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3 - A ÁREA DE JOGO
Em jogos oficiais, a área de jogo deve ter 14 m de comprimento, 7 m de
largura
e 5 m de altura e ser circundada por separadores (comumente conhecidos
como "aparadores")
de até 1,5 m de comprimento e até 0,75 m de altura.
Considera-se ideal que a área de jogo seja iluminada artificialmente (em
ginásios sem focos de luz)
e não tenha no chão, nas paredes ou no teto coberturas ou objetos brilhantes
que possam atrapalhar a visão dos jogadores.
4 - SISTEMA DE ACELERAÇÃO
O sistema de aceleração é uma regra implantada com o objetivo de proibir
antidesportividades
durante as partidas como a falta de competitividade, na qual os jogadores
trocam bolas
sem o objetivo de vencer o ponto.
Contudo, sua execução em jogos é rara e, por pouco uso, confusa.
Essa regra prevê que, se nenhum dos atletas alcançou o número de 9 pontos
num set
após pelo menos 10 minutos jogados ou a pedido de um dos atletas,
um dos árbitros iniciará a contagem dos golpes de cada atleta.
A cada saque, se o recebedor ou dupla recebedora fizer 13 retornos bons,
o recebedor deverá ganhar o ponto disputado.
5 - JOGOS DE DUPLAS
Valem as mesmas regras, sendo que:
1 - O saque tem que ser feito do lado direito do sacador para o lado direito
do recebedor.
2 - Cada atleta só pode bater uma só vez na bola.
3 - A ordem do saque é estabelecida no início do jogo e a seqüência será
natural:
Atleta A saca para o X
Atleta X saca para o B
Atleta B saca para o Y
Atleta Y saca para o A que, saca para o X e assim, sucessivamente, cada
atleta vai dando 2 saques.
No empate 10-10, cada um só dá 1 saque por vez.
4 - Se a bola do saque tocar a rede (queimar), e cair no lado esquerdo
do recebedor
- além da linha central - o sacador deverá perder o ponto.
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