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13 - REGRAS DO JOGO DOMINÓ _Loja do Sidney_calçados, enxovais, confecções em geral _Fotos Mais JT_as mais belas fotos selecionadas
 

  O jogo tem quatro participantes, que formam duas duplas, devendo sentar em posições alternadas.

Jogadores
- 4.
Peças
- 28 peças com lados variando de 0 a 6.
Distribuição
- 7 peças para cada participante.
Objetivo
- fazer 50 pontos.

Definições

Peça de Dominó
- é uma peça composta por duas pontas, cada uma com um número (exemplos de peças: 2-5, 6-6, 0-1). Encaixar peça
- quando uma peça é colocada ao lado de outra que tem pelo menos um número em comum
(exemplo: 2-5 encaixa com 5-6).
Extremidades do Jogo
- são as peças livres da ponta, cujos lados estão em aberto para que outras peças sejam encaixadas.
Passar a Vez
- quando o jogador não tem nenhuma peça que encaixe em qualquer extremidade.
Jogo Trancado
- quando nenhum jogador possui alguma peça que encaixe em qualquer extremidade.
Trancar o Jogo
- quando um jogador joga uma peça que cause o trancamento do jogo.
Bater o Jogo
- quando um dos jogadores consegue ficar sem peças na mão, tendo encaixado todas elas.

O Jogo

As peças são "embaralhadas" na mesa, e cada jogador pega 7 peças para jogar.
O jogador que começa a partida é o que tem a peça 6-6.
Ele inicia a partida colocando esta peça no centro da mesa.
A partir daí, joga-se no sentido anti-horário.
Cada jogador deve tentar encaixar alguma peça sua nas peças
que estão na extremidade do jogo, uma por vez.
Quando um jogador consegue encaixar uma peça, a vez é passada para o próximo jogador.
Caso o jogador não tenha nenhuma peça que encaixe em qualquer lado,
ele deve passar a vez, sem jogar peça nenhuma.
A partida pode terminar em duas circustâncias:
- quando um jogador consegue bater o jogo, ou quando o jogo fica trancado.
O primeiro jogador desta vez será o jogador à direita do primeiro jogador do jogo anterior

Contagem dos Pontos

Caso algum jogador tenha batido o jogo,
sua dupla leva todos os pontos das peças que estão nas mãos dos adversários.
Caso o jogo fique trancado, conta-se todos os pontos conseguidos por cada dupla.
A dupla que possuir menos pontos é a vencedora, e leva todos os pontos da dupla adversária.
Caso haja um empate nesta contagem de pontos, a dupla que trancou o jogo perde,
e a dupla vencedora leva todos os pontos desta dupla.
Os pontos da dupla vencedora são acumulados,
e o jogo termina quando uma das duplas atinge a marca de 50 pontos.

Valor em Pontos

O valor em pontos de cada peça corresponde à soma dos valores das duas pontas da peça.
Dessa forma, a peça 0-0 vale 0 pontos, a peça 3-4 vale 7 pontos,
a peça 6-6 vale 12 pontos e assim por diante.
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- Objetivo: conseguir a maior pontuação possível nas partidas.

- Para obter pontos, é preciso arremessar a bola sobre a pista para atingir 10 pinos
que estão dispostos em uma formação triangular.

- Se a bola cair na canaleta, você não marcará nenhum ponto.

- O jogo do boliche consiste de 10 lances.

- Cada jogador lança a bola 2 vezes em cada lance,
a menos que derrube todos os pinos na primeira bola, fazendo um Strike.

- Marca-se 1 ponto para cada pino derrubado.

- O Strike é assinalado no painel com um X.

- O Spare é assinalado com uma / (barra).

- As jogadas abertas são assinaladas com um traço - .

- Marca-se um Strike quando o jogador derruba todos os pinos com a primeira bola do lance.

- Um Strike vale 10 pontos, mas dobra os pontos dos dois lances seguintes.

