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A duração de cada tempo é de 30 minutos,
com um intervalo de 10 minutos.

Uma equipe é composta de seis jogadores de campo e um goleiro.

Manejo de bola:

- Lançar, bater, empurrar, socar, parar e pegar a bola, não importa de que maneira,
com ajuda das mãos, braços, cabeça, tronco, coxa e joelhos.

- Segurar a bola durante o máximo de três segundos mesmo se ela está no chão.

- Fazer o máximo de três passos com abola na mão.

- Conduzir ou manejar a bola com os pés é proibido.

Comportamento para com o Adversário:

- Utilizar os braços ou as mãos para se apoderar da bola.

- Tirar a bola da mão do adversário, com a mão aberta, não importa de que lado.

- Bloquear o caminho do adversário com o corpo.

- É proibido arrancar a bola do adversário com uma ou com duas mãos,
assim como bater com o punho na bola que o mesmo tem nas mãos.

Área de Gol:

- Somente o goleiro pode permanecer na área de gol.

- O atacante que penetrar nessa área é punido com um tiro livre.

- O jogador que invadir a área de gol, depois de ter lançado a bola, não está sujeito a qualquer punição.



Continua...

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Lance Lateral:

- O lance lateral é ordenado, desde que a bola tenha transposto completamente alinha lateral.

Tiro de Meta:

- O tiro de meta é ordenado nos seguintes casos:
quando antes de ultrapassar alinha de fundo, abola tenha sido tocada, em último lugar,
por um jogador da equipe atacante ou pelo goleiro da equipe defensora,
estando este dentro de sua área de gol.

Lance de Escanteio:

- O lance de escanteio é ordenado desde que a bola tocada
pela equipe defensora ultrapasse a linha de fundo.

- O lance é executado no ponto de interseção da linha defundo e a linha lateral.

Lance Livre:

- É ordenado lance livre nos seguintes casos:
. entrada ou saída irregular de um jogador, lance de saída irregular,
manejo irregular da bola, comportamento incorreto para como adversário,
. execução ou conduta irregular no lance livre
. no lance de sete metros; conduta antidesportiva.

Lance de 7m:

- Esse lance é ordenado com uma falta grave sobre o adversário.

Bola ao Chão:

- A bola ao chão é marcada quando, mantida a bola dentro da quadra
e fora das áreas do goleiro, ocorrer:
. falta simultânea de jogadores das duas equipes;
. interrupção do jogo por qualquer razão, sem infração às regras.

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O Jogo

O início

No começo da partida, o jogador deverá posicionar a bola no semi-círculo
desenhado ao lado esquerdo da mesa, a meia-lua.
O objetivo inicial, é atingir a bola vermelha, mas sem encaçapá-la.
Isto, apenas na primeira jogada.
Nesta, caso outra bola seja tocada o jogo recomeça.
O mesmo jogador tem direito de tentar esta jogada por três vezes.
Se ainda assim não conseguir, será punido perdendo sete pontos,
e terá que passar a vez ao seu adversário.
A segunda tacada, pode ser iniciada com a bola da vez,
esta sem risco de penalidade, ou em qualquer uma das bolas,
mas desta forma, se o jogador errar, poderá ser punido com sete pontos.
Caso acerte, no entanto, ganhará os pontos da bola e também terá direito a mais uma tacada.
A partir desta nova jogada, a bola objetivada deverá ser obrigatoriamente a bola da vez.

Continuando a partida

Quando o jogador consegue encaçapar a bola da vez,
além dos ganhos citados anteriormente,
ele ganha uma bola bônus, ou seja, ele pode tentar encaçapar qualquer bola,
sem ser na ordem do jogo e não será penalizado,
caso a bola tentada não seja encaçapada,
exceto quando ocorre outra falta que não seja o não encaçapamento desta.
Caso esta bola bônus seja encaçapada,
o jogador ganhará os pontos referentes a ela,
e mais uma tacada, neste caso, valendo a penalidade para as bolas que não sejam da vez.
O jogo deve correr normalmente, então, seguindo a bola da vez,
e repetindo as regras citadas anteriormente.

A Pontuação

Cada bola de sinuca encaçapada possui uma pontuação a ser dada ao jogador.
Abaixo, estão citadas as pontuações normalmente seguidas:

Vermelha - 1 ponto; Amarela - 2 pontos; Verde - 3 pontos;
Marrom - 4 pontos; Azul - 5 pontos; Rosa - 6 pontos;
Preta - 7 pontos. Penalidades - 7 pontos

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Os jogos podem ser de simples ou duplas, nos moldes de uma partida de tênis.

A peteca é posta em jogo através de um saque,
no qual o jogador golpeia com a mão a peteca para que passe por cima da rede.

A peteca deve ser jogada para a outra metade da quadra com um único toque,
sem que tenha tocado o solo.

Atualmente utiliza-se o sistema de vantagens para contagem de pontos.

Cada partida é disputada em sets, que chegará ao fim quando uma das equipes alcançar 12 pontos
ou após 16 minutos de peteca em jogo.

O componente que ganhar dois sets primeiro, ganha a partida (melhor de 3).

Outro detalhe importante é que após o saque, o ponto deverá ser finalizado em 24 segundos,
ou senão a vantagem será revertida.

A duração de um jogo de peteca é variável:
cada set dura 16 minutos cronometrados de peteca em jogo.

Entretanto, caso uma equipe consiga conquistar 12 pontos antes desse tempo,
é declarado o fim do set.

As partidas de peteca são, em geral, disputadas em melhor de três sets.
Sendo assim, se uma equipe ganhar os dois primeiros, é considerada a vencedora da partida.

A forma de início do jogo é semelhante à do vôlei:

Um jogador deve se posicionar atrás da linha de fundo e sacar a peteca,
fazendo com que ela atravesse a rede e chegue ao campo da equipe adversária.

A receber a peteca em seu campo, a equipe tem o direito de fazer
um único movimento para devolvê-la ao campo adversário.

Caso não consiga fazê-lo com apenas um toque, é declarado ponto da equipe adversária.

Caso a peteca atravesse a linha de fundo ou as linhas laterais
ao ser mandada para o campo adversário, é declarado ponto da equipe adversária.

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