelo cliente,
fotógrafos, diretores criativos, assistentes e outros modelos.
Na passarela, são centenas de clientes que o/a observam. Deverá
fazer o necessário para se mentalizar que isto é uma situação
absolutamente natural.
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Ser empreendedor.
Como modelo iniciou uma empresa por conta própria. As boas agências
ajudam e treinam os seus modelos, mas eles também têm os
seus próprios interesses. Saiba ter as suas iniciativas.
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Gostar do seu corpo.
A forma como trata o seu corpo determina até onde poderá
chegar. Determina também quanto tempo será modelo. Quando
já não puder satisfazer os requisitos dos seus clientes,
eles não o chamarão. Neste caso poderá mudar de clientes
e de mercado; contudo quando o fizer será porque o seu corpo não
satisfaz as expectativas.
Ser
modelo resume-se a:
- Ter o visual que a cliente precisa para o projeto em curso, de acordo
com as características estabelecidas pelas equipes de publicidade
e comunicação
- Facilitar o trabalho do fotógrafo, do designer e do diretor criativo,
de forma a que tudo corra pelo melhor sempre que estes trabalhem consigo.
- Assegurar-se que os clientes, os fotógrafos e os diretores criativos
saibam que você está disponível para trabalhar e qual
a sua imagem e talentos. Por vezes a sua memória “é
curta” e tem de relembrar-lhes que existe..." |