- Se um jogador marcar um Strike no seu último lance, tem direito a 2 bolas extras.

- Se um jogador fizer um Strike em todos os lances inclusivenas bolas extras, fará 300 pontos (o máximo).

- Marca-se um Spare quando o jogador derruba os 10 pinos nas duas jogadas do lance.
O que inclui a hipótese de derrubar os 10 pinos com a segunda bola deste lance.

- Um Spare vale 10 pontos, mais os pontos da próxima jogada
e duplica os pontos do primeiro lance da jogada seguinte.

- Se um jogador marcar um Spare em seu último lance, tem direito a uma bola extra.

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1 - O JOGO

- Uma sequência é o período durante o qual a bola está em jogo.

- A bola se encontra em jogo a partir do último momento em que está estacionária
na palma da mão livre antes de ser projetada de propósito durante o saque,
até que a sequência seja decidida com uma obstrução ou com um ponto.

- Uma obstrução é uma seqüência a qual o resultado não é contado.

- Um ponto é uma sequência a qual o resultado é contado.

- A mão da raquete é a mão que está carregando a raquete,
a mão livre é a mão que não está carregando a raquete.

- O braço livre é o braço da mão livre.

- Um atleta bate na bola, se ele toca a bola no jogo com sua raquete, segura na sua mão,

- O saque ou serviço muda de mãos quando a soma dos pontos dos dois jogadores
for um número múltiplo de dois, ou com sua mão da raquete abaixo do punho,
um atleta "obstrui" a bola, se ele, ou qualquer coisa que carregue ou vista,
toca na bola em jogo quando ela ainda está acima ou passando e se dirigindo a superfície de jogo,
não tendo tocado seu lado desde a última batida do seu oponente.

- O sacador é o atleta que tem que bater na bola por primeiro na seqüência.

- O recebedor é o atleta que tem que bater na bola por segundo na sequência.

- O árbitro é a pessoa apontada para controlar um jogo.

- O árbitro auxiliar é a pessoa apontada para auxiliar o árbitro com determinadas decisões.

- Qualquer coisa que o atleta vista ou carregue inclui qualquer coisa que ele estava vestindo
ou carregando, que não seja a bola, no início da sequência.

- A bola deve ser considerada como tendo passado sobre ou em torno da rede e seus acessórios
se ela passar em qualquer lugar que não seja entre a rede e poste-suporte ou entre a rede
e a superfície de jogo.

- A "linha de fundo" deve ser considerada como uma extensão indefinida em ambas as direções.

Também conhecido como pingue-pongue por causa da sonorização.


Continua...

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2 - O SERVIÇO

- Antes de ser efetuado o serviço, o jogador deve repousar a bola sobre sua mão
aberta de modo que o adversário e os árbitros possam vê-la.

- A bola deve ser lançada verticalmente para cima no mínimo 16 cm acima da posição de repouso.
- Durante esse lançamento e no golpe subsequente o servidor não pode colocar seu corpo,
acessórios ou sua própria raquete entre a bola e o servidor de modo que impeça este de observá-la.

- No saque, o sacador deve rebater a bola fazendo com que ela toque em sua mesa e,
em seguida, na mesa do adversário cruzando a linha do meio.

- Apenas em jogos de duplas é obrigatório que a bola toque no lado direito da mesa do sacador e,
em seguida, no lado direito da mesa do recebedor.

- Se, após tocar a mesa do sacador, a bola tocar na rede e tocar na mesa do recebedor
caracteriza-se uma obstrução e o saque deve ser repetido sem bônus de pontos para os jogadores.

- O número de obstruções no saque é ilimitado, ou seja, o jogador deve sacar
até que o saque seja considerado bom ou até que erre efetivamente o saque.

- O servidor perde o ponto se, ao servir:

- Tocar na mesa;
- Passar a bola diretamente para o lado do adversário, sem que esta toque na mesa;
- Mandar a bola para a rede;
- Bater com os pés no chão.


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